Drag and Drop Web

  • Rafael
    Message 1 of 5 , Feb 10, 2012
      Olá grupo.

      Estou com dúvidas quanto a melhor tecnologia java que devo utilizar para desenvolver um projeto Web que tenha recursos Drag and Drop.

      Este site e vídeo contém uma ideia do que eu falo: http://www.modk.it/editor/preview/
      http://www.youtube.com/watch?v=LiNgia3mM1o
      Nele é possível arrastar blocos que se encaixam uns aos outros.

      Alguém conhece um framework que melhor se adeque ao que pretendo?

      Abraços.
    • Timothy High
      Message 2 of 5 , Feb 10, 2012
        Oi Rafael,
        Se é web que quer, então Java não é a solução. Mas Javascript, pode ser. Estou fazendo agora uma app com drag and drop usando jQuery.draggable(). Encaixa super bem com backbone.js para criar uma interface lógica e componentezada. Mais sofisticado ainda seria usar o ExtJS 4, da Sencha, que tem tantos recursos que dá até um certo desespero. Estas soluções fazem quase tudo no lado do browser, até a parte do MVC.

        Com isso, pode usar qualquer coisa no backend (serviços REST com JSON, tipicamente). A alternativa seria jQuery simples com JSF ou outra tecnologia web server do Java.

        A última opção, a mais poderosa, mas que hj em dia ficou limitado em termos de deploy, seria usar flash no lado do browser, falando com Java no servidor. Seria a melhor opção para o que vejo no vídeo, já que as formas vão se modificando conforme as ações. Ainda é difícil fazer animação assim com javascript.

        abs,
        Tim.

      • rafamachadoalves
        Message 3 of 5 , Feb 16, 2012
          Olá Tim.

          Obrigado pela rica informação.
          Vou estudar JQuery, estou buscando materiais na internet para fazer um projeto de exemplo para eu aprender a utilizar esta ferramenta.

          Abraços.

          --- In riojug@yahoogroups.com, Timothy High <timothy.high@...> wrote:

> [...]
          > vão se modificando conforme as ações. Ainda é difícil fazer animação assim

        • bruno bg
          Message 4 of 5 , Feb 16, 2012
            Fiz bastante coisa com ADOBE FLEX, utilizando vários efeitos.
            veja alguns exemplos de componentes.
            http://www.adobe.com/devnet-archive/flex/tourdeflex/web/

            brunobg
            www.brbsoftware.com.br