7200Re: [OFF TOPIC] M$ + SUN: boato?

  • Marcos Eliziario Santos
    May 1 10:53 AM
      O que houve foi uma acordo extra-judicial no qual a SUN desistiu de
      uma série de processos contra a Microsoft em troca do pagamento de
      uma indenização.
      A compra da SUN pela Microsoft seria ilegal de acordo com a
      legislação anti-truste americana. Note que esse caso é bem diferente
      dos processos anteriores do DoJ, uma vez que esse seria um ato
      deliberado de concentração de mercado e não simples domínio de
      mercado decorrente de práticas normais de negócio.
      A SUN está passando por um momento delicado, e em grande parte a
      culpa é da mesma e de sua incompetência empresarial. A SUN pode ser
      muito boa como um celeiro de inovação, mas como empresa, e como case
      de marketing a SUN é lamentável.
      Se a SUN não conseguir renascer após o processo de reestruturação
      iniciado agora, é possível que ela se torne alvo de tentativas de
      aquisição. E os compradores mais prováveis são a IBM e a ORACLE.
      Talvez a DELL se interessasse por finalmente colocar um pé no
      mercado de servidores RISC High End e por ter o melhor UNIX
      disponível no mercado (Solaris), mas resta saber se interessaria a
      DELL se tornar competidora de seu mais forte parceiro comercial, a
      Microsoft.
      Sob nosso ponto de vista (Desenvolvedores Java) eu torço para que a
      IBM compre a SUN, mas o problema seria que a IBM ficaria com duas
      linhas de hardware competitivas entre si. E comprar a SUN para se
      desfazer da única coisa financeiramente rentável que é a linha SPARC
      seria muita burrice. Lembrem-se que a SUN praticamente não ganha
      dinheiro com JAVA, uma vez que sua visão de software é de algo que
      agrega valor ao seu Hardware.
      De qualquer maneira, já há algum tempo que a SUN não é mais líder no
      número de novas especificações no JCP, e sendo assim, os problemas
      da SUN não afetam o futuro da tecnologia Java de maneira tão crítica
      assim.

      abs,
      Marcos Eliziário Santos