RE: [jw] Área de Web Jornalismo do concurso da Petrobr ás

  • Bruna Cruz
    Message 1 of 13 , May 7, 2008
      Olá, gente. Infelizmente poucos concursos indicam a bibliografia hoje em dia. Já ouvi falar que é porque ao indicar precisam disponibilizá-la, de alguma forma. Não sei se procede. Obrigada pelas indicação Rafael.

      Abs e boa sorte a todos.
      http://video.msn.com/?mkt=pt-br

    • Tiago Miranda
      Message 2 of 13 , May 7, 2008
        Oi Rafael e Cláudia,

        obrigado pelas dicas!

        Quem organiza o concurso é a Cesgranrio sim. Eles não passaram bibliografia nenhuma =/

        To: jornalistasdaweb@yahoogroups.comFrom: rperret@...: Wed, 7 May 2008 14:56:23 -0300Subject: Re: [jw] Área de Web Jornalismo do concurso da Petrobrás

        Tiago, alguns livros interessantes:- Webwriting, de Bruno Rodrigues- Jornalismo Digital, de Polyanna Ferrari- Conectado, de Juliano Spyer- Jornalismo na internet, de J. B. Pinho- Blog Corporativo, de Fábio Cipriani- O ciberespaço como fonte para os jornalistas, de Elias Machado- Cibersociedade: quem é você no mundo on-line (sic), de Ricardo Nicola- Modelos de jornalismo digital, de Elias Machado e Marcos PalaciosVale também busca por artigos em sites como Jornalistas da Web, Webinsider,Observatório da Imprensa (sobretudo o blog de Carlos Castilho, emhttp://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id_blog=2), OnlineJournalism Review (http://www.ojr.org/)...Os livros, porém, creio serem mais importantes para o concurso, por trazeremconceitos, que é o que deve e costuma cair.Uma dúvida: quem organiza o concurso? É a Cesgranrio? E o concurso não tembibliografia?Boa sorte.[]s, Raphael.2008/5/7 Tiago Miranda <tomiranda@...>:> Oi pessoal,>> vocês teriam alguma indicação de fonte de estudo para o concurso da> Petrobrás dos temas abaixo:>> - Cibercultura e Jornalismo Digital> - Temas Emergentes da Comunicação: Novas Tecnologias de Comunicação;> Comunicação Online; Mídias Web e Digitais; Mídias Sociais (wikis, blogs,> podcasts etc.).>> Obrigado,> Tiago Miranda> __________________________________________________________> Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance,> videocassetadas e muito mais no MSN Video!> http://video.msn.com/?mkt=pt-br>> [Non-text portions of this message have been removed]>>> ------------------------------------>> ---------------------------------------------------------->> JW - Jornalistas da Web> http://www.jornalistasdaweb.com.br>> Para assinar: jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com> Para cancelar: jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com> Contato com os administradores: admin@...>> Pasta de arquivos: http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/files> Pasta de links: http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/links> Netiqueta da lista: http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta> Comunidade do JW no Orkut:> http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22561589>> Yahoo! Groups Links>>>>-- Raphael PerretJornalista, Mestre em Informáticarperret@... Ligada - http://butuca.blogspot.com[Non-text portions of this message have been removed]

      • Raphael Perret
        Message 3 of 13 , May 7, 2008
          Bruna,

          não procede, porque há muitos concursos que indicam a bibliografia, sim.
          Todos que eu fiz - e não foram poucos - a indicavam, com exceção do processo
          seletivo da Petrobras.

          E, pelo jeito, a empresa mantém a tradição de não oferecer bibliografia. Fiz
          a prova de 2002, organizada pela Cespe/UnB, e não tinha sugestões de livros.
          Achei que fosse procedimento da organizadora, mas pelo jeito é decisão da
          estatal. Isso é péssimo, porque pode cair qualquer coisa sobre os temas
          apontados, correndo-se o risco de ser utilizado um conceito de um autor que
          é diferente de outro autor. Assim, as possibilidades de múltiplas
          interpretações aumentam.

          Mas pra quem vai fazer, um alento é que as provas da Cesgranrio costumam ser
          bem elaboradas. Elas são objetivas, e numa seleção que não indica
          bibliografia, as questões precisam ser mesmo *muito* objetivas.

          Eu tenho a última prova pra Petrobras feita pela Cesgranrio, quem quiser
          pode me pedir ******* EM PVT ********.

          Boa sorte a todos,

          Raphael.

          --
          Raphael Perret
          Jornalista, Mestre em Informática
          rperret@...
          Butuca Ligada - http://butuca.blogspot.com

        • José Antonio Rocha
          Message 4 of 13 , May 7, 2008
            Aqui tem um bibliografia clássica (para livros de papel - aff!) algo
            desatualizada:

            http://meiradarocha.jor.br/news/2007/06/15/bibliografia-sobre-jornalismo-online/

            No grupo de pesquisa Gjol, da UFBA, tem muito material digital mais atualizado.

            Aqui tem alguns "papers" digitais: http://www.bocc.ubi.pt/

            E aqui tem pilhas de coisas:
            http://reposcom.portcom.intercom.org.br/simple-search?query=jornalismo+online

            --
            nome: "José Antonio Meira da Rocha" tratamento: "Prof. MS."
            atividade: "Coordenação do Pós-Graduação Jornalismo em Mídias Digitais