Loading ...
Sorry, an error occurred while loading the content.

Biblioteca de Literatura Afrocolombiana | banrepcultural.org

Expand Messages
  • Jesiel Oliveira Filho
    http://www.banrepcultural.org/blaavirtual/biblioteca-afrocolombiana#.UUMj4X4Rl0M.gmail
    Message 1 of 2 , Mar 15, 2013
    • 0 Attachment
    • souindoula simao
      CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE  A DESCENDENCIA ESCRAVA Memória reconciliadora, Concordia Humana Luanda Centro Internacional das Convenções de Talatona 1
      Message 2 of 2 , Mar 21, 2013
      • 0 Attachment
        CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE  A DESCENDENCIA ESCRAVA

        "Memória reconciliadora, Concordia Humana"

        Luanda

        Centro Internacional das Convenções de Talatona

        1 - 3 de Abril de 2013
         
        25 Marco, Dia Internacional das Vitimas da Escravatura e  do Trafico Transatlântico


        NOTA DE IMPRENSA

        A capital angolana albergara, de 1 a 3 de Abril de 2013, a Primeira Conferencia Internacional sobre a Descendência Escrava, encontro organizado, no quadro da comemoração do Dia 25 de Marco, Jornada Internacional das Vitimas da Escravatura e do Trafico Transatlântico,
        > instituída pela Organização das Nações Unidas.

        Esta reunião agrupara uma trintena de especialistas, entre os quais, historiadores e antropólogos, vindos da Argentina, do Benim, do Brasil, de Cabo Verde, dos dois Congo, de Cuba, de Djibuti, da Franca, do Gabão, da Mauritânia, de Moçambique, de Portugal, de São Tome e Príncipe, do Senegal e da Venezuela.

        Esses abordarão, em apresentações plenárias e paneis, vários temas.

        Os ateliês serão articulados num tríptico consubstanciado em
        Fusão humana/ efeitos da miscigenação/ estrutura genealógica;
        Contribuição dos afro-descendentes no desenvolvimento económico e na evolução politica, social e cultural do mundo atlântico e
        Recuo da estigmatização racial.

        Serão, assim, analisadas, questões tais como as ligadas as tradições bantu e as práticas esclavagistas, as particularidades da descendência escrava nos Benguelas e Cabindas, os percursos históricos dos retornados afro-brasileiros em Angola, as linhagens de descendência escrava ao longo das pistas caravaneiras no Congo da margem direita e a filiação serviçal, principalmente, angolana, em São Tome e Príncipe.

        Nesta dinâmica, serão, igualmente, examinados a componente escrava, fundadora, de cidades tais como Libreville, no Gabão, e a Cidade Velha, em Cabo Verde, os retornados afro-brasileiros e a luta nacionalista na antiga Costa dos Escravos, as mudanças a volta da população haalpulaar na Mauritânia e o legado humano da longa prática esclavagista na costa suaíli.

            São aguardados com grandes expectativas, debates a volta de grandes figuras afrodescendentes, principalmente argentinas brasileiras e cubanas, a exemplo de Rita Montero, “A Pele Morena” de Buenos Aires, José do Patrocínio, Luiz Gama, Milton Santos, o geografo baiano, Nicolas Guillen, José Luciano Franco, etc.

        Outras abordagens suscitarão vivos interesses tais como as descendências congo no Panamá ou em Haydel, na Louisiana, e “melungeon”, nos Estados Unidos de América.

        Varias experiencias de evolução contemporânea do estatuto de afrodescendentes serão discutidos a exemplo da política de rutura bolivariana.

        Enfim, será apreciado a importância dos arquivos no estabelecimento no levantamento das genealogias de estrutura esclavagista com a ilustração de programas em implementação no Torre do Tombo.

        Notar-se-á que a Primeira Conferencia Internacional sobre a Descendência Escrava e organizada pela Fundação Angolana de Solidariedade Social e Desenvolvimento com o apoio de varias entidades nacionais, privadas ou empresariais, e com o concurso do Projeto da “Rota do Escravo” da UNESCO.
      Your message has been successfully submitted and would be delivered to recipients shortly.