24305Re: [riojug] [off-topic] Funcionários plugados na r ede. Bom ou ruim para a empresa?

  • Lennon Jesus
    Mar 2, 2011
      Acho que a empresa deve definir regras claras a respeito da utilização da internet, computadores e etc.
      Claro que faz todo o sentido do mundo negar acesso a materiais como pornografia, por exemplo.
      E também faz sentido orientar os funcionários quanto ao sigilo das informações corporativas.

      Mas bloquear acesso a praticamente tudo (ou quase), partindo simplesmente do princípio de que seus funcionários irão sugar toda a banda da rede com "besteiras" e deixar de lado o trabalho, acho exagero.
      Até pelo fato de que quando alguém quer arrumar pretexto para não realizar as atividade inerentes ao seu trabalho, não precisa de internet.

      Eu sou mais o tipo de cara que, se tivesse o poder de definir esse tipo de regra, instituiria o "Você pode fazer de tudo, mas não deve fazer tudo".
      Deixaria tudo liberado. Mas deixaria claro o que não se deve fazer.
      Um profissional sério deve saber dividir seu tempo de forma a nunca deixar de lado suas obrigações.
      Com acesso à internet ou não.
      Se o profissional encontra tempo para bater papo no msn e fuxicar o orkut dos outros mas não consegue dar conta de suas atividades, em minha opinião, além de não merecer ser chamado de "profissional", merece ser adivertido e, em casos extremos, demitido.

      Enfim...
      É uma questão complexa.
      Acredito que tanto empresas como trabalhadores ainda devem amadurecer um bocado antes de enxergarmos evoluções na relação de confiança empresa x colaborador.

      Mas, o que posso afirmar, como profissional de uma empresa que adota essas práticas de bloqueio, é que é desmotivante um ambiente assim.

      Abraços.

      Lennon Jesus
      55 21 8714-4339

      Facebook LinkedIn Twitter
      Google Talk/ lennon.jesus Skype/ lennon.jesus

      2011/3/1 Eduardo Feld <efeld@...>

      Prezado Lennon, qualquer censura é contraproducente, até para a própria instituição que a promove, muitas vezes sob raciocínios simplistas. Exemplo típico é o lugar onde eu trabalho, em que há um comunicador interno, sendo proibida sua utilização para anúncios. Resultado: as pessoas perdem mais tempo (ou seja, a instituição perde mais tempo) ligando várias vezes para anunciar. Do mesmo modo é a proibição de acessar sites de mulher pelada, enquanto qualquer um pode ler a Playboy na sua sala. Enfim, o computador ainda é um tabu. Veja os constantes alertas contra golpes dados por pessoas que se conhecem na internet e as recomendações de avisar a três amigos que vai se encontrar com um "desconhecido". Mas qual a percentagem de saídas com desconhecidos que foram encontrados na internet e as saídas com desconhecidos nas baladas da vida? Os fenômenos da globalização e o da internet, intimamente ligados, ainda são muito recentes. A ficha ainda vai cair par a muita gente. [], Eduardo

      Em 28/02/2011 22:35, Lennon Jesus < lennon.jesus@... > escreveu:

      Olá, amigos.

      O que vocês acham de uma empresa definir e aplicar regras que mantenham seus colaboradores longe de ferramentas como redes sociais, e-mail, fóruns, notícias e etc?
      Eu confesso que acho que isso afeta um bocado a capacidade das pessoas se manterem atualizadas e antenadas nos acontecimentos.
      Falando mais a nível de profissionais de TI, chego a achar um tiro no pé.
      A informação está lá fora nos formatos mais variados possíveis.
      E se você impede que seus colaboradores cheguem até ela, pode estar engessando a capacidade de evolução das coisas.
      Não sei se me fiz claro.
      Mas é a minha humilde opinião.
      Gostaria de saber se os colegas compartilham da idéia de que bloquear o acesso à rede não é positivo ou se têm outros pontos de vista.

    • Show all 5 messages in this topic