Re: [riojug] Autenticação no Windows 2000

  • cesarac@cecom.ufmg.br
    Message 1 of 2 , Jan 31, 2004
      Amigo,

      acho que a pergunta correta é: O Tomcat possui autenticação via LDAP?
      Primeiro, sua rede Windows 2000 deve ter um servidor LDAP instalado.

      Como um servidor de aplicações de referência J2EE o Tomcat 5 possui as
      seguintes formas de autenticação: DataSourceRealm, JDBCRealm, JNDIRealm e
      MemoryRealm.

      Para utilizar a autenticação do Windows 2000, após instalar o serviço LDAP
      no servidor de domínio, você terá de configurar o Tomcat para efetuar a
      autenticação através do JNDIRealm.

      Dê uma olhada nos seguinte endereço para saber como configurar o Tomcat:

      http://jakarta.apache.org/tomcat/tomcat-5.0-doc/realm-howto.html

      César.

      -------------
      Tenho um banco de dados SQL Server e uma aplicação java rodando em um
      tomcat 5. Preciso que meus usuários se loguem com o mesmo login do
      windows 2000. Gostaria de saber se há no Java uma biblioteca para
      fazer essa interface com o Windows 2000?
    • Armênio Cardoso
      Message 2 of 2 , Feb 2, 2004
        Olá amigos,

        Eu já faço uma sugestão diferente: JAAS. O mecanismo de autenticação do JAAS permite que você logue no sistema com a senha do controlador de domínio, seja Windows, Unix etc. A opção do LDAP é muito boa, mas se o "etl1980" quiser aproveitar a base de login do Windows a melhor opção é o JAAS. Se no futuro o "etl1980" instalar o LDAP ou Active Directory, é só acrescentar mais um LoginManager ao JAAS e o sistema continua funcionando.

        OK, como se faz para conhecer mais sobre JAAS? Existe um tutorial do Brad Rubin da IBM muito bom no link:

        Um abraço,

        .::. Armênio Cardoso .::.