Re: [st-br] Re: Problemas com codificação Unicode

  • Alexandre Drummond Barroso
    Message 1 of 10 , Sep 18, 2008
      2008/9/16 danilo.marcondes <danilo.marcondes@...>

      Estou utilizando o VisualAge 6.0 (quando ele ainda era da IBM).

      Na póstuma versão 5.5 eu te aconselharia a não pesquisar na classe String e derivadas e sim em Unicode, e caso estivesse utilizando a versão Ultra Light Client, em UlcUnicodeSBString e UlcUnicodeDBString.

    • danilo.marcondes
      Message 2 of 10 , Sep 24, 2008
        Alexandre, não consegui encontrar nenhuma classe com Ulc no meu
        VisualAge.
        Encontrei um método que codifica string para o padrão Unicode, mas
        quando vou gerar o .txt ele salva como ANSI.
        Deve ser algum padrão default de salvar nessa codificação.
        Ainda estou pesquisando, para ver se descubro algum método ou classe
        que possa me ajudar.

        --- In st-br@yahoogroups.com, "Alexandre Drummond Barroso"

        Message 3 of 10 , Sep 30, 2008
          Caso seja de ajuda para alguém, segue abaixo um código para gerar
          arquivos txt em UTF-8 (Unicode de 8 bits)

          "example how to create UTF-8 based text files"
          | codePageString utfString aCfsPath aWriteStream |

          aCfsPath := CfsPath named: 'd:\test-smalltalk.txt'.
          aWriteStream := aCfsPath writeStreamBinary: true.

          codePageString := 'I am using German umlauts: öäüÖÄÜß'.
          utfString := codePageString convertToCodePage: AbtCodePageConverter
          utf8CodePage.

          aWriteStream
          "first I write the BOM mark"
          nextPut: (Character value: 16rEF);
          nextPut: (Character value: 16rBB);
          nextPut: (Character value: 16rBF);
          "and now the text"
          nextPutAll: utfString;
          close
        • Cacilhas, La Batalema
          Message 4 of 10 , Sep 30, 2008
            Dúvida:

            Isso você fez em que máquina virtual? Qual a implementação de Smalltalk
            usada?

            []'s
            Cacilhas, La Batalema

            danilo.marcondes escreveu:

> [...]
            >
            > codePageString := 'I am using German umlauts: öäüÖÄÜß'.
            > utfString := codePageString convertToCodePage: AbtCodePageConverter

          • danilo.marcondes
            Message 5 of 10 , Oct 15, 2008
              Não sei se é exatamente isso que você quer saber, mas estou usando o
              VA6.2, quando ele ainda era da IBM.

              --- In st-br@yahoogroups.com, "Cacilhas, La Batalema" <rodrigo@...>