Loading ...
Sorry, an error occurred while loading the content.

Re: *Musica Antiga* Sesquialtera (concerto re nascentista da esmae) no Música em S. Roque

Expand Messages
  • Hugo Sanches
    Like! ________________________________ From: Pedro Sousa Silva To: Sent: Wednesday, 16 November 2011, 9:56 Subject: *Musica Antiga*
    Message 1 of 2 , Nov 16, 2011
    • 0 Attachment
      Like!



      ________________________________
      From: Pedro Sousa Silva <pedrosousasilva@...>
      To:
      Sent: Wednesday, 16 November 2011, 9:56
      Subject: *Musica Antiga* Sesquialtera (concerto renascentista da esmae) no Música em S. Roque

      No próximo Sábado 19, pelas 2h30, o grupo Sesquialtera (concerto renascentista da esmae) irá apresentar na Igreja de S. Roque o programa Pues a Dios Humano Vemos, inteiramente preenchido com música para as matinas de natal de polifonistas portugueses dos séculos XVI e XVII (Estevão Lopes Morago, Pedro de Cristo, Duarte Lobo e o ubíquo anónimo).

      Seguem alguns detalhes sobre o programa:

      Abertura

      [Entrada do 2º tom]



      Anónimo (Arquivo Distrital de Braga, ms. 964)

      Invitatório

      Christe Natus Est

      (alternatim)

      Gagliarda





      Estevão Lopes Morago (Arquivo Distrital de Viseu, Cod. 3)



      ed. Pierre Phalése (Chorearum Molliorum, Antuérpia 1583)



      Hino

      Christe Redemptor

      (alternatim)

      Falso bordão do 2º tom





      Estevão Lopes Morago (Arquivo Distrital de Viseu, Cod. 3)



      Anónimo (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, MM 44)

      1º Nocturno

      [Entrada do 2º tom]



      Anónimo (Arquivo Distrital de Braga, ms. 964)

      Responsório 1

      Hodie nobis caelorum rex





      Estevão Lopes Morago (Arquivo Distrital de Viseu, Cod. 3)



      [Entrada do 2º tom]

      Anónimo (Arquivo Distrital de Braga, ms. 964)

      Responsório 2

      Hodie nobis de caelo





      Pedro de Cristo (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, MM 36)



      Responsório 3

      Quem vidistis, pastores?





      Estevão Lopes Morago (Arquivo Distrital de Viseu, Cod. 3)



      2º Nocturno

      Responsório 4

      O Magnum mysterium







      Pedro de Cristo (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, MM 36)



      Responsório 5

      Beata Dei genitrix





      Duarte Lobo (Opuscula, Antuérpia 1602)



      [Responsorio 6]

      Pues a Dios humano vemos





      Anónimo (Cancioneiro de Belém)

      3º Nocturno

      Responsório 7

      Beata viscera Maria







      Pedro de Cristo (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, MM 36)



      Responsório 8

      Verbum caro





      Duarte Lobo (Opuscula, Antuérpia 1602)



      Te deum

      Estevão Lopes Morago (Arquivo Distrital de Viseu, Cod. 3)






      As Matinas parecem ter sido, do ponto de vista musical, o auge das celebrações de Natal. As principais igrejas portuguesas dos séculos XVI e XVII convocavam a integralidade do seu dispositivo musical (cantores, organistas, executantes de charamelas, sacabuxas, flautas, baixões, violas de arco, etc.) para celebrar a primeira grande festa do ano litúrgico. A estas celebrações, em plena madrugada do dia 25 de Dezembro, temos notícia de acorrer todo o clero encabeçado pelo Bispo e restantes Dignidades, as figuras mais proeminentes da comunidade e, em particular, a população em geral. As igrejas apinhadas de gente parecem encontrar justificação não só no fausto musical aplicado aos textos latinos da liturgia mas sobretudo na inserção de vilancicos. Estas peças musicais, com textos em vernáculo (descritivos do Nascimento de Cristo ou de outras temáticas afins), recheadas de ritmos e motivos musicais de origem popular reconhecidos por todos,
      muitas vezes encenadas, seriam o motivo das grandes afluências de fiéis testemunhadas nos documentos da época.

      O concerto agora divulgado é fruto do trabalho de investigação em torno do Património Musical Português desenvolvido pela Curso de Música Antiga da ESMAE em colaboração com o Curso de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra (um trabalho conjunto das duas instituições traduzido em frequentes acções, quer de divulgação quer de carácter científico, e que terão o seu lugar na Colecção da Património Musical Português do iTunes UC). A récita pretende dar a conhecer alguma da muita música escrita em Portugal, no fim do século XVI, início do XVII, para as Matinas de Natal. Para o efeito, escolheram-se três figuras cimeiras da nossa História da Música. Ao famigerado mestre de capela do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, D. Pedro de Cristo (†1618), juntam-se Estevão Lopes Morago († dep.1628) e Duarte Lobo (†1646). Ambos formados no seio da Sé de Évora, culminam as suas carreiras como mestres das capelas das Sés de Viseu
      e de Lisboa, respectivamente.

      Para este concerto, foram estudadas e transcritas directamente as fontes musicais originais. Para além das obras manuscritas de D. Pedro de Cristo conservadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, foi trabalhado um dos códices manuscritos que Morago nos deixou e que hoje se preservam no Arquivo Distrital de Viseu, assim como o impresso Opuscula (Antuérpia, 1602) de Duarte Lobo (uma colecção de oito livros de partes). De esta última fonte, a Biblioteca Pública de Évora, a Universidade de Coimbra (BGUC) e a Sé de Valladolid, em Espanha, são, para já, responsáveis pelos únicos exemplares conhecidos. Infelizmente, em todos estes arquivos, o impresso encontra-se incompleto tendo sido necessário reconstruir (de forma historicamente informada) as vozes em falta (uma reconstrução feita por José Abreu e que neste concerto podemos ouvir nos Responsórios Beata dei genitrix e Verbum caro).

      Apesar de, em Portugal, as fontes musicais anteriores a circa 1650 não indicarem explicitamente a intervenção de instrumentos musicais, são muitos os documentos que nos confirmam a sua presença no seio da igreja desde as primeiras décadas do século XVI. Assim, este concerto vai igualmente “experimentar”, a partir das muitas indicações coetâneas, com diferentes graus de precisão, a aplicação de instrumentos de sopro e de corda a umas Matinas de Natal do século XVII.



      Paulo Estudante, José Abreu Música |Estudos Artísticos, Universidade de Coimbra



      SESQUIALTERA (concerto renascentista da esmae)

      Concerto Vocal: Ana Rita Venda, Brígida Silva, Débora Valuja González, Esperanza Rama, Manuela Lopes, Mafalda Ramos, Mariña Fernandez Paula Ferreira, Sara Dacal, Bernardo Ferrão, Bruno Nogueira, Diogo Zão, Ricardo Carvalho, Rui Vieira

      Concerto dos Sopros: Carla Escuredo Grande, Fernando Duarte de Oliveira, Gonzalo Alonso Osma, Giulia Tettamenti (flautas), Tiago Simas Freire (corneta)

      Concerto das Cordas: Filipa Meneses, Xurxo Varela Díaz (violas da gamba), João Ferreira, Hugo Sanches, Jorge Costa (alaúdes)

      Direcção: Pedro Sousa Silva



      Sesquialtera é um projecto inserido na disciplina Práticas Colectivas do Curso de Música Antiga da ESMAE, orientado por Pedro Sousa Silva com a colaboração dos professores Magna Ferreira, Hugo Soeiro Sanches e Xurxo Varela Díaz. Conta ainda com o apoio dos musicólogos José Abreu e Paulo Estudante (Universidade de Coimbra) na selecção, transcrição e contextualização do reportório estudado.

      O grupo tem como prioridade o estudo e divulgação do reportório polifónico residente nas fontes portuguesas, grande parte inédito, trabalhando a partir dos originais e de acordo com as práticas documentadas historicamente.

      No ano lectivo 2010/11 realizou um intensivo projecto em torno de música para matinas de natal das fontes portuguesas do renascimento tardio, tendo apresentando esse programa em Coimbra, Viseu, Vila Nova de Gaia, Porto e Vila Nova da Telha.

      O grupo procura ainda aperfeiçoar-se sob a orientação de prestigiados especialistas em polifonia do renascimento, tendo até hoje realizado acções com os maestros Erik van Nevel e Paul Hillier.






      [Non-text portions of this message have been removed]



      ------------------------------------

      ******************************************
      http://groups.yahoo.com/group/musicaantiga
      ******************************************Yahoo! Groups Links



      [Non-text portions of this message have been removed]
    Your message has been successfully submitted and would be delivered to recipients shortly.