246Re: [riojug] Duvida

  • Leonardo Chaves
    Apr 18 1:21 PM
      Renato de O. Lombardo wrote:

      > Pessoal, boa tarde.
      >
      > Estou desenvolvendo, por motivo de treinamento na linguagem, um servidor de
      > CHAT básico, através de conexao de sockets de fluxo.

      Há muito tempo atrás eu mexi com os códigos attached que faziam
      um chat. Na verdade eu modifiquei a partir de um código já existente.

      O conceito é simples: você deve criar uma estrutura de dados no
      servidor que guarde todas as outputstream's dos clientes (nesse
      exemplo, wrapped na classe SocketConnection). Quando uma mensagem
      chegar no servidor, você deve fazer um broadcast (varrendo essa
      estrutura de dados) e mandando a mensagem. No cliente, você
      cria uma ReceiverThread que fica acordando de vez em quando e
      vendo se há algo na inputstream dela para ler.

      Bem, isso é como este código funciona. Há várias outras abordagens.
      Uma interessante, e fácil de implementar, seria usando tópicos
      JMS. Para maiores referências sobre isso, vide:

      http://java.sun.com/products/jms/tutorial/1_3_1-fcs/doc/jms_tutorialTOC.html

      Alguém teria outra sugestão?

      Aufwiedersehen ...

      :-) Leonardo