Continuação de download

  • Carlos Eduardo
    Message 1 of 5 , Apr 7, 2009
      Pessoal,

      Tenho uma aplicação no Tomcat, onde terei alguns arquivos disponíveis para download. Uma outra aplicação desktop fará download desses arquivos.
      Um dos requisitos é que seja possível a continuação do download do ponto onde foi interrompido. O meu escopo é somente a aplicação web.
      Alguém sabe se o Tomcat já faz esse trabalho de continuação de download, ou conhece alguma forma de fazer isso?

      Obrigado pela ajuda.
      Carlos Eduardo

    • Vitor Fernandes
      Message 2 of 5 , Apr 7, 2009
        Quem deve ser o responsavel é a sua aplicação Desktop. Não o Tomcat.

        Geralmente quando voce faz download de alguma coisa no site da sun,
        existe a sugestão de utilizar o download manager deles, que é feito em
        java.
        Da uma procurada no Google, acho que os fotes dele estão disponiveis.
        Assim voce pode usar como referencia na sua aplicação.

      • Vitor Fernandes
        Message 3 of 5 , Apr 7, 2009
          Ve se ajuda:

          http://www.notes411.com/dominosource/tips.nsf/0/480C4E3BE825F69D802571BC007D5AC9!opendocument

          2009/4/7 Vitor Fernandes <thevitu@...>:
> [...]
          > Da uma procurada no Google, acho que os fotes dele estão disponiveis.
          > Assim voce pode usar como referencia na sua aplicação.

        • Victor Hogemann
          Message 4 of 5 , Apr 7, 2009
            Carlos,

            Como o Tomcat suporta http 1.1 eu imagino que ele também dê suporte ao header Range, que é o que dá suporte a downloads parciais. Uma rápida olhada no Google me deu indícios para crer que sim...

            Sendo assim, para a continuação de downloads funcionar eu imagino que os requisitos básicos seriam:

            • Uma URL não muito complicada... sem muitos parâmetros GET pra reduzir as chances do gerenciador de downloads se embananar.
            • Caso autenticação seja necessária, nessa parte utilizar BASIC Autentication... Aquela que abre uma caixinha de diálogo no browser. Essa os gerenciadores de download conseguem utilizar, ao contrário da autenticação utilizando uma página.

            Se você tomar os dois cuidados acima, acredito que pouca coisa pode sair errado.

            Claro, se você não precisar de autenticação uma solução muito mais simples é copiar os arquivos para uma pasta e configurar um Apache para servir os arquivos... aí tudo iria funcionar sem problema nenhum, e com um mínimo de configuração. Além do Apache ser muito mais eficiente servindo arquivos estáticos que o Tomcat.

            [ ]s
            ----
            Victor Hogemann

            Message 5 of 5 , Apr 8, 2009
              Muito obrigado pela ajuda.

              Abs,
              Carlos Eduardo

              De: Vitor Fernandes <thevitu@...>
              Para: riojug@yahoogroups.com
              Enviadas: Terça-feira, 7 de Abril de 2009 18:20:38
              Assunto: Re: [riojug] Continuação de download