23401Re: [riojug] Problema com caracteres Especiais

  • Javier Far Coll
    Apr 1, 2010
      Oi Marco,

      Não entendi se o problema ocorre em apenas uma máquina do cliente ou
      se a substituição foi o servidor, mas o texto a seguir é válido para
      as duas hipóteses.

      O ideal é você configurar explicitamente para que os servidores de
      aplicação e bd trabalhem com o charset desejado, e ter certeza de que
      os arquivos (jsp, java, html, etc) estejam todos salvos com a
      codificação e os headers adequados.

      Sendo seu bd MySQL (não conheço a parametrização de charset em outros
      bancos), certifique-se de que tanto as tabelas quanto os campos Char
      ou Varchar estejam com a codificação correta, independente da
      configuração default do banco.

      Quanto a conversão dos caracteres codificados indevidamente, você pode
      fazer um programa que leia os dados assumindo que a codificação é a
      mesma usada ao armazená-los (você pode descobrir acessando sua
      aplicação pelo browser e verificando pelo menu adequado) e fazer um
      update com a codificação correta. Não basta alterar a codificação pelo
      BD.

      Recomendo que não dê a chance de a configuração ser detectada
      automaticamente nem no servidor nem no cliente.

      Um abraço,
      Javier Far