Notícias do JavaOne

  • Leonardo Chaves
    Message 1 of 1 , Apr 1, 2002
      Olás,

      Cheguei hoje do JavaOne. Uma conferência memorável. Pretendo
      fazer um painel na próxima reunião do RioJUG (dia 22/04).

      Para aqueles que comparecerem, serão sorteados brindes (1
      livro de Design de aplicações J2EE, 1 livro de tópicos em
      threads [básico e avançado], CD's [JRun, HP App server, Forte
      for Java 4.0 early access, Siemens Developer Pack for Java
      Wireless], e outros brindes).

      Um resumo do que pretendo discorrer:

      --- cut here ---
      JavaWon 2002

      Geral
      -----
      O JavaOne é o maior evento do mundo em computação. Em 2001
      juntou 20.000 pessoas. Este ano o público foi bem menor (algo
      entre 10.000 e 15.000), mas nem por isso perdeu em qualidade.

      As palavras de ordem foram:

      -> Quanto a padronização: desenvolver soluções e padronizá-las
      o quanto antes entre os vários fabricantes. Não se deve mais buscar
      soluções proprietárias, como quer o Dark Side. Daí surgiu o anúncio
      mais importante do evento, IMHO: de agora em diante, todas as
      API's que saírem do JCP seguirão o padrão de licenciamento
      de free software do Apache

      -> Quanto as tecnologias: se se pode resumir em 4 termos
      essa conferência, eu escolheria: "web services" e "wireless
      java"

      -> Quanto ao foco do evento: ao contrário dos anos anteriores
      o evento foi focado para os desenvolvedores. Poucos CEO's,
      muito código e muito diagrama de arquitetura.

      Pavillion
      ---------
      O que havia na feira de mais cool (ou "maneiro", para
      regionalizarmos a expressão).

      Technical Sessions
      ------------------
      Grandes casos de estudo, best practices de design, e um
      resumo de todas as TS's a que eu assisti.

      BOF's - Birds-of-a-Feather
      --------------------------
      Resumo dos que eu achei mais interessantes.

      Business Sessions
      -----------------
      Com um foco menos técnico e mais em mercado, tive
      a chance de ver excelentes apresentações nessa sessões.
      Outro resumo do que vi.

      A participação brasileira
      -------------------------
      Fomos para aprender, mas também ensinamos, e muito! Vale
      a pena saber o que mostramos lá. Eu mesmo não tinha idéia
      de que o Ministério da Saúde tem um projeto monstruoso,
      todo java-based.

      Sessão de fotos
      Afinal de contas, não é sempre que se tem a chance de se
      tirar uma foto com o James Gosling.

      --- cut here ---

      Aguardo vocês lá.

      Aufwiedersehen ...