DECLARAÇÃO DE UM ÍNDIO BRASILEIRO

  • Ana Santos
    Message 1 of 1 , Jun 1, 2003
      Repassando...

      Sonoplastia: Helena Angeles

      obs: este texto foi tirado de um gravador,onde pedi ao cacique que falasse
      tudo a respeito do branco,com este texto gravado montei esta poesia.

      DECLARAÇÃO DE  UM    ÍNDIO    BRASILEIRO

      TEXTO DE D.SKARAMOUCH

                          NÃO  ENTENDO O HOMEM BRANCO, VÊ NA FLORESTA DA PÁTRIA,
      MEIO DE  ENCHER O BOLSO. NÃO VEJO GRAÇAS NAS CASAS ALTAS  ELAS TAMPAM O
      CALOR DO SOL E A BELEZA DA LUA CHEIA.
                          NÃO SEI COMO O BRANCO VIVE   EM PAZ LONGE DO AR PURO,
      DOS BARULHOS DOS INSETOS, PASSARINHOS DA FLORESTA  E CHEIRO DA FLOR
      SILVESTRE. NÃO SABE  QUANTO  FAZ BEM  A  ALMA  SENTIR O FRESCOR DO SOL ENTRE
      RAMADAS DAS MATAS DENSAS E MOLHAR O ROSTO  COM O  ORVALHO DAS CAMPINAS. NÃO
      TROCO ISTO PELA VIDA DA  CIDADE GRANDE, AQUI PAGA  PAR NASCER, PAGA PARA
      CASAR, PAGA PARA COMER, PAGA PARA BEBER ÁGUA , IR NA PRIVADA E MORRER. PÔR
      ISTO QUÊ BRANCO   VIVEM  QUÊ NEM   RIO DE POROROCA. O BRANCO ME FAZ  LEMBRAR
      ONÇA BRAVA  E  ACUADA  E DIZ QUÊ  É CIVILIZADO.
                          NOS ÍNDIOS, ESTAMOS  EM PAZ COM A NATUREZA, A
      RESPEITAMOS COMO SE  FOSSE  NOSSO PRÓPRIO CORPO. DA TERRA TIRAMOS A NOSSA
      SOBREVIVÊNCIA  E NELA DORMEM  NOSSOS  ANTEPASSADOS QUERIDOS. TIRAR A TERRA
      DO ÍNDIO ,É  O MESMO  QUÊ  ARRANCAR  O  SEU  CORAÇÃO AINDA ESTANDO VIVO.
                          O CIVILIZADO, DIZ  QUÊ  SOMOS  ENTRAVES DA SOCIEDADE,
      NOS TAXAM DE VAGABUNDOS, BÊBADOS, LADROES ,INSOLENTES ,PRESUNÇOSOS . O
      BRANCO NOS DEU ESPELHOS , TESOURA, ROUPAS COLORIDAS, TOMARAM NOSSAS TERRAS,
      TROUXERAM  DOENÇAS, NOS ASSASSINARAM FRIAMENTE PARA FICAREM RICOS  DO DIA
      PARA NOITE E   TROUXERAM- NOS MAUS  COSTUMES. A  NATUREZA NOS DAVA DE  TUDO,
      SÓ VIVÍAMOS PARA  NOSSAS  FAMÍLIAS, RITUAIS E  CULTURA MILENAR, SE  SOMOS
      QUÊ  O  BRANCO DIZ , ELE  É  O ÚNICO  CULPADO. ESTAS TERRAS ERAM  NOSSAS ,
      DEUS  NÃO  DEIXOU  ESCRITURA DE TERRA  PARA  NINGUÉM , MAS O DIREITO
      VIVERMOS  EM PAZ NA NATUREZA.
                         O   BRANCO SE QUER RESPEITA DEUS, PÔR ESTE  MOTIVO
      DESTRUÍ  A MÃE NATUREZA, NÃO VÊ NISTO  A ORIGEM DA  VIDA  E PERMANÊNCIA
      NESTE PLANETA  DAS GERAÇÕES. COM A AMBIÇÃO DO  BOLSO  CHEIO, FAZ  DERRAMAR
      O  SANGUE DE  SEUS  PRÓPRIOS IRMÃOS .
                         OS BRANCOS  SE  QUEREM RESPEITA  SEUS VELHOS  , SE
      POSSÍVEL VENDEM ATÉ ONDE ESTÁ  SEUS MORTOS; NÃO VÊ  NELES O  MOTIVO DE
      ESTAREM  VIVOS . NOS ÍNDIOS RESPEITAMOS NOSSOS VELHOS , ELES  NOS CANTAM
      HISTÓRIAS DOCES, NOS PASSAM BOAS EXPERIÊNCIAS DE  VIDA. OLHAMOS EM NOSSOS
      VELHOS  NOSSA FOTOGRAFIA DO AMANHÃ; MINHA MÃE ESTÁ VELHA,  CEGA, E TEM
      DIFICULDADE PARA  ANDAR , MAS  EU  CUIDO DELA , COMO CUIDO  DE  MEUS FILHOS,
      ASSIM  MOSTRO  A  MEUS FILHOS COMO CUIDAR DE MI QUANDO  ESTIVER  VELHO
      TAMBÉM. GASTARIA  QUÊ O  BRANCO FIZESSE O MESMO E NÃO ABANDONAR SEUS VELHOS
      EM DEPÓSITOS DE DESOLAÇÕES ,SAUDADE E MEDO.
                          HOJE ESTOU PASSEANDO NA CIDADE DO BRANCO, SOU OBRIGADO A
      FAZER  ISTO, AQUI  CHEIRO  A  FUMAÇA PRETA DA MORTE, VENHO  PEDIR  AO BRANCO
      ME  AJUDAR, LÁ  ONDE MORO ESTÁ CHEGANDO UM CEGO PROGRESSO . NOSSO POVO  ESTÁ
      SENDO  OBRIGADO A VIVER IGUAL  BRANCO: COMER FEIJÃO , ARROZ , SAL E ÓLEO ,
      ISTO FAZ MORRER MAIS  DEPRESSA. O BRANCO ESTÁ ACABANDO  COM NOSSAS CAÇAS ,
      PEIXES DOS RIOS E LAGOS. HOJE JÁ TEMOS FRIO, NÃO TEMOS MAIS  AS PELES DOS
      ANIMAIS PARA  NOS AQUECER  NO FRIO. O FRIO ESTÁ MAIS FRIO, O CALOR ,MAIS
      CALOR ,A TERRA ESTÁ MALUCA, A CIGARRA JÁ CANTA FORA DE ÉPOCA ,O SIL DA TERRA
      ESTÁ PERDIDO. É PÔR  ESTE MOTIVO QUÊ  ESTOU  MENDIGANDO NA CIDADE DO BRANCO
      ESTOU PEDINDO  A  ELE  AQUILO  QUÊ  ELES   NOS TIROU  , PELO MENOS O
      DIREITO DE  VIVEMOS  EM  PAZ  NAS MATAS. NÃO QUEREMOS  O JEITO DE  MORRER
      DEPRESSA  DO BRANCO, QUEREMOS  QUÊ  ELES  RESPEITEM A NATUREZA IGUAL A NÓS .
      ONDE  HAVIA BASTANTES MATA, HOJE SÓ TEM  CASA ALTA, OS CAMPOS QUÊ  ERAM
      LUGARES DAS ÁRVORES, SÓ TEM  VACAS, TENHO A IMPRESSÃO  QUÊ  O  BRANCO , SÓ
      VIVE DE  VACA, TOMA CAFÉ VACA, ALMOÇA VACA, JANTA VACA E  DORMEM  COM VACAS;
      LOGO O BRANCO VAI CHEIRAR PÓ PRETO DOS CARROS , FABRICAS  E  BOSTA DE VACA.
      ACHO  QUÊ O BRANCO ESTÁ DESAFIANDO  DEUS, ÍNDIOS NÃO BRINCAM  COM  COISAS
      SAGRADAS; DEUS DEVE SER VENERADO  E SUA CASA   E  OBRAS NATURAIS RESPEITADAS

                          O BRANCO  COM SUA  DESTRUIÇÃO  , LOGO  VIVERÁ EM  UM
      MAR DE AREIA, DAÍ VAI  COMER DINHEIRO, PEDRA DURA DA CASA  ALTA, BEBER
      ÁGUAS PODRES DOS RIOS, LAGOS E CHEIRA FUMAÇA PRETA E  BOSTA DE VACA. NO
      LUGAR DOS BARULHOS DOS  INSETOS , PASSARINHOS E CASCATAS DE ÁGUAS DOCES,
      ESCUTARÃO  RUÍDOS DE BOMBAS DAS GUERRAS  INDISCRIMINADAS DAS AMBIÇÕES QUÊ
      IRA  DERRETER SUAS CARNE PÔR PROFANAREM  O SANTO  ANTRO SAGRADO DAS MATAS.
      PÔR ESTE MOTIVO TEMOS  MEDO  DO PROGRESSO CEGO  DO BRANCO, NOS DA  A PENSAR
      QUÊ O BRANCO TEM DEUS NA BOCA, DIABO NO  CORAÇÃO  E  AMBIÇÃO NA ALMA ,HOJE
      QUÊ O  INTERESSA  É  BOLSO CHEIO DE DINHEIRO. PEDIMOS A DEUS QUÊ  É O MESMO
      DEUS  DO BRANCO QUÊ  O AJUDE A NÃO TER  CABEÇA OCA E A  PARTIR DESTA DATA
      COMESSE A DAR  MAIS  VALOR  NA CASA  QUÊ  ELE NOS DEU  PARA  JUNTOS
      MORARMOS  MOMENTOS FELIZES NO COSMO ONDE SOMOS PASSAGEIROS  DO TEMPO ,E
      NESTE PLANETA, VIVEMOS  APENAS  UM   DOCE  MOMENTO.

           CACIQUE-
      TSAWEREPTE XAVANTE ,RESERVA INDIGENA SÃO MARCOS-MT

      Yahoo! Mail
      Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.