Obrigado por não ser gentio, escravo ou mulher

  • Daniel Sottomaior
    Message 1 of 1 , Jul 3, 2007
      Tinha me esquecido que esse texto faz parte de uma oração matinal
      judaica, obviamente recitada só pelos homens (as mulheres dizem
      "obrigada por ter me feito de acordo com sua vontade"). Em uma linha
      eles conseguem condensar o melhor do machismo e do racismo. Fui
      procurar a defesa judaica, e os argumentos são fantásticos. Por exemplo:

      - tudo que é superior foi criado depois. Na espécie humana a mulher
      foi criada depois (judeus também são criacionistas). [Não se explica
      por que é ruim ter vantagens)

      - No judaísmo, ter obrigações religiosas é sinal de comunhão com
      "D-us", e escravos e mulheres têm menos obrigações religiosas.

      Quanto mais eles explicam, mais se enrolam. Vale a pena ler os textos.
      Felizmente existem correntes modernas mais esclarecidas que baniram
      esses trechos, ao contrário do que se dá no cristianismo.

      O único texto de um rabino que achei condenando a oração (não procurei muito):

      The Problem with the Aleinu-Adoration
      http://www.beth-elsa.org/be_s0112.htm

      Os outros:

      Why do men thank G-d for "not making me a woman"?
      http://www.askmoses.com/article.html?h=578&o=1987851

      Class 31 - WHO HAST NOT MADE ME A WOMAN
      http://www.torah.org/learning/women/class31.html

      Question 8.5: Is it true that Orthodox men bless G-d every morning for
      not making them a woman?
      http://www.faqs.org/faqs/judaism/FAQ/04-Observance/section-54.html

      The Role of Women
      http://www.jewfaq.org/women.htm