Re: Re: [riojug] Duvida - Listar arquivos de diretór io

  • André Alves
    Message 1 of 1 , Jan 31, 2003
          Olá Luciano!!!
          Acho que a lógica abaixo pode te ajudar um pouquinho...

          File file_Diretorio = new File("caminho para o seu diretório"); //por ex.: "c:/temp"
          File[] fileArquivos = file_Diretorio.listFiles(); //a variável

          int iTamanhoLista = 0;
          if(fileArquivos != null)
          {
            iTamanhoLista = fileArquivos.length;
          }
          //nesse ponto iTamanhoLista tem a quantidade de arquivos/diretórios da lista

          //esse for serve para percorrer a lista de arquivos/diretórios
          for(int iCount = 0; iCount < iTamanhoLista; iCount++)
          {
            //aqui será impresso na tela o nome de todos os arquivos/diretório da lista recuperada
            System.out.println(fileArquivos[iCount]);
          }

      Se você quiser filtrar que, se por exemplo, a lista só deve conter arquivos, você poder construir uma classe de filtro, como por exemplo a classe abaixo abaixo:

      class Filtro implements FileFilter
      {
        public boolean accept(File filePAarquivo)
        {
          //verifica se é um arquivo
         if(filePAarquivo.isFile())
          {

            return true;
          }
          else
          {
            return false;

          E você deve substitui a linha
              File[] fileArquivos = file_Diretorio.listFiles(); //a variável
          por:
              File[] fileArquivos = file_Diretorio.listFiles(new Filtro()); //a variável

          Se você quisesse, que por exemplo, só retorna-se os aquivos com exntesão .txt, você poderia fazer a alteração na classe Filtro, como mostrado abaixo:
[...]
            if(filePAarquivo.getName().endsWith(".txt"))
            {
              return true;
            }
            else
            {
              return false;
          else
          {
            return false;

          Qualquer dúvida quanto ao código é só entrar em contato. Espero ter ajudado....
          Uma abraço,

      André Francisco Alves
      Coordenador de Desenvolvimento - Opensoft Informática
      fone: +55 41 242-4493