Re: [riojug] Oportunidades de Trabalho - [OFF-TOPIC]

  • Michael Rabelo
    Message 1 of 4 , Nov 5, 2003
      Essa é uma questão complicada, pois é a mesma de qualquer que tenta o primeiro emprego. Com o corte nos orçamentos de TI nas empresas, as necessidades tem que ser implementadas num curto espaço de tempo e pelo melhor profissional possível. Sendo assim, as empresas preferem alguém que possua alguma experiência em detrimento de outra às vezes até mais qualificada. Minha sugestão é você procure empresas de menor porte em incubadoras de universidades, empresas que estejam começando, entre outras e se sujeite a começar ganhando pouco talvez até mesmo como trainee, estagiário, sei lá. Na maioria dos casos as ofertas são temporárias e por isso o empregador tem que pegar "o cara" que vai resolver "todos" os problemas. Não se espante pois muitos nem sabem o que é java. Muitos são "magazine manager". Pegam um projeto e decidem que vão fazer em Java pois viu numa revista que é o quente do mercado. Se serve de exemplo, eu comecei como trainee e a única coisa que valeu foi o tempo de "experiência" e é claro o contato com Java no "mundo real".
      Não se afobe pois o mercado sempre foi e sempre será assim. Qualificação nunca é de mais.

      []'s

      Michael
      Message 2 of 4 , Nov 5, 2003
        Caro Michael,

        Com concordo com suas colocações e com o termo
        "Magazine Manager".

        Abraços e muita paz,
        André A. Duque

        Abraços e Shlm,
        André Duque
      • Anderson (A²)

          Message 4 of 4 , Nov 5, 2003
            Cara,

            Vc vai ter q ter paciencia pq o mercado tem andado muuuito ruim mesmo. Realmente certificacoes sao boas, mas desacompanhadas de experiencia perdem o sentido. Tem mais um agravo, a SUN infelizmente fez o favor de abrir as pernas nas provas dela e alem de baixar a media para obtencao dos certificados, abaixou tb o nivel das provas... Ja' tive a oportunidade de entrevistar pessoas q tinham certificacao java e nao sabiam naaaaaada.

            Sao inumeros os fatores, a crise economica desse ano veio acompanhada de um maremoto de projetos em Java q deram xabu. Acho q o mercado esta' muito mais seleto por esses fatores. Mas nao desanime, vc vai ver q se nao esta' bom pra Java, esta' pior ainda pra qq outra area de TI. Apesar de tudo, profissional java ainda consegue remuneracao bem mais elevada q os demais. Vale a pena insistir.

            Nao desanime mesmo, pegue a proxima certificacao. Se vc ja' tem todas as Sun, pegue as de servidores, websphere, WLS,...

            Boa sorte !
            []s
            FR.