Re: [riojug] Struts2 ou JSF

  • Fabricio Braga
    Message 1 of 7 , Oct 19, 2010

      Defina "dor de cabeça".  :o)

      []s
      Fabricio Braga

      2010/10/19 rodrigo_amora <rodrigo.amora.freitas@...>

      Pessoal, eu sei que talvez muitos já tenham visto um tópico desse.

      Qual o melhor framework: Struts2 ou JSF?
      Qual o dá menos problema e dor de cabeça?

      É que uso o JSF há algum tempo e vivo tendo dor de cabeça com ele. O Struts 2 é melhor? Dá menos dor de cabeça?

    • Bruno Borges
      Message 2 of 7 , Oct 19, 2010
        Eu sempre falo pra quem comenta comigo que tá de saco cheio de JSF... E
        que ele lembra muito Struts no quesito "processo de desenvolvimento" e
        problemas do dia-a-dia, que tá na hora de esse cara usar Apache Wicket.

        :-)

        http://wicket.apache.org

        []'s

        On Tue, 2010-10-19 at 11:51 -0200, Fabricio Braga wrote:

> [...]
        >
        > É que uso o JSF há algum tempo e vivo tendo dor de cabeça
        > com ele. O Struts 2 é melhor? Dá menos dor de cabeça?

      • Bruno Luiz Pereira da Silva
        Message 3 of 7 , Oct 19, 2010
             Não usei muito o Wicket, mas estudei e fiz aplicações pequenas de estudo. JSF já usei em um projeto razoavelmente grande em 2008, e o Struts 2 já usei também em 2008.

             Em geral não gosto desse modelo de desenvolvimento orientado a componentes. Gosto muito mais de uma abordagem MVC request/response com design pensando em REST. Hoje em dia a melhor opção web Java pra mim é o VRaptor. É disparado o mais rápido de aprender, é bem produtivo e não te limita em nada.

             Além disso, a comunidade é bem ativa e o pessoal da Caelum está continuamente desenvolvendo o framework. Só recomendo que alguém use algo diferente do VRaptor caso tenha necessidades muito específicas.

          Atenciosamente,

          Bruno Luiz Pereira da Silva
          blpsilva@...
          http://brunopereira.org

        • Marcelo Trajano
          Message 4 of 7 , Oct 19, 2010
            Sair de JSF pra Struts 2 pq esta tendo dor de cabeça acho sua dor vai continuar so que de maneira diferente (talvez pior)...seria bom analisar a causa da dor :) o que esta acontecendo ? JSF é se tornou padrao SUN. Struts esta sendo descontinuado.....

            Marcelo Trajano

          • Felipe Cypriano
            Message 5 of 7 , Oct 19, 2010
              Algo que não pode ser esquecido: JSF é sim um padrão, mas se usar somente o padrão você não faz nada e para ser útil você vai escolher uma implementação que tem vários componentes que não padrão que são incompatíveis com qualquer outra implementação, logo uma coisa anula a outra e "ser padrão" não é nada demais.

              ---
              Felipe Cypriano

            • Felipe Fraga
              Message 6 of 7 , Oct 19, 2010
                Boa noite.

                Você pode citar a fonte sobre o Struts ser descontinuado? Mesmo assim você se refere ao Struts 1 certo? O Struts 2 tem releases regulares e o último é de 17 de agosto de 2010. Além disso a lista de discussão é bastante ativa.

                Sobre o assunto do post, meus 2 cents: Eu prefiro action based, mas isso é pessoal. A grande vantagem que eu vejo é no Java EE 6 com o CDI, quando o JSF parece bastante interessante.

                Abraço,

                Felipe Fraga