Projeto Secularismo

  • fernandasais
    Message 1 of 1 , May 2, 2002
      Olás,

      Acho que poderíamos nos tornar mais produtivos... por isso, estou
      enviando ao grupo uma proposta de uma espécie de "roteiro" para
      concretizar nossos objetivos. Basicamente, coisas relacionadas à
      produção de materiais para exposição na internet, mas depois,
      conforme os resultados, podemos pensar em outras coisas. Está tudo
      aberto à discussão e ao acréscimo de idéias ou modificação das que
      estão sendo apresentadas, e a principal intenção é identificar
      pessoas interessadas em participar ativamente.

      Segue uma breve descrição dos aspectos principais da proposta:

      1. Objetivos
      Disseminar informações necessárias para o livre-julgamento acerca de
      questões envolvendo direta ou indiretamente os sentimentos
      religiosos. Entre os conhecimentos a serem cultivados, encontram-se
      informações históricas, ensino religioso (imparcial) e fundamentos
      éticos da laicidade do estado. A idéia é que não a agressividade em
      relação às religiões ou às pessoas religiosas, mas sim a informação e
      argumentação moderada podem obter bons resultados na forma de pensar
      questões inerentes a esse assunto, e especialmente no combate à
      influência prejudicial de instituições doutrinárias em diversos
      setores da sociedade.

      2. Site
      O início do projeto prevê a elaboração de um site que deve reunir o
      tipo de material desejável para os objetivos mencionados acima. Esse
      material deve ser voltado para o público em geral, religioso ou não,
      de forma acessível, pelo menos a princípio. Pode ser constituído de
      textos originais ou de traduções ou versões autorizadas.
      2.1. Conteúdo:
      - Texto de apresentação do grupo;
      - Livros - área voltada para a divulgação comentada de livros
      acessiveis e informativos sobre temas correlatos;
      - História das religiões - textos leves com informações
      históricas sobre as religiões mais influentes, especialmente cristãs;
      - Doutrinas religiosas - explicação sobre pontos centrais de
      doutrinas religiosas, de forma que levem a uma reflexão crítica a
      respeito. Uma idéia é contar histórias baseadas em episódios da
      Bíblia, evitando referência direta ao livro sagrado até a conclusão
      da reflexão ética que o princípio doutrinário suscite, de forma que
      pré-conceitos e crenças pessoais não interfiram no julgamento do
      leitor;
      - Explanação dos principais argumentos ateístas e agnósticos,
      visando a legitimar essa
      posição mas não a afirmar sua preponderância sobre as demais;
      - Defesa do estado secular e denúncias de interferências
      eticamente condenáveis de instituições religiosas na sociedade;
      2.2. Procedimento
      Qualquer pessoa pode enviar textos para serem publicados no
      site, observada a pertinência dos mesmos. No entanto, a publicação
      não deve ser automática. Os textos devem ser enviados à lista ou à
      moderação da lista para serem encaminhados a ela, para que possam ser
      discutidos e possam ser feitas modificações quando for o caso. Talvez
      deva haver uma comissão encarregada de dar a palavra final na
      aprovação dos textos para publicação.

      3. Organização do grupo
      Acreditando que quanto menos burocracia, melhor, optamos por uma
      organização simples: o Renan ficará responsável pelo site, e eu
      inicialmente estou coordenando com a ajuda dele conforme as
      necessidades. Mas o principal objetivo, que deve concentrar nossas
      energias, é a produção de um conteúdo original e eficiente.

      Sugestões?

      []s,

      Fernanda Sais.