Trabalho de campo

  • Teresa TM. Moura
    Message 1 of 1 , Jul 1, 2002

      Caros colegas,

      Informo que, no âmbito da Pós-Graduação de Multiculturalismo, pretendo realizar um trabalho de campo relacionado com a minha actividade profissional – formação profissional – tendo em conta a problemática da interculturalidade.

      Normalmente associadas ao fenómeno da exclusão social, são muitas as intervenções formativas desenvolvidas para a integração social e profissional de grupos minoritários em Portugal. As visitas de observação local que tenho realizado nos últimos 5 anos, no âmbito das minhas funções no INOFOR, permitiram-me concluir sobre a necessidade de reflectir sobre a preparação específica que os profissionais da formação necessitam de ter para poderem realizar um trabalho adequado junto destas populações.

      Neste sentido, defini como tema de trabalho – As competências do formador na formação intercultural.

      De acordo com os conteúdos desenvolvidos pelos nossos professores, considerei a Dra. Maria do Carmo Vieira da Silva a opção mais adequada para a orientação do meu trabalho.

      Recebi a confirmação da sua disponibilidade hoje. Durante esta semana será agendada a primeira reunião de trabalho, a partir da qual poderei explicitar melhor a metodologia a seguir, caso considerem necessário.

      Infelizmente, motivos profissionais impediram-me de participar no almoço de despedida que realizaram no final do curso. Todavia, gostava de apresentar a seguinte proposta: uma vez terminados os trabalhos em Setembro, podíamos marcar um encontro em que fosse possível partilhar a experiência e os resultados dos trabalhos de campo que vamos realizar. O que é que acham?

      Até breve

      Teresa Moura