[riojug] Upload e mostra de Imagens (fotos...)

  • marcoduarte@dtecconsultoria.com.br
    Message 1 of 9 , Mar 31, 2011
      Olá, Companheiros,

      Estou no meu projeto (JSF, faces, trinidad, tomaw...) na necessidade de tratamento de imagens como fotos de usuarios e de, modo geral. Tenho lido e visto no google algumas formas que, confesso, achei bastante complicadas. Assim, venho recorrer aos colegas para indicar tutorial, exemplos e a forma atual adequada de fazer upload e exibir fotos de usuarios e imagens em geral.

      Uma outra duvida que tenho é sobre onde armazenar as fotos: no bd ou no servidor. Mas no servidor o local tgem que ser fora do projeto, se não a cada deploy se destruirá. O que vcs sugerem e como?

      Estou precisando adotar um procedimento adequado.

      Agradeço.

      Marco Duarte
    • diogocapistrano
      Message 2 of 9 , Mar 31, 2011
        Em relação a dúvida dos locais das imagens, isso vai variar de pessoa para pessoa, mas no meu ponto de vista o melhor é colocar as imagens no bd.

        Porque você consegue manter a integridade dos dados e não precisa ficar verificando os paths na hora de apagar ou criar.

        Já usei essa solução em outros projetos e nunca tive problema.

        --- In riojug@yahoogroups.com, <marcoduarte@...> wrote:

> [...]
        >
        > Estou precisando adotar um procedimento adequado.

      • Timothy High
        Message 3 of 9 , Mar 31, 2011
          Eu estou com o problema oposto. Estou num projeto com problemas de desempenho e escalabilidade. O BD é o gargalho. Uma das soluções para o problema será de tirar as imagens do BD e colocá-las ou no filesystem ou em banco orientado a documentos. Assim, o banco não precisa dedicar recursos caros à transferência de BLOBs. Poderemos até colocar as imagens em outro servidor, configurado para otimizar a transferência (e tlvz o cacheamento) das imagens. No futuro esses dados estáticos poderíam até ser colocados numa CDN (http://en.wikipedia.org/wiki/Content_delivery_network), deixando os servidores ainda mais disponíveis para outros tipos de processamento.

          O custo para isso é na complexidade do gerenciamento das imagens, e a perda de garantia transacional ao salvar imagens junto com outros dados. Na prática, no meu caso, essa necessidade transacional tem pouca importância comparada com a necessidade do sistema se escalar.

          abs,
          Tim

        • Rodrigo Daroz
          Message 4 of 9 , Mar 31, 2011
            Depende do tamanho do projeto.. uma boa solução é armazenar as imagens na Amazon(S3) e só gravar o path para elas.. assim vc não pesa o banco.

          • Timothy High
            Message 5 of 9 , Mar 31, 2011
              Sim, essa é uma boa recomendação. Terá menos controle sobre o desempenho, mas pro outro lado, a implementação é muito fácil, e não precisa se preocupar com, por exemplo, o monitoramento da utilização de HD.

            • Adriano 'Stanley'
              Message 6 of 9 , Mar 31, 2011
                Gravar no banco, se forem muitas imagens e, principalmente se elas forem grandes pode acabar pesando um pouco o acesso a dados como um todo, não?

                Uma opinião que eu li uma vez - não me lembro se na lista ou no GUJ - é que deixar imagens no próprio servidor de aplicação pode reduzir o desempenho do mesmo, pois o interessante é que o servidor sirva somente pra processar as requisições e execução da máquina virtual.

                É interessante deixar a carga de transferências de imagens e arquivos em outro servidor que nem máquina virtual tenha, por exemplo um apache; vai dividir o volume de transferência e acaba ficando bom pros dois lados (tando de sua aplicação quanto do cliente).

                Adriano Castro
                http://www.enigmapremiado.com.br
              • marcoduarte@dtecconsultoria.com.br
                Message 7 of 9 , Mar 31, 2011
                  Olá,

                  E qual a forma mais adequada para fazer o upload e a exibição da imagem? dica, tutorial, exemplo... usar jsf, jsp...

                  obrigado.

                  Message 8 of 9 , Mar 31, 2011
                    Da uma olhada no google em Jquey Image Upload
                    tem vários exemplos, alguns da para recortar a imagem também.