Re: [riojug] Java em pequenas empresas é viável?

  • Andre Fonseca
    Message 1 of 5 , Aug 2, 2006
      Guilherme,

      Não gosto de pensar em Java como uma questão de pequena ou grande empresa. Prefiro pensar em java para soluções grandes ou pequenas.

      Java, como você mesmo disse, é uma plataforma com bastante recursos e com isso acaba ficando complexa e bem pesada de implementar. Outras soluções, como ruby on rail são boas opçoes quando se tem em vista algo menos complexo e ágil.

      Sendo assim, acho que uma pequena empresa pode usar sim Java desde que se tenha em mente esta questão doque deseja fazer: soluções corporativas complexas ou sistemas de média a pequeno porte ageis.

      Abraços
      Andre Fonseca

      On 8/2/06, Guilherme Chapiewski <gc@...> wrote:

      Pessoal,

      Todos nós sabemos que a plataforma de desenvolvimento Java é talvez a mais
      rica em recursos e funcionalidades para websites e webservices. O custo disso
      é que para desenvolver softwares com qualidade é necessário ter profissionais
      bem experientes e qualificados. E profissionais qualificados normalmente
      custam caro.

      Pelo que eu vejo por aí é muito difícil encontrar profissionais recém
      formados com capacidade de atuar em projetos Java a pleno vapor. Com
      tecnologias mais simples como PHP ou Ruby on Rails é possível reduzir
      consideravelmente a curva de aprendizado e tornar o profissional produtivo em
      bem menos tempo.

      Então, configurou-se um dilema.

      As perspectivas da empresa são de muito crescimento e que em breve vários
      produtos interessantes e inovadores sejam disponibilizados em forma de
      webservices ou websites. Porém a equipe ainda é pequena (6 developers) e
      todos eles são desenvolvedores com outras especialidades não-web (C, C++,
      Shellscript, etc). Sem contar que os recursos financeiros são limitados.

      Java parece tecnicamente a melhor solução para esta situação porém sabe-se
      que a curva de aprendizado é maior do que algo como um Ruby on Rails da vida.
      E para uma pequena empresa tecnologia mais fácil significa profissionais mais
      baratos. E desta forma a empresa poderia contratar mais funcionários e
      aumentar sua capacidade de produção.

      A pergunta é a seguinte: dados todos estes aspectos e pela experiência de
      vocês, vocês acham que Java é uma tecnologia adequada para pequenas empresas?
      Neste caso não seria mais viável pensar em soluções como Ruby on Rails ou
      PHP?

      Agradeço suas opiniões.

      Abraços,
      Guilherme

      --
      Abraços Sinceros e Agradecidos
      Andre Fonseca
      Message 2 of 5 , Aug 2, 2006
        Gostaria de acrescentar um outro aspecto que tenho observado no mundo Java :

        a proliferação  de fábricas de software e sem querer questionar a
        relação custo/benefício desse solução temos que um dos efeitos que ela provoca é que

        cada vez + mais se abrem opções para profissionais com 3 anos no mínimo de experiência e cada vez com a exigência do domínio de determinadas tecnologias, determinados frameworks, ao meu ver visando principalmente a ocupação de postos específicos dentro dessa "máquina" de produzir componentes e a reduzir custos com a formação de pessoal e obtenção de resultamos imediatos, ou seja não dá para esperar o profissional dominar a tecnologia, ele tem que entrar de imediato no processo produtivo.

        Com tecnologias mais leves e com uma curva de aprendizado menor é possível para as organizações investirem em profissionais júniores ou bancar em ternos de tempo e de custos de formação a migração da equipe existente para a nova tecnologia adotada.

        João Carlos

      • Marco Catunda
        Message 3 of 5 , Aug 2, 2006
          Guilherme,

          Eu tenho um outro ponto de vista, o problema não é a utilização de Java,
          no meu ponto de vista, o problema é a complexidade do projeto. Se o projeto
          for pequeno e/ou simples, vc pode usar recursos baratos. Mas se for um projeto
          grande e/ou complicado, vc deve usar recursos com mais experiencias e
          qualificados. Isso independe de qual linguagem ou tecnologia irá adotar.

          Geralmente Java é usado para projetos com um certo grau de complexidade,
          daí a necessidade de ter recursos mais experiente e qualificados. Mas, na
          minha visão, essa necessidade é muito mais pelo projeto do que pela
          linguagem.

          Respondo a pergunta seria sim se a pequena empresa estiver envolvida
          num projeto complexo e não se a pequena empresa estiver envolvida num
          projeto simples.

          --
          Marco Catunda

        • Joao Nassar
          Message 4 of 5 , Aug 3, 2006
            Concordo plenamente com o colega.

            O problema nao reside na linguagem, e sim no tamanho e complexidade do projeto.

            Abracos

            joao nassar

            Joao Ricardo Nassar M. Dias
            Tel.: (21) 8879-1883
          • Mauricio Sennos
            Message 5 of 5 , Aug 3, 2006
              Caríssimos colegas,

              alguém aí já trabalha com as versões novas do Eclipse e do Exadel?

              Atualizei meu projeto hoje para uso da versão nova dos dois e tive que voltar atrás e continuar o uso da dupla Eclipse 3.1 + Exadel 3.6.

              A quantidade de erros de falta de memória e de "PergGem Space" é insuportável!

              Tentei configurar o eclipse com as opções de mais memória e não obtive sucesso.

              Alguém sabe uma configuração com a versão nova do Exadel que funcione de forma decente?

              Desde já agradeço a atenção de todos!

              Yahoo! Search
              Música para ver e ouvir: You're Beautiful, do James Blunt