Loading ...
Sorry, an error occurred while loading the content.

Historia de Africa. Homenagem a "Profetiza Ardente"

Expand Messages
  • souindoula simao
    Com as minhas cordiais saudacoes.   Simao SOUINDOULA       HISTÓRIA DE AFRICA   BRAZZAVILLE ELEVA BUSTO EM HOMENAGEM A KIMPA VITA   Esta iniciativa foi
    Message 1 of 3 , Aug 25, 2012
    • 0 Attachment

      Com as minhas cordiais saudacoes.
       
      Simao SOUINDOULA
       
       
       

      HISTÓRIA DE AFRICA

       

      BRAZZAVILLE ELEVA BUSTO EM HOMENAGEM A

      KIMPA VITA

       

      Esta iniciativa foi inserida no programa cultural que foi implementado, há dias, no quadro da celebração do 52 aniversário da independência do Congo da margem direita, cuja uma das declinações foi a destampagem de uma vintena de reconstituições de grandes figuras que marcaram a evolução histórica, nos últimos seculos, do pais.

       

      Instalado na rua reservada aos peões, perto da estacão ferroviária de capital congolesa, a famosa Praça da Liberdade, o conjunto memorial reúne uma trintena de recomposições de personalidades, dentre das quais políticos, homens de Igreja, escritores, artistas, jornalistas e atletas.

       

      Selada, ai, num novo pseudo-retrato, a jovem Profetiza (1648-1706) e qualificada, a justo título, como Resistente.

       

      Com efeito, a sua relativa breve ação (1704-1706), foi sinonimo de rastejadora contraposição religiosa, com os seus efeitos sociais e políticos, bastante marcantes, sobre o Reino em declínio.

       

      Adolescente que sentiu bem os efeitos da terrível derrota de Ambuila de 1665, a “Discípula do Marimba do Kongo “ optou para a via do sincretismo religioso a fim de contornar o cristianismo esclavagista para a Federação.

       

      Será convencida, naturalmente, perante esta deriva da Igreja romana, que o céu, só pode ser habitado por anjos negros.

       

      Escolheu, assim, judiciosamente, o Santo António (Favorecedor da Fertilidade e Opulência) com Patrono do seu movimento de renascença devota.

       

      A “Apostata”, boa conhecedora das realidades antropológicas da sua sociedade, perpetuara, no seu “cismo”, numa evidente vontade de construir o espirito de oposição psicológica, coletiva, dos Antoninos, uma constante vivencia promiscua; postura cultual fortalecida, numa dinâmica musico-ativa, animada pelos vigorosos ngomas.

       

      Indicara os alicerces morais desta determinação antagonista que são a remissão, a pureza espiritual, o amor ao próximo, a magnanimidade, a companheirismo, etc.

       

      Propusera, a fim de consolidar o espirito de grupo dos Ntoni, o uso a volta da cabeça da casca da arvora nsanda, símbolo de fraternal acolhimento.

       

      EMPOSSAMENTO MEMORIAL

       

      Plenamente decidida a dar uma substancia ao seu movimento de defesa do destino da sua nação, em desaproveitamento, a tenora de Yari, Yari, (misericórdia) encorajara a prática das orações em kikongo, procura convencer os seus seguidores que o Planalto de Olfert Dapper era a Nova Jerusalém.

       

      Pressentindo o seu próximo desaparecimento, baseando-se nas ameaças, constantes, e, cada vez, mais precisas, dos Padres italianos, Bernardo da Gallo e Lorenzo di Lucca, residentes em São Salvador, a Beatriz decidiu ter um filho, que ele considerou com um novo Jesus Cristo.

       

      Considerando que a Herética ia longe de mais contra a Igreja Romana, a primitiva e tenebrosa sentença cai sobre ela: o fogo inquisitório.

       

      Foi queimada viva, no dia 2 de julho de 1706, em Evolulu, nos arredores do atual capital da Província angolana do Zaire.

       

      O trágico destino da “Lutadora” foi revindicado pelos países que partilham a herança kongo (Angola, os dois Congo e o Gabão), mas igualmente, todo o continente africano.

       

      A ereção do busto da Joana de Arco niger na Praça da Liberdade em Mfwa, e uma ilustração desta empossamento memorial, resultado da sua consideração, nos anos 70, na vigência do inflexível regime marxisante de Brazzaville, como Heroína Nacional.

       

      Facto curioso, numa das coincidências da história, a Igreja Católica da margem esquerda, juntou-se ao regime de esquerda, e elevou uma estátua em homenagem da Profetiza Ardente, na simbólica Kisantu, cidade situada a cerca de 200 km de Kinshasa.

       

      Pais sobre o qual foi espalhada as cinzas da Martirizada do Kongo dia Gunga, Angola, depois de várias iniciativas de caracter científico, literário e institucional, louváveis, deve erguer, também, o mais cedo possível, uma escultura monumental em homenagem a heroína do escritor ivoirense Bernard Dadie.

       

      Por

      Simão SOUINDOULA

      Historiador e Perito da UNESCO

      C.P. 2313

      Luanda (Angola)

      Tel.: + 244 929 79 32 77



      --- En date de : Mar 21.8.12, Luís Martini <luis.literatura@...> a écrit :

      De: Luís Martini <luis.literatura@...>
      Objet: [Lista do C. Est. Multiculturais] Realismo animista
      À: "multiculturais@yahoogroups.com" <multiculturais@yahoogroups.com>
      Date: Mardi 21 août 2012, 21h57

       
      Caros,

      Alguém conhece um bibliografia para se estudar o Realismo Anímico?
      Grato

      Luis Martini
    Your message has been successfully submitted and would be delivered to recipients shortly.