9827Re: [riojug] Artigo: O VB.NET não é uma linguagem OO. Nem o Java...

  • Phillip Calçado
    Dec 1, 2004
      Oi,

      On Wed, 1 Dec 2004 01:49:29 -0200, Aderson Bastos <aderson@...> wrote:

      > O fato de escrever um "programa" em Java com uma única classe e um único
      > método, precisar ser melhor explicado. A começar explicando o que seria esse
      > programa, pois é inviável desenvolver uma aplicação de verdade desta forma;
      > outro fato é que existe a quebra de vários paradigmas com esse tipo de
      > desenvolvimento. A verdade é que ninguém desenvolve desta forma e tampouco
      > desenvolverá! Outro fato a ser registrado é que sempre existirão bons e maus
      > programadores e isto independe da linguagem!

      Estou me sentindo um alienígena... vocês nunca pegaram de 'herança' um
      sistema com duas ou três classes que fazem TUDO? Nossa, isso acontece
      comigo o tempo todo....refactoring nele!

      Bem, mas é possível *sim*, isso não é questionável. Se reutilizar
      objetos em uma biblitoeca for considerado OO, VB semrpe foi OO.

      > Lidamos no dia-a-dia com desenvolvimento em camadas (n-tier), frameworks,
      > design patterns... eu não posso aceitar, como argumento, que seja possível
      > desenvolver uma aplicação da forma acima citada.

      O uso de frameworks, principalmente, tende a evitar este tipo de
      coisa. A questão é que os frameworks abstraem muitos conceitos básicos
      para o programador, por isso acabam gerando Actions do struts que
      incluem, editam, removem usuários, bilhetam passagens aéreas e fazem
      café, por exemplo.

      De nada adianta ferramentas sem programadores, friso novamente.

      Phillip Calçado
      ICQ: 1110nine38six5
      M$N: pcalcado@...
      http://www.jablo.com.br/blogs/page/pcalcado