24985[riojug] Singletons e Thread safe Objects

  • Felipe Lauksas
    Jan 24, 2014
      Fala pessoal.
      Aos mais entendidos... uma pergunta que a tempos me faço.

      Na API do Java temos objetos que nos auxiliam na codificação, eles podem ser Thread Safe ou não citando exemplos: StringBuilder vs StringBuffer / HashMap vs HashTable e etc...

      Quando trabalhamos em um container WEB até onde sei temos concorrência de threads (Requests) que é gerenciada pelo servidor. Em um cenário que temos um Singleton  utilizado por um Servlet, por exemplo, acredito que pode haver concorrência entre Requests.

      Então a primeira pergunta: A afirmação é correta? podemos contar com concorrência ou o container  WEB resolve isso "magicamente"?

      Segunda pergunta: nesse Singleton utilizado pelo Servlet, nele contendo uma coleção que não seja Thread Safe, esta corre o risco de haver problemas com a concorrência?

      Eu nunca tive problemas utilizando non-Thread Safe Objects neste senário, mas sempre me pergunto o por que e qual é a boa prática...

      Agradeço suas opiniões!

      --
      Felipe Lauksas
      e-mail: lauksas@...