rio.jug no JavaOne

  • Felipe Gaúcho
    Message 1 of 9 , Jun 2, 2009
    • Vinicius Mello Lima
      Message 2 of 9 , Jun 2, 2009
        Tive aula de java com o Clayton da foto do blog ^^.

        Vinicius Mello Lima
      • Vitor Fernandes
        Message 3 of 9 , Jun 2, 2009
          Pela cara da galera o macarrão não estava muito bom.

          2009/6/2 Vinicius Mello Lima <vinicius.ugf@...>

          Tive aula de java com o Clayton da foto do blog ^^.

          Vinicius Mello Lima

        • Carlos Moscoso
          Message 4 of 9 , Jun 2, 2009
            Afinal, o que são setop-box senão computadores baratos?

            A verdade é que sem incentivos governamentais quem não tem dinheiro pra comprar computador tambem não terá dinheiro pra comprar televisores capazes de rodar o middleware. Ou seja, essa iniciativa de SBTVD esta fadada ao fracasso por ignorar o papel das tecnologias atuais no futuro da comunicacao digital, uma vez que a interatividade (aspecto fundamental em se tratando de inclusão digital!) + compatibilidade com as tecnologias da internet estão sendo relegadas a um segunda plano.

            --
            Carlos Alexandre Moscoso
          • Felipe Gaúcho
            Message 5 of 9 , Jun 3, 2009
              bom, vocês aí do Rio tem o privilegio de estarem perto da PUC-RJ e
              terem pessoas do RioJug diretamente envolvidas no processo de
              estabelecimento da TV Digital no Brasil.. Paraíba é outro foco pelo
              que escutei aqui ... aproveitem este recursos e discutam ...

              IMHO: nao eh isso que tu falou :) claro que sempre vai ter politica e
              outros detalhes nao muito elegantes como o preço absurdo de hardware
              no Brasil, mas do ponto de vista técnico eu enxergo uma converg'encia
              entre o conteudo da internet e da TV e boas possibilidades no SBTVD ..

              Message 6 of 9 , Jun 3, 2009
                Felipe,

                Parabéns pela entrevista, as perguntas foram muito pertinentes.

                Ah, e eu estou em Vitória - ES. :)

                --
                Looking for a client application for this service:
                http://fgaucho.dyndns.org:8080/footprint-service/wadl

                --
                Carlos Alexandre Moscoso
              • Magno A. Cavalcante
                Message 7 of 9 , Jun 3, 2009
                  Carlos,

                  Eu acho que você não está bem informado sobre TV Digital no Brasil...
                  A implantação foi uma decisão do Governo Federal, que ficou explícita através de Decreto-Lei em 2006.
                  Agora não tem mais o que discutir, e sim implementar!

                  Tá certo que a especificação da parte Java saiu atrasada, mas ela vai se recuperar logo, com a dinâmina do mercado.

                  Dá nossa parte, temos que nos preocupar com o software envolvido, porque o hardware vai ser alavancado pelo governo e pela própria concorrência entre os fabricantes de set-up boxes.

                  Esta é uma grande oportunidade para os desenvolvedores, assim como foi o JavaME a uns 5 anos atrás.

                  [ ]'s,
                  -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
                  -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

[...]

                • Rafael Cotta
                  Message 8 of 9 , Jun 3, 2009
                    Queria conhecer um pouco mais da arquitetura de Java + TV Digital para
                    poder opinar.

                    Mas juntando a história do JavaME e dos set-top-boxes como
                    computadores baratos, me vem a pergunta: será que esse Java tão
                    especializado não vai morrer, assim como acontece com o J2ME que
                    esfriou na medida em que os aparelhos móveis ganham em sofisticação e
                    hardware?

                    Agora um set-top-box, no meu entendimento, tem um hardware modesto e é
                    caro. Mas daqui a um tempo, pelo mesmo preço, é possível que tenhamos
                    um set-top-box turbinado com um Core2 duo e 4gb de memória (quem há
                    alguns anos imaginava que um telefone teria 8gb?), com poder de
                    processamento de sobra pra rodar uma aplicação Java com tudo o que se
                    tem direito.

                    []s

                    Rafael Cotta
                    MSN: rfcotta@...
                    GoogleTalk: rcotta@...

                    2009/6/3 Magno A. Cavalcante <magno.riojug@...>

> [...]
                    >
                    > Esta é uma grande oportunidade para os desenvolvedores, assim como foi o JavaME a uns 5 anos atrás.

                  • Carlos Moscoso
                    Message 9 of 9 , Jun 4, 2009
                      Desculpa, mas não ficou claro o que exatamente estou mal informado. Se o projeto já está em fase de implementação e questões como interatividade e interoperabilidade com a internet ainda estão "em aberto" então só vem a corroborar o que eu disse, ficaram em segundo plano.

                      De fato não tenho envolvimento com essa iniciativa, e tudo que sei é baseado nas informações que vêm a público. E pelo que percebo esse projeto de TV Digital está dominado por um discurso muito bonito para o público, mencionando inclusão digital e oportunidades para nós desenvolvedores mas pelo perfil do nosso ministro Hélio Costa e as companhias que estão no controle da agenda, minha impressão é que a visão deles é suportar o modelo arcaico das radiodifusoras que veem na internet mais como risco aos seus negócios do que uma oportunidade.

                      Sinceramente, espero estar enganado mas no momento estou esperando por uma versão 2.0.