[riojug] Problema com caracteres Especiais

  • marcoduarte@dtecconsultoria.com.br
    Message 1 of 5 , Apr 1, 2010
      Olá,

      O problema é com os caracteres especiais: na minha aplicação
      JSF/Springer, hibernate, MySql, ... resolvi deixar as gravações com os
      caracteres especiais para os campos CHAR. Em todas as maquinas que
      utilizei na firma, em casa, no cliente, notes... não houve nenhum
      problema. Tudo sendo gravado ok.

      O cliente mudou de equipamento e essas gravações passaram a não
      entender os caracteres e estão sendo garavdas com aquelas "doideiras"
      visuais.

      Tentei descobrir o caminho das pedras do problema e não estou achando.
      O MySQL é o mesmo: ENGINE=InnoDB AUTO_INCREMENT=10 DEFAULT
      CHARSET=latin1.

      1-Onde está o problema, na aplicação? no bd? no so? ...
      2-como consertar
      3-O que posso fazer para acertar as gravações erradas?

      obrigado

      Marco Antonio
    • Javier Far Coll
      Message 2 of 5 , Apr 1, 2010
        Oi Marco,

        Não entendi se o problema ocorre em apenas uma máquina do cliente ou
        se a substituição foi o servidor, mas o texto a seguir é válido para
        as duas hipóteses.

        O ideal é você configurar explicitamente para que os servidores de
        aplicação e bd trabalhem com o charset desejado, e ter certeza de que
        os arquivos (jsp, java, html, etc) estejam todos salvos com a
        codificação e os headers adequados.

        Sendo seu bd MySQL (não conheço a parametrização de charset em outros
        bancos), certifique-se de que tanto as tabelas quanto os campos Char
        ou Varchar estejam com a codificação correta, independente da
        configuração default do banco.

        Quanto a conversão dos caracteres codificados indevidamente, você pode
        fazer um programa que leia os dados assumindo que a codificação é a
        mesma usada ao armazená-los (você pode descobrir acessando sua
        aplicação pelo browser e verificando pelo menu adequado) e fazer um
        update com a codificação correta. Não basta alterar a codificação pelo
        BD.

        Recomendo que não dê a chance de a configuração ser detectada
        automaticamente nem no servidor nem no cliente.

        Um abraço,
        Javier Far

        Message 3 of 5 , Apr 1, 2010
          Oi, Javier, ... obrigado por seu retorno.

          Quanto a "O ideal é você configurar explicitamente ...", como faço
          essa configuração explicita, e por que só na tal maquina? não seria
          algo na tal máquina? e não em aplicação pois funciona nas demais?

          O q acham?

          abc

        • Javier Far Coll
          Message 4 of 5 , Apr 1, 2010
            Oi Marco,

            Se você definir as configurações no lado do servidor terá certeza de
            que todos os caracteres serão interpretados corretamente em sua
            aplicação.

            Por exemplo, no Tomcat você pode definir a codificação no Connector no
            server.xml.

            Na máquina do cliente não será necessário, o browser selecionará o
            charset baseado no header HTTP (Content-Type).

            O link abaixo fala sobre algumas questões sobre codificação de
            caracteres no Tomcat:

            http://wiki.apache.org/tomcat/FAQ/CharacterEncoding

            Um abraço,
            Javier Far