FW: PROMOÇÃO DE CURSOS JAVA - SUN

  • Marcos Eliziario
    Message 1 of 27 , Oct 1, 2004

      From: Vladimir Cordeiro [mailto:Vladimir.Cordeiro@...]
      Sent: sexta-feira, 1 de outubro de 2004 16:09
      To: riojug-owner@yahoogroups.com
      Subject: PROMOÇÃO DE CURSOS JAVA - SUN

      Olá Srs,

      Tomei a libertade de enviar este conteúdo uma vez que é uma grande oportunidade para profissionais que buscam qualificações e aperfeiçoamento do desenvolvimento em Java, assim gostaria que você divulga-se tal promoção no seu grupo de discussão !

      Segue o conteúdo.

      A SUN está com uma campanha imperdivel. Chegou o momento de você elevar sua carreira com pouco investimento. Clique agora no link abaixo e veja como a Sun vai ajudá-lo a obter a Certificação de Programador e Desenvolvedor por um preço inacreditável !!!

      http://www.suneducation.com.br/promocao_java

      • Os cursos estão disponibilizados para os periodos noturno e aos sábados e somente para PESSOA FÍSICA.
      • Pagamento em até 3 x sem juros (Cartão Mastercard ou boleto bancário)
      Calendário
      Noturno
      Curso
      Outubro
      Novembro
      Dezembro
       Valor
      SL110
      11
      3, 22
      13
       R$ 699,00
      SL275
      18, 25
      16
      -
       R$ 699,00
      OO226
      4, 18
      8, 29
      13
       R$ 899,00
      SL285
      4
      3, 16
      20
       R$ 699,00

      Sábado
      Curso
      Outubro
      Novembro
      Dezembro
      Valor
      SL110
      2
      -
      -
       R$ 699,00
      SL275
      23, 30
      27
      -
       R$ 699,00
      OO226
      23
      -
      4
       R$ 899,00
      SL285
      -
      27
      -
       R$ 699,00

      Horários
      Noturno : 18:30 as 22:30hs (10 dias) Seg a Sexta
      Sábados: 09:00 as 17:00hs (05 sábados consecutivos)

      Para reserva de vaga, favor enviar a ficha de inscrição anexa via fax (11) 3085-3930 a/c Vladimir Cordeiro

      Em caso de dúvidas, estarei a disposição,

      Atenciosamente,

      Vladimir Cordeiro - Analista de Negócios
      Sun Education Services
      0800 557863 Fax (11) 3085-3930
      Rua Guatemala, 269 Jd América - SP
      vladimir.cordeiro@...

      Programação Java para Iniciantes

      Código do curso: SL110
      Duração: 5 Dias

      DESCRIÇÃO DO CURSO
      O curso Programação Java para Iniciantes fornece aos programadores iniciantes uma excelente opção para o aprendizado de programação utilizando a linguagem Java. Os principais tópicos são o significado da linguagem de programação Java, os princípios da orientação a objetos e a aplicação desses conceitos para escrever códigos com a tecnologia Java abrangendo as funções essenciais da programação.

      No final do curso, os alunos serão capazes de escrever um aplicativo em Java bastante simples, mas não terão grandes habilidades para programação. O curso Programação Java para Iniciantes fornece uma base sólida da linguagem de programação Java com a qual os alunos podem continuar trabalhando e treinando.

      PÚBLICO ALVO
      Não programadores que possuam conhecimento do uso de computadores e que desejam aprender a linguagem de programação Java. Isso inclui, mas não limita a:
      • Escritores técnicos
      • Desenvolvedores para a Web
      • Gerentes técnicos
      • Pessoas com pouco conhecimentos técnico, como administradores de empresas.

      PRÉ-REQUISITOS
      Para obter um bom aproveitamento neste curso os alunos devem ser capazes de executar as operações básicas de computação, como abrir e salvar arquivos e utilizar um navegador web.

      HABILIDADES ADQUIRIDAS
      Após a conclusão deste curso, os alunos deverão estar aptos a:
      • Descrever o histórico e as características significativas da linguagem de programação Java
      • Fazer o download das ferramentas necessárias para o desenvolvimento com a linguagem de programação Java
      • Analisar um projeto de programação utilizando a análise e o projeto orientados a objetos e fornecer um conjunto de classes, atributos e operações
      • Entender um programa lendo o seu código fonte
      • Criar e designar valores para variáveis primitivas e de referência e utilizá-las em programas
      • Descrever como as variáveis primitivas e de referência são armazenadas na memória
      • Escrever um programa básico contendo o método main, as variáveis de referência e primitivas e uma declaração de classe
      • Determinar quando é necessário alterar os tipos de dados de variáveis (casting) e escrever o código para fazer isso
      • Escrever programas que implementem construções de decisão, tais como if/else
      • Escrever programas que implementem construções de repetição, tais como while, for ou do
      • Escrever programas usando vários métodos que façam a chamada de métodos, passem argumentos e recebam valores de retorno
      • Escrever programas que implementam os bons conceitos da orientação a objetos, como o encapsulamento
      • Escrever programas que criam e acessam uma array de uma ou duas dimensões e seus elementos
      • Descrever herança e como implementá-la em um aplicativo Java
      • Descrever os conceitos avançados da orientação a objetos, como o polimorfismo
      • Escrever um aplicativo Java bem simples, usando uma interface gráfica de usuário.
      CURSOS RELACIONADOS
      Depois:
      • SL275: Linguagem de Programação Java
        ou
      • OO226: Análise e Projeto Orientado a Objetos

      Linguagem de Programação Java

      Código do curso: SL275
      Duração: 5 Dias

      DESCRIÇÃO DO CURSO
      O curso de Linguagem de Programação Java ensina aos alunos a sintaxe da linguagem de programação Java, a programação orientada a objeto com a linguagem de programação Java e a criação de interfaces gráficas do usuário (GUIs), exceções, entrada/saída (I/O) de arquivos, e threads e operação em rede. Programadores que estiverem familiarizados com conceitos de orientação a objeto poderão aprender como desenvolver uma aplicação Java. O curso utiliza o Java 2 Software Development Kit (Java 2 SDK).

      PÚBLICO ALVO
      Programadores interessados em incluir a linguagem de programação Java às suas habilidades e alunos que estejam se preparando para os exames de Sun Certified Developer para a Plataforma Java e de Sun Certified Programmer para a Plataforma Java.

      PRÉ-REQUISITOS
      Para obter um bom aproveitamento neste curso, os alunos devem ser capazes de:
      • Entender os princípios da orientação a objeto
      • Criar ou compilar programas simples em uma linguagem, como C ou C++, ou ter concluído o curso SL 110: Linguagem de Programação Java para iniciantes
      • Criar e editar arquivos de texto utilizando um editor de textos
      HABILIDADES ADQUIRIDAS
      Após a conclusão deste curso, os alunos deverão estar aptos a:
      • Criar aplicações sofisticadas em Java que tirem proveito das características de orientação a objeto da linguagem Java, tais como a herança e o polimorfismo
      • Utilizar bibliotecas de classe File I/O para a leitura e gravação de dados e arquivos de texto
      • Criar e utilizar os componentes de GUI da tecnologia Java: painéis, botões, títulos, campos de texto e áreas de texto
      • Criar aplicações autônomas em Java e utilizar as classes Frame e Menu para incluir gráficos em aplicações Java
      • Criar programas multithread
      • Criar um client simples de Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) que se comunique por intermédio de sockets
      CURSOS RELACIONADOS
      Antes:
      • SL110: Programação Java para Iniciantes
        ou
      • SL210: Migrando para Programação Orientada a Objetos com Java
      Depois:
      • OO226: Análise e Projeto Orientado a Objetos
      • DTJ365: Desenvolvimento de Aplicações em J2ME

      Análise e Projeto Orientado a Objetos

      Código do curso: OO226
      Duração: 5 Dias

      DESCRIÇÃO DO CURSO
      O curso Análise e Projeto Orientado a Objetos combina eficientemente treinamento sobre o processo de desenvolvimento de software, tecnologias orientadas a objeto e a Unified Modeling Language (UML). O curso utiliza palestras, discussões em grupo e atividades orientadas pelo instrutor (tais como análise de entrevistas com acionistas) para apresentar um roteiro prático e completo de análise e design orientados a objetos (OOAD, Object-Oriented Analysis and Design), desde a coleta de informações sobre requisitos até o deployment do sistema.

      É fornecida aos alunos uma abordagem pragmática do desenvolvimento de software orientado a objetos utilizando-se uma metodologia largamente adotada (Unified Process), uma das mais recentes especificações de UML (versão 1.4) e tecnologias OO, como a linguagem de programação Java. Os módulos do curso cobrem: uma visão geral sobre tecnologia OO e metodologias de desenvolvimento de software OO, coleta de requisitos e análise (incluindo entrevistas com acionistas), arquietura e design do sistema, implementação, testes e deployment. As palestras expõem os alunos a outras práticas OOAD consagradas, tais como a análise class-responsibility colaboration (CRC) (utilizada na descoberta de entidades Domain) e análise Robustness (utilizada para passar da análise ao design).

      PÚBLICO ALVO
      Arquitetos de sistemas, engenheiros de software, analistas de sistemas e desenvolvedores responsáveis pela concepção e criação do aplicações de software orientadas a objetos.

      PRÉ-REQUISITOS
      Para obter um bom aproveitamento neste curso, os alunos devem ser capazes de:
      • Compreender os conceitos básicos e a metodologia de orientação a objetos
      • Ter compreensão dos princípios gerais de programação, preferivelmente utilizando a linguagem de programação Java
      • Compreender os conceitos básicos do processo de desenvolvimento de sistemas
      HABILIDADES ADQUIRIDAS
      Após a conclusão deste curso, os alunos deverão estar aptos a descrever e demonstrar as seguintes habilidades:
      • Descrever o processo de desenvolvimento de software orientado a objetos, incluindo metodologis e fluxos de trabalho OO
      • Coletar requisitos do sistema através de entrevistas com acionistas
      • Analisar requisitos de sistema para determinar os casos de uso e modelo de domínio do domínio do problema (Requirements model)
      • Criar uma arquitetura de sistema (Architecture model) que suporte os requisitos não-funcionais (NFRs) e restrições de desenvolvimento
      • Criar um projeto de sistema (Solution model) que suporte os requisitos funcionais (FR s)
      CURSOS RELACIONADOS
      Antes:
      • SL275: Linguagem de Programação Java
      Depois:
      • SL285: Workshop de Programação Java ou
      • SL425: Arquitetura e Projeto de Aplicações J2EE

      Workshop de Programação Java

      Código do curso: SL285
      Duração: 5 Dias

      DESCRIÇÃO DO CURSO
      O curso Workshop de Programação Java propicia aos alunos uma experiência prática no projeto de uma solução para uma aplicação de servidor de documentos. Os alunos empregarão princípios de projeto de interfaces gráficas e capacidades de comunicação em rede para codificar uma aplicação funcional em Java interagindo com um servidor de banco de dados conectado em rede. A quantidade de tempo de laboratório proporciona a ilustração da natureza prática deste curso. A conclusão deste curso também ajuda na preparação para o exame de Sun Certified Developer para a Plataforma Java.

      PÚBLICO ALVO
      Programadores que já estejam familiarizados com a estrutura e sintaxe básicas da linguagem de programação Java, e que precisam expandir seu conhecimento para desenvolver aplicações complexas de produção.

      PRÉ-REQUISITOS
      Para obter um bom aproveitamento neste curso, os alunos devem ser capazes de:
      • Desenvolver aplicações utilizando a linguagem de programação Java
      • Entender como implementar interfaces e fazer tratamento de exceções na programação Java
      • Utilizar técnicas de programação orientada a objeto
      • Entender o projeto de interface do usuário (UI)
      • Entender a comunicação TCP/IP básica
      • Programar com sockets ou streams
      HABILIDADES ADQUIRIDAS
      Após a conclusão deste curso, os alunos deverão estar aptos a:
      • Analisar, projetar, implementar e testar um programa "a partir do zero" que poderia ser utilizado em uma aplicação comercial de Intranet
      • Entender os aspectos centrais essenciais da API JDBC TM (Java database connectivity) e desenvolver classes para conectar programas a sistemas de bases de dados SQL (Structured Query Language)
      CURSOS RELACIONADOS
      Antes:
      • OO226: Análise e Projeto Orientado a Objetos
      Depois:
      • FJ310: Desenvolvimento de Aplicações J2EE

    • Sigmar M. de Siqueira
      Message 2 of 27 , Oct 1, 2004
        Alguém sabe se tem promoção pra certificação java?
        Na última vez que procurei saber estava em 100 dólares, mas isso tem
        2 anos.

          Atualmente está custando, em reais, 330,00.

          Message 4 of 27 , Oct 4, 2004
            Olá Pessoal,

            Estou com um probleminha com a String.Substring! Veja o que acontece!

            Exemplo:

            Vamos dizer que tenho uma String tel = "460-5489"; e eu quero testar essa String,
            assim:
            <b>
            String tel = "(21)460-5489";
            String novoTel = new String();

            if (tel.substring(4,7)=="460") {
            novoTel =tel.substring(0,4)+'3'+tel.substring(4);
            }

            System.out.print(novoTel);

            </b>

            parece que não está funcionando alguem pode me explicar isso? e dar uma sugestao?
            Desde Já obrigado!

            André.
          • etl1980
            Message 5 of 27 , Oct 4, 2004
              tenta ! só não me pergunte pq :( que eu tb não sei, alguém da lista
              deve saber ! :)

              String tel = "(21)460-5489";
              String novoTel = new String("erico");

              if (tel.substring(4,7).equals("460")) {

              --- In riojug@yahoogroups.com, "Andre Luiz Vilardo" <thesapper@p...>
              wrote:
> [...]
              >
              > System.out.print(novoTel);
              >
              > </b>
              >
              > parece que não está funcionando alguem pode me explicar isso? e dar

            • João Alexandre Lopes
              Message 6 of 27 , Oct 4, 2004

                --- "etl1980" wrote:
                > tenta ! só não me pergunte pq :( que eu tb não sei, alguém da
                > lista deve saber ! :)
                > (...)
                > if (tel.substring(4,7).equals("460")) {

                Dois links que comentam o assunto (igualdade de strings):

                http://today.java.net/pub/a/today/2004/04/07/stringsSQ2.html
                http://java.sun.com/developer/TechTips/1999/tt0114.html

                []'s,

                João
              • Rodrigo Santiago
                Message 7 of 27 , Oct 4, 2004
                  A comparação entre strings deve ser sempre usando o método equals()...
                  Falow!
                  :: RSantiago ::

                • Newton Chan
                  Message 8 of 27 , Oct 4, 2004
                    O problema não é no substring. O erro está na comparação da String que deve ser tel.substring(4,7).equals("460") (não usar o "==" para Strings) ...

                  • Heber Rubem Avelar Lima
                    Message 9 of 27 , Oct 4, 2004
                      Complementando:

                      Em Java quando você utiliza "==" você
                      está comparando endereço de memoria,
                      quando estava sendo feito (tel.substring(4,7)=="460")
                      a JVM estava comparando o endereço de memória das
                      duas Strings.

                      Já o "equals" é um método que todo Objeto têm, a classe
                      Object implementa ele utilizando "==" mas já a String
                      compara os valores que contem nela, nós também
                      podemos implementar o "equals" de nossas classes
                      caso precisemos qua nossas classes sejam consideradas
                      iguais se tiverem algum atributo específico igual !!

                      From: Rodrigo Santiago <rodrigo.sfo@...>
                      To: riojug@yahoogroups.com
                      Subject: Re: [riojug] Re: Problemas com Substring
                      Date: Mon, 04 Oct 2004 12:16:12 -0300

                      etl1980 wrote:

> [...]
                      > String novoTel = new String("erico");
                      >
                      > if (tel.substring(4,7).equals("460")) {
                      > novoTel = tel.substring(0,4)+"3"+tel.substring(4);

                      http://messenger.msn.com.br
                    • Ednázio F Parreira
                      Message 10 of 27 , Oct 4, 2004
                        boa tarde...num pc com 2kServer, o mySQL não quer
                        pegar de jeito nenhum.., resolvi instalar o sql
                        Server2k, mas aí entra a questão...não estou
                        conseguindo..
                        o codigo de teste :
                        import java.sql.*;

                        public class ConDBSQL {

                        public static void main(String args[]) {

                        // Criando as variáveis de conexão e
                        de statement
                        Connection con;
                        Statement stmt;
                        String query = "select name , id from
                        testevb";
                        // Verificando se o driver JDBC está
                        instalado e pode ser utilizado
                        try
                        {

                        Class.forName("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");

                        }
                        catch(java.lang.ClassNotFoundException
                        e)
                        {

                        System.err.print("ClassNotFoundException: ");

                        System.err.println(e.getMessage());
                        }

                        try
                        {

                        // Abrindo a conexão com o servidor MAURO,
                        login sa e sem senha
                        con =
                        DriverManager.getConnection("jdbc:microsoft:sqlserver://MAURO:1433","","");

                        stmt = con.createStatement();

                        // Criando a instrução a
                        partir do SELECT que está dentro da variável query
                        ResultSet rs =
                        stmt.executeQuery(query);

                        //System.out.println("Lista de
                        linhas da tabela sysobjects:");

                        // Fazendo um loop para
                        mostrar tudo o que foi retornado do banco
                        while (rs.next())
                        {

                        // Obtendo o campo name em um
                        string
                        String s =
                        rs.getString("name");
                        // Obtendo o campo id em um
                        inteiro
                        int i = rs.getInt("id");
                        System.out.println(s + " " +
                        i);
                        }

                        //Fechamdno a instrução e a
                        conexão
                        stmt.close();
                        con.close();
                        }
                        catch(SQLException ex)
                        {

                        System.err.println("SQLException: " +
                        ex.getMessage());

                        -------------
                        erro : "suitable driver"
                        --------------
                        eu acessei a pág da microsoft e baixei um "setup.exe",

                        um mssqlserver, até achei uns ".jar" coloquei no /lib
                        e no jre/lib/ext mas nada aconteceu...eu tenho que
                        fazer isso via odbc ??
                        desculpa perguntar mas é pra entregar hj ...e não
                        tenho muito tempo

                        Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador agora! http://br.acesso.yahoo.com/
                      • e - Wells Dantas
                        Message 11 of 27 , Oct 4, 2004

                          Bom aqui no meu trabalho a gente não especifica a porta do servidor não... nossa string de conexao é assim:

                          "jdbc:microsoft:sqlserver://OLIMPO\\SLE_SQL_OLIMPO;selectmethod=cursor;usuário;senha"

                          a primeira parte é o nome do servidor e onde está escrito SLE_SQL_OLIMPO é o nome registrado do servidor em cada maquina via enterprise manager... Até chegar a essa string eu tive esse mesmo problema de suitable driver

                          Espero ter ajudado...

                          [ ]’s

                          Wells

                          Message 12 of 27 , Oct 4, 2004
                            Se o codigo for esse mesmo vc não está passano "sa" como parametro na
                            string de conexao !
                            Outra coisa também que deu problemas no meu sistema é que tem
                            necessariamente que atualizar o SQL Server (para o service pack 3,
                            obrigatoriamente!)

                            Outra coisa é forçar utilizar um usuario e senha !

                            Outra coisa foi que adicionei os seguintes .jar (mssqlserver.jar,
                            msutil.jar, msbase.jar) no lib da minha aplicação

                            Espero que ajude em alguma coisa,

                            Érico Lemos

                            PS: A parte de um codigo que funcinou aqui.
                            public BD(){
                            String url
                            = "jdbc:microsoft:sqlserver://ORION:1433;DatabaseName=lib";
                            String username = "gru";
                            String password = "teste";

                            try {
                            Class.forName
                            ("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");
                            connection = DriverManager.getConnection(url,
                            username, password);

                            } catch (ClassNotFoundException cnfex){
                            System.out.println("Classe não encontrada");
                            }
                            catch (SQLException sqlex){
                            System.out.println("Erro de exception");

                            --- In riojug@yahoogroups.com, Ednázio F Parreira <shazamedi@y...>

                            Message 13 of 27 , Oct 4, 2004
                              acho q estou meio nervoso..pois nada está pegando e já era pra estar funcionado...eu vou tentar fazer isto pegar no access (eca!), mas fico meio na dúvida quanto aos códigos sql [ as vezes não pega!!, mas só no access ], vc´s sabem como resgatar o sql 2kserver do odbc como um dataSource ??

                              wrote:
> [...]
                              > tenho muito tempo

                              > Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador

                              http://mail.yahoo.com

                            • Ednázio F Parreira
                              Message 14 of 27 , Oct 5, 2004
                                não consegui.....me falta tempo, mas valeu...mas que

                                ---------------------------------

                                =

                                wrote:
> [...]
                                > con =
                                > DriverManager.getConnection
                                ("jdbc:microsoft:sqlserver://MAURO:1433","","");

                                con.createStatement();

> [...]
                                > ex.getMessage());
                                > }
                                > }
                                > }
                                >
                                > -------------
                                > erro : "suitable driver"
                                > --------------
                                > eu acessei a pág da microsoft e baixei um
                                "setup.exe",

                                > um mssqlserver, até achei uns ".jar" coloquei no
                                /lib
                                > e no jre/lib/ext mas nada aconteceu...eu tenho que
                                > fazer isso via odbc ??
                                > desculpa perguntar mas é pra entregar hj ...e não

                                Terms of Service.

                                Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador agora! http://br.acesso.yahoo.com/
                              • loctavio@globo.com
                                Message 15 of 27 , Oct 5, 2004
                                  Estou transcrevendo um código C++ em Java, e gostaria de uma dica de como
                                  seria mais conveniente eu substituir as referências a ponteiros no C++ para
                                  Java?

                                  Agradeço qualquer ajuda

                                  Atenciosamente

                                  Luiz Octavio Godoy
                                • Daniel Castro
                                  Message 16 of 27 , Oct 5, 2004
                                    Se for inevitável, use código nativo em Java...é considerado Unsafe
                                    Programming, mas se for inevitável...

                                    On Tue, 5 Oct 2004 09:32:57 -0300, loctavio@...
                                    <loctavio@...> wrote:

> [...]
                                    > seria mais conveniente eu substituir as referências a ponteiros no C++ para

                                    Daniel Ferreira Castro (Jack)
                                  • Phillip Calçado
                                    Message 17 of 27 , Oct 5, 2004
                                      Oi,

                                      Luiz, os conceitos são bem diferentes. De maneira geral, ponteiros
                                      podem ser comparados com simples referências em Java. Se você tiver
                                      uma dpuvida mais específica, manda aí :)

                                      Phillip Calçado
                                      ICQ: 1110nine38six5
                                      M$N: pcalcado@...
                                      http://www.jablo.com.br/blogs/page/pcalcado
                                      http://www.jroller.com/page/pcalcado
                                      Crux Sacra Sit Mihi Lux
                                    • Sven van 't Veer
                                      Message 18 of 27 , Oct 5, 2004
                                        Cada caso é um caso. Ponteiros para objetos não é muito complicado
                                        imaginar, ponteiros para funções é outro jogo.

                                        Message 19 of 27 , Oct 5, 2004
                                          Em Java você não utiliza Ponteiros diretamente,
                                          o que você pode fazer é simplesmente começar a
                                          programar os seus objetos e as ligações entre eles
                                          sem pensar em ponteiros, dessa forma os ponteiros
                                          serão implementados pela própria JVM.

                                          Message 20 of 27 , Oct 5, 2004
                                            No seu codigo: sa indica que vc está se logando como administrador do
                                            banco de dados em geral, pelo menos foi o que vc comentou !

> [...]
                                            > con =
                                            > DriverManager.getConnection
                                            ("jdbc:microsoft:sqlserver://MAURO:1433","","");

                                            con.createStatement();

                                            no seu driver de conexao deveria ser
                                            ("jdbc:microsoft:sqlserver://MAURO:1433","sa","");

                                            e não
                                            ("jdbc:microsoft:sqlserver://MAURO:1433","","");

                                            Recomendo que adicione um usuario para o banco de dados e se conecte
                                            a um banco de dados , na sua string de conexao vc não passa o nome do
                                            banco de dados que vc quer se conectar somente a instancia do
                                            servidor e porta.

                                            Repara a minha string de conexao
                                            jdbc:microsoft:sqlserver://ORION:1433;DatabaseName=lib
                                            ORION = MAURO (instancia do SQL Server)
                                            e lib é o nome do banco de dados, na sua string de conexao não tem !

> [...]
                                            > con =
                                            > DriverManager.getConnection
                                            ("jdbc:microsoft:sqlserver://MAURO:1433","","");

                                            con.createStatement();

                                            wrote:
> [...]
                                            > Terms of Service.

                                            > Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador
                                          • Halley Pacheco de Oliveira
                                            Message 21 of 27 , Oct 6, 2004
                                              Achei na minha máquina um programa antigo que fiz para testar a
                                              conexão com o MS SQL Server 2000. Abaixo segue o código fonte:

                                              /*
                                              * Programa para testar a conexão com o servidor
                                              * de banco de dados SQL Server 2000 através do
                                              * driver de jdbc, e exibir os dados da tabela
                                              * "Region" do banco de dados "Nortwind".
                                              *
                                              * CLASSPATH=.;j:\mssql\lib\msbase.jar; <- JDBC MS SQL Server
                                              * j:\mssql\lib\msutil.jar; <- JDBC MS SQL Server
                                              * j:\mssql\lib\mssqlserver.jar; <- JDBC MS SQL Server
                                              *
                                              * Autor: Halley Pacheco de Oliveira - 7/8/2002
                                              *
                                              */

                                              import java.sql.*;

                                              public class t1 {

                                              // String de conexão com o SQL Server
                                              private static final String strConexao =
                                              "jdbc:microsoft:sqlserver://CMRJ_BD:1433;" +
                                              "DatabaseName=Northwind;" +
                                              "User=publico;" +
                                              "Password=publico";

                                              public static void main( String[] args ) {

                                              try {
                                              // Registrar o driver de jdbc a ser utilizado
                                              Class.forName("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");

                                              // Estabelecer a conexão com o SQL Server
                                              Connection conn = DriverManager.getConnection(strConexao);

                                              // Executar a consulta e exibir os dados
                                              Statement stmt = conn.createStatement( );
                                              ResultSet rs = stmt.executeQuery( "SELECT * FROM Region");
                                              while ( rs.next( ) ) {
                                              System.out.println( rs.getInt( 1 ) + "\t" + rs.getString( 2 ) );
                                              }
                                              } catch ( Exception e ) {
                                              System.out.println( "An exception occurred." );
                                              }

                                              } // fim do programa principal (main)

                                              } // fim da classe t1

                                              Acesso o SQL Server também através do JSP/Tomcat sem problemas.

                                              Halley
                                            • Ednázio F Parreira
                                              Message 22 of 27 , Oct 6, 2004
                                                neste exemplo veio o seguinte erro :
                                                java.sql.SQLException :[microsofot][sqlserver 2000
                                                driver for jdbc] Error establishing socket ..

                                                --- Halley Pacheco de Oliveira

                                                ---------------------------------

                                                Message 23 of 27 , Oct 6, 2004
                                                  Ednázio,

                                                  Fiz uma busca no Google (JDBC how connect SQLServer ) e o primeiro
                                                  link retornado foi um artigo da microsoft, com codigo exemplo,
                                                  explicando como se conectar ao MS SQL Server pelo JDBC.
                                                  O link é : http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;313100

                                                  Acredite, o Google é poderoso !!

                                                  Abraços e espero ter te ajudado !!!

                                                  On Wed, 6 Oct 2004 08:39:09 -0300 (ART), Ednázio F Parreira
                                                  <shazamedi@...> wrote:

> [...]
                                                  > problemas.
                                                  >
                                                  > Halley

                                                  > Your use of Yahoo! Groups is subject to the Yahoo!

                                                  Abraços Sinceros e Agradecidos
                                                  Andre Fonseca
                                                • Ednázio F Parreira
                                                  Message 24 of 27 , Oct 6, 2004
                                                    pessoal..
                                                    depois de quase 10 url diferentes, várias maneiras
                                                    diferentes de conectar...vou reinstalar este ...banco,
                                                    pois não é possível...não é...
                                                    valeu pela ajuda...

                                                    ---------------------------------

                                                    Message 25 of 27 , Oct 6, 2004
                                                      bom pessoal...eu já estou meio sem graça...eu
                                                      reinstalei o 2kserver, como manda em :
                                                      http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=1195&cc=86
                                                      e testei o exemplo que fala no exemplo do própio autor
                                                      em
                                                      http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2048&cc=86
                                                      trocando o(url) 'mauro' por 'ednazio', pois pediu o
                                                      nome do dominio\usuário e senha.
                                                      e vem a danada da SQLException (que penso que
                                                      reconhece o driver e url e não o user e password):
                                                      -login falied for user 'sa'.Reason : Not associate
                                                      with a truste sqlserver connection.

                                                      Muito bem, como colocado pelo nosso companheiro de
                                                      grupo "Andre Fonseca <aoqfonseca@...>", fui até
                                                      o site da microsoft e vi que o driver não aceitava a
                                                      danada da autenticaçãõ do windows (o que eu uso é
                                                      2kpro), reinstalei novamente trocando para o mixed
                                                      modo..mas agora dá um erro de socket..

                                                      http://mail.yahoo.com
                                                    • Marcos Eliziario
                                                      Message 26 of 27 , Oct 6, 2004
                                                        Caro Ednázio,

                                                        Não há motivos para vc ficar sem graça. Obviamente você está com um
                                                        daqueles "problemas escrotos" que todos nós enfrentamos de vez em quando e
                                                        que parecem absurdamente insolúveis. Mas o objetivo da lista é justamente
                                                        isso, e é óbvio que você tem tentado resolver o problema por si só. Mas o
                                                        problema não é fácil mesmo (se fosse alguém já teria te resolvido) e por
                                                        isso não há nenhum erro em continuar postando.
                                                        Esse erro de socket parece ter alguma coisa a ver com o protocolo TCP/IP não
                                                        estar habilitado no servidor SQL Server. Vai no servidor, e no menu
                                                        iniciar/Microsoft SQL Server abre o Server Network Utility. Verifique se
                                                        TCP/IP está no meio dos "Enabled Protocols". Por algum motivo estranho (nada
                                                        a se estranhar no mundo microsoft) parece que quando você muda um servidor
                                                        SQL de Windows Authetication para Mixed Mode por alguma bizarrice ele
                                                        desabilita o TCP/IP (!!!!!!). Não sei se isso é o fato, mas já tive um
                                                        problema parecido com uma aplicação em .NET (Deus me perdoe!) e a sequencia
                                                        de problemas foi meio parecida com a sua: habilitei mixed mode, e tive
                                                        problemas de socket, fui olhar, e o problema era esse. Na prática, socket
                                                        error sempre significa problema de rede: o serviço não está escutando na
                                                        porta em que deveria escutar, o DNS tá apontando pro lugar errado, etc.....
                                                        Abs,
                                                        Marcos Eliziário

                                                        ====
                                                        "War is an ugly thing, but not the ugliest of things. The decayed and
                                                        degraded state of mind that thinks nothing is worth fighting for is far
                                                        worse." John Stuart Mill

                                                        Message 27 of 27 , Oct 7, 2004
                                                          legal, agora funcionou...já cheguei aki no trab
                                                          disposto a encerrar o assunto, pois acho que já saiu
                                                          do "mundo java" e foi para outro...que não é assunto
                                                          proposto do grupo, mas agradeço imensamente a todos
                                                          da lista, a todos.
                                                          Finalmente funcionou, o Server Network Utility estava
                                                          com o tcp/ip na porta 2433.
                                                          Abraços.

                                                          --- Marcos Eliziario <marcos@...>
                                                          escreveu:

[...]

                                                          Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam
                                                          protection around
                                                          http://mail.yahoo.com

                                                          Terms of Service.

                                                          Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador agora! http://br.acesso.yahoo.com/