Aviso de Oportunidade para Melhoria de Software Open-source Brasileiro

  • Magno A. Cavalcante
    Message 1 of 2 , Oct 19, 2011
      Pessoal, a pedido do companheiro Eduardo Feld, estou divulgando em
      nosso fórum a iniciativa open-source "Slapsoftware".

      Vejam abaixo mais informações.

      [ ]'s,

      Magno A. Cavalcante
      JUG Leader @ http://RioJUG.org

      De: Eduardo Feld <efeld@...>

      Peço autorização para mandar mensagem que diz respeito a um projeto de
      software livre, sem fins lucrativos.

      Gostaria de apresentar aos colegas o Slapsoftware, um projeto open
      source (portanto, sem fins lucrativos) que coordeno.

      Este é uma iniciativa de particulares em prol da economia pública, ou
      seja, economia do dinheiro de todos nós, utilizando um sistema único
      para processos sejam judiciais, administrativos ou legislativos,
      independente de qual seja o órgão ou repartição usuária e independente
      da forma de armazenamento de dados (em arquivos eletrônicos ou papel).
      Portanto, uma mudança de mentalidade em relação ao que se faz hoje,
      que é o uso de sistemas diferentes para cada caso, não raro o mesmo
      órgão usando produtos feitos por empresas, excessivamente caros, para
      alguns processos, enquanto usa projetos oficiais em outros, que vão
      insistentemente danndo errado por falta de técnica e sendo
      substituídos.

      O uso deste sistema ou de implementações baseadas no nosso paradigma
      por parte das instituições públicas é essencial para evitar o
      desperdício, daí o interesse de todo cidadão no maior êxito possível
      dessa iniciativa.

      Nós já temos quatro anos de trabalho desenvolvido e precisamos contar
      com a ajuda do maior número possível de pessoas.

      Temos o projeto em UML, classes, manual do empreendedor, de conceitos
      introdutórios e conceitos do negócio, casos de uso ainda em elaboração
      e um case próprio para realização de um protótipo, que não se
      identifica necessariamente com o aplicativo de que cada usuário
      disporá.

      As pessoas podem contribuir de várias formas: estudantes ou
      profissionais formados com trabalho voluntário no projeto; empresários
      ou investidores na criação de implementações (desenvolvimentos
      estéticos sobre a análise já realizada) e entrada no mercado de
      distribuição/suporte aos produtos respectivos em concorrência com o
      oligopólio atual; jornalistas na divulgação da iniciativa; servidores
      públicos apresentando nossa proposta de parceria aos gestores, que
      implica no acompanhamento do projeto pelos órgãos, mediante portaria,
      sem ônus algum para os referidos órgãos; pessoas em geral,
      simplesmente gritando, manifestando seu inconformismo.

      Para os que se interessarem, nossa id no Twitter é @Slapsoftware ,
      nossa palavra de ordem é #VivaoSoftwareLivre e a url é
      www.slapsoftware.com.br

    • Gustavo Henrique
      Message 2 of 2 , Oct 19, 2011
        Eu tenho vontade de ajudar mas como meu tempo é curto, me sentiria mais a vontade escolhendo uma issue e mandando a contribuicao.

        As dicas que eu deixo para são:
        1. utilize algo como github (estamos em 2011, enviar contribuicao via e-mail é tenso)
        2. dedique mais esforcos a escrever bons testes do que manter atualizado dezenas de diagramas e casos de uso
        3. melhorar aquele site com cara de ter sido feito no frontpage express (wordpress + trocentos temas free)

        --
        @gustavohenriq