Importar Classe no JSP

  • Eduardo Feld
    Message 1 of 1 , Feb 5, 2011

      Pessoal, estou com um problema aparentemente simples,mas que não consigo resolver nem por um decreto. O pior é que pesquisei em vários fóruns e encontrei dezenas de pessoas postando o mesmo problema e nenhuma reportando que algumas das respostas tenha dado certo! Tenho certeza de que algum participante desta lista ao menos tenha passado por isto e tenha sido bem sucedido, embora, aparentemente, tal configuração não parece ser usual. A questão é a seguinte: uso o Apache na porta 80 e o Tomcat na porta 8080, pois não necessito da coexistência de ambos no mesmo host. Consigo usar classes e importo normalmente uma no contexto da outra. Entretanto, não consigo de jeito nenhum usar o <%@ page import=”package.classe” %>, pois ele dá um erro que indep ende da existência ou não dos respectivos arquivos, ou seja, aparentemente se tratando de um problema de path. Todas as respostas dos fóruns falharam, tanto comigo quanto com os usuários que tiveram o mesmo problema. O mais incrível é que, dependendo do que tento importar, o erro é diferente: quando tento “package.*”, o jsp é compilado sem acusar falha de importação e indica (ainda na compilação) que não conseguiu avaliar a classe no momento em que encontra a sua chamada; quando tento “package.classe”, é informado um erro de compilação sinistro, dizendo que “somente tipos podem ser importados e foi feita referência a um pacote”. Por favor vejam as respostas que li, a maioria repetida, de uma forma ou de outra:

      Colocar o diretório onde está a classe no classpath – não altera o resultado

      Compactar o pacote num jar – não altera o resultado

      Colocar as classes ou o pacote embaixo do diretório web-inf\classes ou respectivamente web-inf\lib – Como há vários web-inf’s, presumo que se trate da web-inf embaixo do diretório raiz do host do tomcat, ou seja “c:\(...)\tomacat\webapps\root\web-inf – não altera o resultado.

      Enfim, estou parado neste ponto e gostaria de fazer esta importação com o ambiente básico, ou seja, sem nenhuma api extra, plug-in, framework, XML, mas simplesmente com o page import.

      Peço encarecidamente que alguém me ajude e agradeço desde já a boa vontade do que o fizer.

      Grato, Eduardo Feld