Re: [cejug-discussao] Jasper / iReport => Lista de v alores dinâmicos para parâmetros

  • Jean Jorge Michel
    Message 1 of 8 , Sep 16, 2010
      Eis que quem procura acha!

      O pessoal das ruas, digo, do suporte aqui da empresa hehehe acabou de disponibilizar o servidor de desenvolvimento do JasperServer, e instalaram todos os exemplos que vem na nova versão (3.7.1), e olha o report que tem lá!!!

      De acordo com o valor que o cara escolhe ele mostra um resultado... exatamente o que eu quero! Só tenho que ver como buscar os valores do banco (nesse caso as roles já existentes).

      Amanhã eu posto o resultado =)

      Valeu a todos pela ajuda.

    • Wesley Ferreira Messias
      Message 2 of 8 , Sep 17, 2010
        Bem eu uso o BIRT e coloco ?

        select * from estado where uf=?

        e da certo, vc deve verificar se esta com parametro na config do relatorio tenta

        WESLEY FERREIRA DE MESSIAS
        Programador: Delphi / JCompany Developer
        Trab.:22-26214204

        Em 16 de setembro de 2010 15:32, Jean Jorge Michel <jeanjmichel@...> escreveu:

        Pablo, Luciano:

        Colocar valor default estático é simples... mas não é isso que eu quero.

        Imagina que tu tens um relatório de Vendas que pode informar no WHERE uma cidade, para tu teres uma medição das vendas.

        Bem, eu queria poder na tela de prompt do parâmetro escolher uma cidade dentre as n que eu tenho cadastradas no meu banco de dados.
        Então no prompt iria aparecer aquela list da imagem que eu mandei anteriormente com as cidades listadas:

        Rio de Janeiro
        Porto Alegre
        São Paulo
        ... etc

        O que eu não sei fazer é especificar para o Jasper que o valor para usar no parâmetro pode ser Rio, POA, São Paulo, Fortaleza, etc... vindos de uma query qualquer, do tipo:

        SELECT CodCidade ,NomeCidade FROM Cidades

        Quando o cara escolher Porto Alegre na list o relatório vai receber o código da cidade, por exemplo, 19 e usar na query:

        SELECT * FROM Operacoes WHERE CodCidade = P!{CodCidade}

        Olha esse anexo, é um print da app web do MS Reporting Services. Quando o usuário acessa a página do relatório ele informa os parâmetros e depois manda rodar o relatório (igual ao Jasper). Olha a lista de produtos, eu fiz a query:

        SELECT CodProduto ,DescProduto FROM Produtos

        Então eu exibo na lista o DescrProduto e o valor do parâmetro é o CodProduto.

        Na segunda imagem mostra como se cria o parâmetro. Onde eu digo que é de uma query (data sorce), que o campo descrição (que vai aparecer na lista) é DescProduto e o campo de valor (que ele vai de fato usar na query do relatório) é DescProduto.

        E é isso que eu quero fazer no Jasper. Criar uma lista de valores possíveis para um parâmetro, com base em uma query.

        * PS depois que eu vi que gerei a imagem da criação de um outro produto, CodGrupo... de qqr forma é a mesma situação, eu pesquiso os grupos e os listo para o usuario escolher.

        Qualquer ajuda é bem-vinda =)