Loading ...
Sorry, an error occurred while loading the content.

Re: [riojug] [off-topic]Controle da Internet

Expand Messages
  • Anderson Boechat
    Pois é. Sem querer estender esse assunto, pois não é o tema dessa lista, mas o que vai acontecer é os chamados Laranjas Viturais! É claro que para uma
    Message 1 of 2 , Nov 7, 2006
    • 0 Attachment
        Pois é. Sem querer estender esse assunto, pois não é o tema dessa lista, mas o que vai acontecer é os chamados Laranjas Viturais! É claro que para uma pessoa mais entendida na questão tecnica, burlar esse medida será extremamente facil. Um cracker poderá muito facilmente roubar a identidade virtual de alguém e sair por ae fazendo merda.
       
        Isso é uma coisa tão imbecil que dá raiva. Não simplesmente pelo fato de perdemos nossa privacidade na rede mas também pela ignorancia absurda de politicos e entidades sobre questões tecnicas. Essas pessoas não tem noção de como esta medida será inutil e o quanto de transtornos e prejuizos trará para a sociedade.
       
        Para finalizar, concordo com o Fancis. Devemos nos manifestar sobre esse assunto de alguma forma.
       
        Abraços
       
      On 11/6/06, Francis Martins <joseth_desc-riojug@...> wrote:

      Pessoal,

          Projeto de Eduardo Azeredo, suspeito de ser o verdadeiro iniciador do Valerioduto. Apesar de ter pesquisado no site do senado, nao consegui achar o texto FINAL do substitutivo que será votado amanha. Se alguem achar por favor mande pra mim.
          Este projeto nao traz nenhuma vantagem para o usuário comum, apenas para os grandes bancos e operadoras de cartao de credito por tipificar os crimes contra elas. Alias, as operadoras de cartao de credito ja declararam que estao "andando" para as clonagens, pq os lucros superam em muito os prejuizos com essas fraudes, tanto que elas nunca se manifestaram com tanta forca como a industria fonográfica.
          Claro que a liberdade na internet nao é um ponto de importancia para a população brasileira como um todo, pois a maioria nao tem acesso a internet, mas para nós que usamos e abusamos dela para nos reunir e comunicar é muito serio. Imaginem um big brother olhando tudo q vc faz online e  esse log vazando e mostrando tudo que vc tenta fazer anonimamente, mesmo q legalmente ?? Se a votação do senado ja foi vazada, e os sigilos bancarios são quase um queijo suiço, esse log seria PIOR do que a passada censura.
          Esse log deverá ser armazenado por 3 anos nos provedores, isso gerara custos altissimos, pois imagine o conteudo de cada chat, de cada site e de cada imagem q vc acessa qndo esta online ??? sao megas e megas por dia por usuario. Adivinhem quem pagará a conta ???
          Isso nao é uma corrente, mas acho q vale a pena ser divulgada para todos que usam a internet no seu dia-a-dia, se vc nao divulgar algo realmente ruim pode aconter ...

          []s
          Francis

      -------------------- reportagem sobre o projeto no senado
      http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=59325&codAplicativo=2
      ----------------------------------
      http://br.news.yahoo.com/061106/25/1ar1p.html
      ----------------------------------
      Projeto de lei no Senado prevê controle da Web brasileira

      Agência Estado
      O Senado brasileiro discute na quarta-feira, em reunião da Comissão de Constituição e Justiça, um projeto de lei que prevê o controle do acesso à internet, a exemplo do que se pretende estabelecer na China, um dos países que mais controla o uso da rede.

      Conforme o projeto, cujo relator é o senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, qualquer usuário precisaria se identificar quando acessasse a internet ou qualquer outra aplicação como o acesso a e-mail ou a criação de blogs.

      Dessa forma seria possível monitorar precisamente o que cada usuário faz quando está online, sabendo que sites visita ou que tipo de arquivos está baixando da rede, como músicas ou filmes.

      Além de extinguir a privacidade, o projeto prevê fazer do acesso não identificado crime passível de reclusão de dois a quatro anos. Provedores de acesso ficariam responsáveis pela veracidade dos dados cadastrais dos usuários e seriam sujeitos às mesmas penalidades.

      Dados cadastrais

      Para obter o acesso à internet, os usuários precisariam fornecer dados pessoais comprovados como nome completo, endereço, número de telefone, RG, e CPF aos provedores de acesso.

      A favor do projeto estariam administradoras de cartões de crédito e bancos. Procurada pela reportagem, no entanto, a assessoria de comunicação da Febraban - Federação Brasileira dos Bancos, afirmou que não irá comentar o projeto por enquanto.

      Os provedores de internet são contrários à medida, que estabeleceria um novo encargo burocrático para os provedores. Analistas também criticaram a justificativa do projeto, de extinguir a privacidade dos internautas brasileiros, já que suspeitos de crimes digitais podem ser rastreados e identificados por meio do seu endereço IP (internet protocol), número que é atribuído a cada usuário no momento em que ele acessa a internet.

       


      Novidade no Yahoo! Mail: receba alertas de novas mensagens no seu celular. Registre seu aparelho agora!




      --
          Atenciosamente,
          _____________________
          Anderson Boechat Lopes
    Your message has been successfully submitted and would be delivered to recipients shortly.