Excesso de Consumo dos recursos do sistema

  • Michael dos Santos
    Message 1 of 8 , Feb 28 5:52 AM
      Fala, galera...

      Peço uma ajuda um pouco grande:

      Sou programador a 8 anos, mas no Java tenho apenas 3 meses de
      prática; aqui na empresa temos um servidor (Core 2 Duo 6300, 2GB RAM,
      HD SATAII, Debian-Linux), que roda um site (com cerca de 1.000 acessos
      ao dia) todo em Servlet/JSP e alguns robôs. Estes bots varrem outros
      sites da internet em busca de informações que são atualizadas em nosso
      banco de dados para depois repassarmos aos nossos clientes pelo site.

      O problema é que, em alguns momentos, as atualizações do banco de
      dados (MYSQL) estão consumindo 100% da CPU. Isso derruba o site e os
      robôs que estão em outras Threads. Uso o driver mais novo do MYSQL
      para JDBC e acesso o banco por Pool de Conexões, DataSources... (tudo
      no TomCat 5.5.25)

      Alguém vê onde pode haver algum erro no código, alguma forma de
      limitar o uso da CPU... ou a solução é pôr o banco em outra máquina mesmo?

      Sendo necessária a utilização de um servidor dedicado ao banco de
      dados, qual seria a melhor "tecnologia"? Passo a usar Entity Beans
      (EJB3)? Ou mantenho no JDBC? Hibernate ajuda?

      Enfim, acho que dá p/ notar que estou meio perdido. Se alguém puder,
      me dê uma luz, mesmo que seja indicando um bom material sobre o assunto.

      Desde já agradeço a colaboração e a atenção,

      Michael dos Santos
    • Tiago Barcellos Peczenyj
      Message 2 of 8 , Feb 28 5:57 AM
        Michael,

        Se vc estiver usando Solaris ou OpenSolaris vc tem o recurso de Zones,
        onde vc pode dizer que determinada zona, que vai rodar o banco de
        dados, pode usar no máximo tantos % dos recursos da maquina.

        Agora o ideial seria vc verificar o motivo pelo qual vc tem esses
        picos e tomar uma atitude, de repente vc teria que implementar algum
        recurso de polling, etc, senão vc ter um Zone ou alguma
        para-virtualização pode esconder o problema com uma peneira.

        2008/2/28 Michael dos Santos <michaelesse@...>:
> [...]
        > me dê uma luz, mesmo que seja indicando um bom material sobre o assunto.
        >
        > Desde já agradeço a colaboração e a atenção,

        Tiago B Peczenyj
        Linux User #405772

        http://peczenyj.blogspot.com/
        "what does not kill us makes us stronger"
      • Joao Nassar
        Message 3 of 8 , Feb 28 6:04 AM
          eu colocaria o banco de dados separado das outras aplicacoes.

          Abracos

          Joao nassar

          --
            º\||_____||/º
          __(O|||||||O)__

          Joao Ricardo Nassar M. Dias
          Tel.: (21) 8879-1883
        • Marcelo Moreira Tavares
          Message 4 of 8 , Feb 28 9:51 AM

            Alguns passos que voce pode seguir:

            1. Utilizar o banco de dados separado;
            2. Fazer algum tuning na sua aplicação: Verificar queries pesadas ou desnecessárias.
            3. Fazer algum tuning de configuração do pool de conexões: Número máximo de conexões, iniciar o pool já com uma configuração adequada, etc...
            4. Fazer algum tuning de configuração no servidor de aplicação: Número de threads, tamanho da fila, timeout, uso de memória, etc.
            5. Alterar a aplicação para evitar uso de banco de dados, aplicando algum nível de cache. O Hibernate pode ajudar nisso.

            Bem, acho que de início tem bastante trabalho, se nada disso resolver tente realizar algum profiling ou estudo de escalabilidade de seu ambiente.

            Grato,

            2008/2/28 Michael dos Santos <michaelesse@ gmail.com>:

> [...]
            banco de
            > dados (MYSQL) estão consumindo 100% da CPU. Isso derruba o
            ProductID="em outras Threads. Uso" w:st="on">em outras Threads. Uso o driver mais novo do MYSQL

            target="_blank">http://www.riojug. org
            target="_blank">riojug-owner@ yahoogroups. com

[...]

          • Andre Fonseca
            Message 5 of 8 , Feb 29 3:57 AM
              Michael,

              Não acho que seu problema seja maquina. Talvez possa ser uma questão
              de concepção e arquitetura.
              Pelo que eu entendi, sendo bem simplista, você tem uma aplicação web
              que permite consultar os dados recolhidos de outros sites na internet.
              Estas informações são coletados por programas javas "standalone" que
              ficam monitorando sites. Quando existe algo diferente eles, colhem a
              informação desejada e atualização o banco de dados.

              Se entendi corretamente, um bom lugar para começar a olhar seria o
              código destes "robots". Outro ponto seria verificar, dentro dos seu
              requisitos, qual seria a taxa de atualização destas informações
              (instantânea, a cada 2 minutos, a cada 1 hora, etc).

              Pode ser que os seus robos estão quase que todos juntos acessar ao
              banco de dados ao mesmo tempo. Isso realmente vai demandar muito
              recurso da sua maquina. Uma solução seria criar uma fila, onde cada
              robot colocasse sua atualização e um processo unico realizasse as
              atualizações. Outra seria trabalhar com um esquema de tarefa agendada,
              onde cada robo executaria seu procedimento em momentos diferentes.

              Aproveitando o gancho, isso acontece muito quando esquecemos de
              analisar a aplicação como um todo antes de iniciar a fase de
              concepção. Não sou a favor de realizar otimizações prematuras mas soou
              a favor de um bom levantamento onde questões de tempo de resposta,
              numero de acessos esperados, quantidade de acesso simultâneo a base,
              etc são respondidas e com isso a definição de arquitetura fica mais
              direcionada.

              Outra coisa que um aumento de parque - maquina, hardware, etc- tem um
              efeito pouco significativo se compararmos com o efeito de uma boa
              arquitetura.

              Parafraseando uma pessoa com qual trabalhei, Jorge Bacar, nada
              substitui um bom algoritmo.

              Mais considerações deixo para o Guilherme e o Calçado que tem mais
              experiência na area fazer.

              Abraços e espero ter te ajudado
              Andre Fonseca

              --
              Abraços Sinceros e Agradecidos
              Andre Fonseca
              Message 6 of 8 , Feb 29 11:28 AM
                2008/2/29 Andre Fonseca <aoqfonseca@...>:
> [...]
                > numero de acessos esperados, quantidade de acesso simultâneo a base,
                > etc são respondidas e com isso a definição de arquitetura fica mais

                Você quis dizer fase de construção e não de concepção?

                Abraço,
                Luiz
              • Andre Fonseca
                Message 7 of 8 , Mar 3, 2008
                  Luiz,

                  Creio que seja construção mesmo. Obrigado pela correção.

                  Abraços
                  Andre Fonseca

                  Message 8 of 8 , Mar 3, 2008
                    Guilherme,

                    Estou esperando um artigo seu sobre o assunto.

                    Abraços
                    Andre