A Profetiza Kimpa Vita ressuscitou em Paris

  • souindoula simao
    Message 1 of 2 , Dec 5, 2012
      Estimados colegas,

      Peco-lhes crer a expressao da minha real consideracao.

      Simao SOUINDOULA

      HISTÓRIA DE AFRICA

      8 JANEIRO, DIA DA CULTURA NACIONAL

      Luanda, == de janeiro de 2013, Total E&P Angola

      Conferencia

      "Kimpa Vita ressuscitou em Paris »

      Resumo

      Uma das figures emblemáticas da Historia de Africa e, sem duvida, a da neocristã e inculturalista, Kimpa Vita (1684 – 1706).

      Vítima da Inquisição e posta a fogueira, em julho de 1706, nos arredores de Mbanza Kongo, a « Profetiza Ardente » ressuscitará, quase, inevitavelmente, na capital francesa.

      Com efeito, e na Cidade das Luzes que a memória da Joana de Arco kongo será reanimada, essencialmente, durante os afirmativos anos 60, em diversas obras literárias e gráficas: reconstituições romanescas, ensaios, pecas de teatro e selagem de novos pseudo-retratos.

      Esta produção permitiu de esclarecer vários aspetos antropológicos da génese deste cisma, de propor novas análises sobre a evolução politica e social do Movimento dos Antonianos e de explicar o fim terrível da jovem dissidente.

      Facilitou, naturalmente, um melhor conhecimento deste período, breve mas intenso, da história do continente, que planteou uma tragedia bem inacabada.

      Par

      Simão SOUINDOULA
      Historiador. Perito da UNESCO
      C.P. 2131