Re: [riojug] Portais

  • Daniel Fernando da Silva de Castro
    Message 1 of 30 , Jul 31, 2006
      Fala Ximenes ,

      Beleza cara?
      Aqui no trabalho a gente usa o string beans, acho que pelo material do site da para usar todos os recursos dele, so que algumas classes devem ser re-implementadas  para funcionarem melhor de acordo com o projeto que estiver trabalhando.

      Algumas coisas nele são meio ruins como a implementação de negócio em jsps, isso prejudica um pouco o desenvolvimento com ele, mas entendendo o código que está nos .jsp o resto é bem simples.
    Message 2 of 30 , Aug 1 3:50 AM
      Alessandro,

      Eu dei uma olhada no Jetspeed e no Liferay e confesso que,
      do pouco que olhei, fiquei assustado com tanta complexidade.
      Mas como tudo em Java, para mim, é complexo... Já estou
      ficando acostumado.

      A grande dificuldade é refazer o layout do portal para que não
      fique com o jeitão default do portal. A idéia é termos isso com
      página de entrada num site interno de uma empresa.

      Você mencionou que o JBoss possui um pequeno catalogo
      de portlets e outros portais possui um melhor catalogo. Mas,
      portlets não é um padrão? Eu não poderia usar em varios
      portais? Pelo menos foi isso que me venderam em alguns
      artigos que li a respeito.

      Para mim, o grande diferencial do uso de portais são os portlets,
      mas, se na prática, não temos isso. Quais seriam as vantagens
      de usar portais?

      --
      Marco Catunda

      Marco Catunda wrote:

[...]

      Internal Virus Database is out-of-date.

      Marco Catunda
    • Marco Catunda

        Marco Catunda wrote:

[...]

        Checked by AVG Free Edition.

        Marco Catunda
      • Levi Modesto de Sá

          Message 5 of 30 , Aug 1 7:35 AM

            Na verdade o BEA Weblogic Workshop é a IDE de desenvolvimento da BEA, onde você pode desenvolver a solução do portal. A ferramenta de portal da BEA é o BEA Weblogic Portal. Esta solução é usada para portais corporativos e exige um certo nível de Customização. MAS a BEA apresenta agora uma outra plataforma chamada Aqualogic. Nela tem um produto chamado ALUI (Aqualogic User Interaction) que é uma suite de vários produtos onde fornece uma solução completa de desenvolvimento de portais com vários portlets. A construção do portal fica bem simples com ele.

            Re: Portais

            Posted by: "Levi Modesto de Sá" levimodesto@...   levimodesto

            Tue Aug 1, 2006 5:43 am (PST)

            A empresa que trabalho está querendo implantar ano que vem o Portal da BeA.
            chamado BEA Weblogic Workshop. Alguem conhece?

            --
            Impossível é frequentemente o que não tentamos...
          • Alessandro Coelho Ribeiro
            Message 6 of 30 , Aug 1 7:37 AM
              Marco,

              o catálogo básico de portlets faz parte da infra-estrutura do software de portal.  Alguns serviços básicos como exibição de feeds RSS ou interface para um sistema de busca poderiam vir na instalação do software de portal.  Alguns softwares de portal Open Source como o Liferay possuem um amplo catálogo de portlets.  Outros, como o JBoss Portal, têm um catálogo muito pequeno e você provavelmente vai precisar instalar portlets externos.

              É claro que você pode instalar os portlets disponíveis no Liferay, no eXo e no Jetspeed no JBoss Portal, quando estes seguirem estritamente o padrão JSR-168.  Entretanto, em muitos casos, mesmo seguindo o padrão e a JSR-168 definir um esquema de componentização de aplicações de portlets, os próprios softwares de portal não utilizam a componentização da melhor forma possível para o catálogo de portlets padrão.  É comum, por exemplo, que o código binário para a implementação de 1 portlet específico esteja no mesmo JAR do container de portlets ou que a configuração de vários portlets esteja definida no mesmo arquivo.  Então, se para copiar um portlet do Liferay ou do eXo para o JBoss Portal, em muitos casos, o ideal seria apenas ter de copiar o WAR da aplicação de portlet de um portal para outro.  Na prática, o trabalho pode ser bem maior.  Você pode ter de extrair as classes utilizadas no portal e criar o seu próprio JAR para encapsular as classes específicas do portlet que deseja mover.  Você também pode necessitar extrair de um arquivo portlet.xml contendo a descrição de vários portais, um arquivo portlet.xml menor, contendo apenas a descrição do portlet que você quer utilizar.  Em resumo: copiar um portlet do catálogo básico de um portal para outro portal é possível mas pode ser muito, muito trabalhoso.

              []s,

              Alessandro Ribeiro
              alessandro.ribeiro@...
              Integritas Tecnologia - Soluções Abertas

              É possível instalar a maioria dos portlets existentes em outro software de portal no JBoss Portal, por exemplo.

                Message 8 of 30 , Aug 1 4:28 PM
                  Alessandro,

                  Se isso acontece na pratica, qual seria vantagem de usar os portais?
                  Para mim, a grande vantagem seria exatamente o uso de portlets
                  externos.

                  --
                  Marco Catunda

                  Message 9 of 30 , Aug 1 6:45 PM
                    Marco,

                    não escrevi que é difícil instalar qualquer tipo de portlet externo em um sotware de portal.  O que escrevi é que, freqüentemente, é difícil instalar os portlets que fazem parte de um software de portal em outro software de portal.  Por exemplo, não é muito fácil copiar um dos portlets padrão do Liferay e instalá-lo no JBoss.  Certamente é muito mais fácil instalar um portlet externo, tal como o PortletBridge (www.portletbridge.org), que não faz parte da instalação de nenhum sistema de portal.

                    []s,

                    Alessandro Ribeiro
                    alessandro.ribeiro@...

                    Marco Catunda wrote:

[...]

                  • Rodrigo Golin Buzzatti
                    Message 10 of 30 , Aug 1 7:02 PM

                      Marco,

                      Os benefícios relacionados ao uso de uma ferramenta de portal vão muito além do uso de portlets. Listo os mais importantes na minha visão:

                      - Integração com serviços de diretório via LDAP, facilitando Single Sign On

                      - Construção de acesso as aplicações por perfis de grupos de usuários sem necessidade de codificação

                      - Apoio a localização de conteúdo (localização em várias línguas)

                      - Gestão de conteúdo

                      - Gestão de conhecimento - ferramentas para trabalhar conteúdo estruturado e não estruturado em equipe e por perfis de usuários

                      - Padronização da interface com o usuário

                      Isto é verdade para alguns pacotes como BEA Weblogic Portal (muito bem descrito pelo Elber), SAP Enterprise Portal, IBM WebSphere Portal Server, Vignette Application Portal. Mas lembre-se que as licenças não são baratas, giram em torno de U$ 55K por CPU (preço de lista) e portanto você tem que ter muito$ bons motivos para utilizar um portal que vão muito além de usar portles por si.

                      [],s

                      Rodrigo Buzzatti

                      Marco Catunda wrote:

[...]

                      Este documento pode incluir informação confidencial e de propriedade restrita da Neoris e apenas pode ser lido por aquele(s) a qual o mesmo tenha sido endereçado. Se você recebeu essa mensagem de e-mail indevidamente, por favor avise-nos imediatamente e apague a mensagem recebida. Quaisquer opiniões ou informações expressadas neste e-mail pertencem ao seu remetente e não necessariamente coincidem com aquelas da Neoris. Este documento não pode ser reproduzido, copiado, distribuído, publicado ou modificado por terceiros, sem a prévia autorização por escrito da Neoris.

                      Este documento foi checado contra vírus. Visite nosso website www.neoris.com.

                    • Conrad Peres
                      Message 11 of 30 , Aug 2 9:55 AM
                        Senhores,

                        Na verdade o problema é totalmente diferente, a modelagem aqui esta da seguinte forma, eu tenho 3 classes ProjetoDTO, SecaoDTO e ArtigoDTO,

                        public class ProjetoDTO extends Serializadora{

                             private long id;
                            private String titulo;
                            private String descricao;
                            private ArrayList secoesDTO;
                        }
                        public class SecoesDTO extends Serializadora{

                            private long id;
                            private String titulo;
                            private String descricao;
                            private long projetoId;
                            private ArrayList artigoDTO;
                        }

                        public class ArtigoDTO extends Serializadora{
                            private long id;
                            private String titulo;
                            private String descricao;
                            private int secaoId;
                        }

                        Então eu faço 3 select's nas DAO's, e ai eu junto essas 3 lista em uma só, que chama-se listProjetos, ai lá no jsp, eu chamo da seguinte forma:

                        <c:forEach var="listProjetos" items="${listProjetos}">
                               <c:out value="${listProjetos.titulo}"/>
                                <c:out value="${listProjetos.secoesDTO}"/>
                               <c:out value="${secoesDTO.artigoDTO.titulo}"/>
                        </c:forEach>

                        os projetos são retornados corretamente, pois eu estou chamando diretamente o atributo da classe contido na lista listProjetos, só que dentro da listProjetos eu tenho outra lista (secoesDTO), e dentro dessa lista de seções eu tenho outra lista (artigoDTO).

                        quanto eu executo essa linha aqui:  <c:out value="${listProjetos.secoesDTO}"/> ele não me retorna os titulos, o que faz sentido, retorna o objeto com endereço de memória (br.com.susep.ibDoc.dto.SecoesDTO@18e754c) ,  mas se eu chamo dessa forma: <c:out value="${listProjetos.secoesDTO.titulo}"/>, ou seja a lista de seções dentro da lista de projetos, ele me retorna o seguinte erro:

                        The "." operator was supplied with an index value of type "java.lang.String" to be applied to a List or array, but that value cannot be converted to an integer.

                        Ainda estou aprendendo a mexer com JSTL então agradeceria uma ajuda, sei que isso é básico mas ainda estou aprendendo JSTL.

                        Obrigado
                        Aguardo Resposta
                        Conrad Peres.

                        Message 12 of 30 , Aug 2 11:52 AM
                          Alexandre,

                          blz, não se preocupa mais não, fiz como falou e deu certo...

                          Abs
                          Conrad Peres.

                            Message 14 of 30 , Aug 2 3:42 PM
                              Rodrigo,

                              Vc tocou num excelente ponto a qual eu gostaria de entender melhor.
                              Eu concordo com todos esses beneficios, pelo menos é que lemos
                              nos diversos artigos encontrados na NET a respeito de portais.
                              Mas na prática, a impressão que tenho, é que nós conseguimos alguns
                              desses beneficios, senão todos, de uma maneira muito mais simples
                              do que usando portais.

                              Essa é a impressão que eu tenho. Tenho que estudar mais um portal
                              e usa-lo realmente para amadurecer essa opnião.

                              --
                              Marco Catunda

                              Marco Catunda wrote:

[...]

                            • Antonio Carlos de Souza
                              Message 15 of 30 , Aug 3 5:31 AM
                                Conrad,

                                    A qustão é q ${listProjetos.secoesDTO} é um List e não um objeto do List.
                                    Tenta o seguinte:
                                <c:forEach var="projetoDTO" items="${listProjetos}">
                                    <c:out value="${projetoDTO.titulo}"/>
                                        <c:forEach var="secoesDTO" items="${ projetoDTO.secoesDTO}">
                                            <c:out value="${secoesDTO.titulo}"/>
                                            <c:forEach var="artigoDTO" items="${secoesDTO.artigoDTO}">
                                                <c:out value="${ artigoDTO.titulo}"/>
                                            </c:forEach>
                                        </c:forEach>
                                </c:forEach>
                                []s,
                                AC

                                On 8/2/06, Conrad Peres wrote:
                                [...]
                              • Conrad Peres
                                Message 16 of 30 , Aug 3 6:21 AM
                                  Já tinha conseguido cara, mas muito obrigado pela ajuda, mas consegui por causa de uma dica anterior que havia me dado, brigado vc é 10!

                                  Abs
                                  Conrad Peres.

                                  ------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- ------
[...]

                                  On 8/2/06, Conrad Peres wrote:
                                  [...]

                                • Ximenes - ISM
                                  Message 17 of 30 , Aug 3 7:08 AM
                                    Marco,
                                    desculpe o atraso, estava "enjaulado em cliente" e não consegui visualizar as msgs da lista...
                                    bem , instalei o SB e é bem fácil ele, no momento estou apenas pesquisando, e estou pensando em por em prática em um projeto particular; mas acho q tem gente, inclusive da lista, que usa ele bem. Podem falar um pouco mais dele???

                                    Rodrigo Buzzatti,
                                    uma dúvida: o benefício de gestão de conteúdo e conhecimento no qual falou poderia ser solucionado fora o uso de portlets ??? Como ?? Poderia explicitar melhor? O restante concordo plenamente contigo. :)

                                    Jean Ximenes

                                    Message 18 of 30 , Aug 3 10:17 AM
                                      Vê se ajuda...
                                      http://www.learntechnology.net/struts-nested.do