Como os religiosos vêem os ateus (e provavelmente o s agnósticos)

  • Cláudio Sampaio
    Message 1 of 5 , Aug 1, 2009
      http://www.youtube.com/watch?v=YZ7jQoTD3lo

      []s,

      Patola
      --
      de nada vale
      erguer mãos e olhos
      para um céu tão longe,
      para um deus tão longe
      ou, quem sabe? para um céu vazio.

      (Carlos Drummond de Andrade, "Coisa Miserável")
      Sent from Campinas, SP, Brazil

    • Carlos Virgulino
      Message 2 of 5 , Aug 1, 2009
        Argh! Que nojo!

        É impressão minha ou o Dr. Ateu virou o Diabo no final?
        Sinistro!

        Message 3 of 5 , Aug 1, 2009
          Cláudio Sampaio wrote:
          > http://www.youtube.com/watch?v=YZ7jQoTD3lo
          >
          > []s,
          >
          > Patola

          Valeu Patola, respondi o seguinte pro cara no YouTube:

          "Prezado colega de YouTube,

          Sobre o vídeo Dr Ateu - No Princípio, está longe da realidade tanto
          sobre ateus como sobre professores ensinando sobre ciência.

          Trata-se de uma deturpação da ciência com intenção de fazer gozação não
          apenas de ateus, mas da própria ciência, além de demonstrar má
          compreensão de conceitos, nenhum ateu bem informado e nenhum crente bem
          informado afirmariam essas coisas sobre o universo ou sobre as teorias
          científicas.

          O vídeo mostra o professor ateu dizendo que "No início havia matéria'. A
          ciência não diz isso, aliás nem ateus nem crentes bem informados dizem
          isso, antes e durante os instantes iniciais do evento hipotético
          conhecido como big-bang não havia matéria, mas sim energia que se
          transfomaria em matéria.

          Sobre a afirmação de que a matéria/energia são eternas, é muito mais
          coerente e inteligente pensar que a energia ou matéria são "eternas" do
          que um deus (feito de energia, matéria ou seja lá o que quiser)
          extremamente complexo ser eterno e pior de tudo já existir antes do
          próprio sugimento do universo já que ele é quem criaria o universo, aqui
          basta um pouco de bom senso pra ver onde está o pensamento absurdo!

          Outra afirmação "ingênua" no vídeo é sobre decaimento e termodinâmica,
          não transformam matéria em algo não existente, matéria e energia são
          "faces da mesma moeda" e ambas são detectáveis, mensuráveis, portanto
          sempre existem. Quando há uma transformação da matéria por causa de
          radioatividade (decaimento) novas partículas (matéria/energia) são
          lançadas, elas não deixam de existir!

          Sobre a afirmação das leis imutáveis, as leis da natureza, ou do cosmos,
          são mutáveis, dependem de condições do universo num determinado
          instante, nos momentos iniciais do big-bang, assim como nos instantes
          onde aprtículas se colidem em aceleradores atômicos e em outros
          fenômenos naturais que ocorrem no espaço, as leis são outras, o que
          permitiu a ordenação da matéria, como exemplo, gravidade e velocidade
          mudam essas leis, isso é de conhecimento dos ateus, da físia e da
          ciência em geral, esse é mais um ponto onde o vídeo engana os espectadores.

          Atenciosamente"
        • Cláudio Sampaio
          Message 4 of 5 , Aug 1, 2009
            2009/8/1 Mauricio S Palazzuoli (mUKA) <muka@...>

            > Valeu Patola, respondi o seguinte pro cara no YouTube:
            >
            > "Prezado colega de YouTube,
            >
            > Sobre o vídeo Dr Ateu - No Princípio, está longe da realidade tanto
            > sobre ateus como sobre professores ensinando sobre ciência.

            (...)

            mUKA,

            Tenho que dizer que admiro sua paciência! No entanto, uma vez que eu vi que
            o sujeito não deixou o vídeo aberto pra comentários, eu acho que qualquer
            tentativa de argumentação será necessariamente infrutífera.

            Do jeito que você colocou os princípios físicos, eu acho que ele vai pensar
            que foram enganos pequenos e que o que você disse é tão absurdo quanto o que
            o que o vídeo coloca. Pois não tendo conhecimento de física ele não vai
            entender as sutilezas que levaram a essas conclusão, não vai conhecer as
            evidências nem as equações para confiar nessa teoria (que de qualquer jeito
            ainda é um tanto quanto tentativa, por ser histórica).

            E o pior de tudo é que se você for bem correto mesmo e tentar passar o
            status de incerteza, piora: aí ele vai dizer algo como "ah, você não sabe?
            Pois eu tenho vantagem, eu sei! Foi Deus que fez tudo..." - é uma situação
            perde-perde, não tem jeito de ganhar.

            Foi exatamente o que o Ray Comfort fez nesse vídeo de discussão com o
            Thunderf00t: http://www.youtube.com/view_play_list?p=762A731FA12BCB57 -
            contextualização: o Thunderf00t <http://www.youtube.com/user/Thunderf00t> é
            um cara *extremamente inteligente* que fez os excelentes vídeos "Why do
            people laugh at creationists?" explicando toda e qualquer falácia possível
            que os criacionistas cospem contra a ciência. O Ray Comfort é um
            evangelizador de televisão daqueles bem ignorantes e cretinos, conhecido
            como "Banana Man" por ter dito que a banana é o pesadelo dos
            ateus<http://www.youtube.com/watch?v=aLqQttJinjo>.

            Se você vir o debate entre o Thunderf00t e o Ray Comfort, fica angustiado. É
            como assistir a um físico nuclear argumentando com um cachorro. Mas o
            cachorro consegue latir bem alto.

            []s,

            Patola
            --

          • Mauricio S Palazzuoli (mUKA)
            Message 5 of 5 , Aug 3, 2009
              Cláudio Sampaio wrote:

> [...]
              > o sujeito não deixou o vídeo aberto pra comentários, eu acho que qualquer
              > tentativa de argumentação será necessariamente infrutífera.

              Obrigado!

              Sim, está fechado pra comentários, ia comentar algo rápido mas como não
              era possível resolvi enviar uma mensagem um pouco melhor. Sim, estou
              ciente da probabilidade de ter sido uma mensagem "inútil".

> [...]
              > como assistir a um físico nuclear argumentando com um cachorro. Mas o

              Entendido e concordo, acho que foi a febre em replicar, pela indignação
              diante de um ato de injustiça que é aquele vídeo.

              > []s,
              >
              > Patola

              Abraço,

              Mauricio (mUKA)