RE: [riojug] Java no Playstation 3

  • Bruno Torres Goyanna
    Message 1 of 12 , Jan 5, 2008

      Givaldo,

      o meu aqui em casa ta com Ubuntu instalado e Java. Mas o Linux ainda nao esta aproveitando 100% do processamento do PS3, o pessoal esta otimizando o kernel ainda.

      Outro problema é que as JVM disponiveis para PPC nao sao muito boas, e outra limitação chata é ter apenas 256MB de memória para rodar o SO + JVM, mas tem gente rodando até eclipse.

      []s,
      Bruno

      Message 2 of 12 , Jan 5, 2008
        Pessoal,
        Eu tenho conhecimento da utilização plena do PS3, na Petrobras, para realizar
        processamento de dados sísmicos. Se vcs tiverem interesse posso procurar saber mais
        desse projeto na Petrobras.

        Lembrando que a Petrobras não está usando somente os processadores CELL, está efetivamente
        utilizando os consoles PS3.

        Abraços!
        Fred

        Message 3 of 12 , Jan 6, 2008
          Olá pessoal, só para eu entender:

          porque utilizar o Java em playstation se um micro é muito mais potente e mais barato?

          Não é um provocação: é dúvida mesmo. De repente tem alguma vantagem que eu desconheço.
          Quais seriam os benefícios?

          Saudações a todos,
          Josir Gomes

        • Bruno Luiz Pereira da Silva
          Message 4 of 12 , Jan 6, 2008
            O processador do PS3 é bem potente, e a compra do PS3 acaba saindo bem mais em conta do que comprar servidores convencionais. O PS3 já vem sendo utilizado em clusters de pesquisa em vários lugares, e muitas pessoas já instalam Linux e colocam o PS3 como nós de processamento distribuído.

            O erro estava na sua premissa de que "um micro é muito mais potente e mais barato". As 2 afirmações estão erradas ;)

            Abraços,

            Bruno

            blpsilva@...
            http://brunopereira.com.br
          • Victor Hogemann
            Message 5 of 12 , Jan 7, 2008
              Na boa,

              Comprar máquinas com slots PCIExpress e SLI, mais algumas placas de vídeo High end da nVidia não teria um custo benefício maior, além de oferecer um caminho de upgrade/expansão melhor definido (a nVidia oferece um kit de desenvolvimento C/C++ para usar os seus GPUs pra processamento vetorial)? Isso sem falar em suporte, manutenção, facilidade de desenvovimento...

              O que vai acontecer quando o PS3 não atender mais as necessidades deles? Vão jogar tudo fora, incluindo o código, e começar tudo de novo pro PS4? Sim, porquê não existe absolutamente a menor garantia deles serem compatíveis entre si...

              Além disso, que eu saiba o Linux roda dentro de uma VM no PS3, isolado das unidades de processamento vetorial... A Sony fez isso pra evitar o desenvolvimento de jogos "livres". Então, ou a Petrobrás teve acesso ao kit de desenvolvimento oficial da Sony, ou então não estão usando nem 10% da capacidade do PS3.

              De qualquer forma, isso me cheira a lenda urbana. E se for verdade mesmo, é um tremendo desperdício de dinheiro... o que vindo da Petrobrás não seria de todo estranho.

              :-P

              --
              Victor Guilherme Hogemann
              http://victor.hogemann.eti.br
              Message 6 of 12 , Jan 7, 2008

                Nao é o PS2 que eles estao usando nao?

                Eu sei de empresas que tem varios PS2 em rede fazendo processamento, mas do PS3 eu nao conheco nenhum caso ainda.

                Se for verdade, eles nao devem estar rodando linux, mas sim um aplicativo native para PS3, como o Folder (que vem no PS3 para calculo de moleculas).

                []s,

                Bruno

[...]

                  Rafael Carvalho
                  MOC Team - 3Jane
                • Gabriel Corrêa
                  Message 8 of 12 , Jan 7, 2008

                  • Mauricio Almeida
                    Message 9 of 12 , Jan 7, 2008

                      Unicamp usa PlayStation 3 para realizar pesquisas:

                      http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL146410-6174,00-UNICAMP+USA+PLAYSTATION+PARA+REALIZAR+PESQUISAS.html

                      Eh mt mais barato do q um supercomputador de marca e mt mais potente para calculos cientificos do q um PC comum.

                      Message 10 of 12 , Jan 7, 2008
                        Desculpem, enquanto escrevia meu email nosso amigo Rafael foi mais rapido no gatilho! :)

                        On Jan 7, 2008 12:28 PM, Mauricio Almeida <perninha@...

                        Message 11 of 12 , Jan 7, 2008
                          Eu não sei dos detalhes da configuração, mas é claro que para uso geral não dá para substituir um PC normal pelo PS3. Principalmente pela questão da memória, que é muito mais limitada no PS3.

                          Agora, que existem problemas cujo processamento é atendido com melhor custo-benefício através do PS3 do que por um PC normal, não parecem restar dúvidas. Eu não tenho as informações dos custos envolvidos nestes clusters de PS3, mas certamente estes centros realizaram previamente os estudos e concluíram que o uso seria interessante.

                          Para o uso de um desktop por um indivíduo, um processador potente mas com apenas 256 MB de memória não atende bem. Mas num cluster com N máquinas onde cada PS3 será um nó de processamento distribuído, estes 256 MB podem ser suficientes para atender às necessidades de vários problemas reais.

                          Para podermos criticar o uso disto, precisaríamos de um estudo de caso detalhado com fatos em vez em boatos, mas me parece óbvio que topologias com uso de PS3 fazem sentido para alguns campos de pesquisa. Vamos aguardar mais informações para termos um discernimento maior.

                          Abraços,

                          Bruno