Re: [jw] Blog "Imprensa Marron" condenada por causa de comentário

  • Nicolau Centola
    Message 1 of 5 , Sep 1, 2006
      Bom, mas qual era o teor do comentário?

      Nico

      2006/8/31, Charles Pilger <charles.pilger@...>:

> [...]
      >
      > http://www.idelberavelar.com/archives/2006/08/sentenca_judicial_contra_imprensa_marrom_abre_perigoso_precedente_na_blogosfera_brasileira.php
      >
      > []'s
      > Charles - charles@... <charles%40pilger.com.br>
      > http://www.charles.pilger.com.br
      > ICQ 306563363 MSN crpilger@... <crpilger%40hotmail.com>
      > "Antes, eu era meio quieto, calado, o conhecimento era meu,
      > eu era um software proprietário. Agora, quero espalhar o que
      > sei e mostrar que, da forma como eu evoluí, muitos outros
      > podem crescer." - Cleber de Jesus Santos

    • editorBr
      Message 2 of 5 , Sep 1, 2006
        Olha só... Exatamente o que discutimos há uns dois meses. O problema de
        ter ou não comentários ativados no blog ou site, de quem seria a
        responsabilidade pelos comentários e se os comentários devem ser
        moderados ou não.

        Parece que a justiça já se definiu. Continuo contra os comentários, e se
        isso fizer parte do conceito editorial, que sejam moderados. Afinal,
        qualquer carta de leitor é impressa em jornal? Claro que não.

        Me espanta, entrando no Imprensa Marrom, cujo nome não deixa dúvidas,
        dos caras falarem em cerceamento de liberdade de imprensa, quando no
        Brasil todos sabemos que temos liberdade de imprensa com limites. Quem
        passar dos limites e for processado, que pague por isso. Nada mais
        justo, nas mais republicano e nada mais democrático.

        Notar que o caso começou em 30 de setembro de 2004 como explicado no
        "gardenal" do link aí embaixo. Qq um interessado no assunto deve ler
        este link e os que ele relaciona ao assunto - tá praticamente tudo lá.

        Abs,
        Roitberg

        Nicolau Centola escreveu:

> [...]
        > <charles%40pilger.com.br>
        > <mailto:crpilger%40hotmail.com> <crpilger%40hotmail.com>

      • Tiago Cordeiro Ferreira
        Message 3 of 5 , Sep 1, 2006
          Roitberg
          Desculpa, mas muito nada a ver você comparar comentários com carta de leitores. Interatividade é outra coisa e é própria da web. E a jurisprudência diz algo bem diferente do que você falou. Aliás, vale lembrar que a tal decisão foi em primeira instância e duvido que se confirme em uma instância superior.

          Segundo a sua linha de raciocínio, cada portal, blog, site ou afins é responsável pelos comentários em qualquer área do site. Imagine só um moderador verificando os comentários de uma matéria publicada há dez anos.

          Abs,
          Tiago

          Nicolau Centola escreveu:

> [...]
          > <charles%40pilger.com.br>
          > <mailto:crpilger%40hotmail.com> <crpilger%40hotmail.com>

        • Leonardo F. de Sales
          Message 4 of 5 , Sep 1, 2006
            Se a justiça confirmar a sentença, vai ser aberto um novo mercado.

            Eu entro em blogs, invento um nome ou comento anonimamente, e desço a lenha
            em mim mesmo. Depois processo o dono do blog, alegando que me senti
            ofendido, e faturo uma grana. Ninguém nunca vai descobrir que fui eu que fiz
            um jogo duplo, e o dono do blog tá ferrado.

            São muitas as questões envolvidas. A certificação de identidade, saber quem
            cometeu o quê. Isso é o fundo da querela Orkut, vai resvalar nos blogs e na
            liberdade de expressão.

            No caso do Imprensa Marrom, a decisão é justificada pelo juiz sob a alegação
            de que o dono do blog forneceu o "espaço" para o comentário. O que é
            "espaço" na internet? Aquele campo de píxels? O trackback (que também é uma
            forma de comentário)? O tempo de conexão por uma provedor de acesso ou por
            uma linha telefônica?

            Se eu comentar e for censurado, eu posso processar o dono do blog por
            discriminação?

            Temos que começar a fazer como Sócrates: defina espaço, defina internet, e
            daí, algum dia, vamos chegar a uma conclusão.

            On 9/1/06, Tiago Cordeiro Ferreira <tiagorubinho@...> wrote:

> [...]
            > "gardenal" do link aí embaixo. Qq um interessado no assunto deve ler
            > este link e os que ele relaciona ao assunto - tá praticamente tudo lá.

            Leonardo F. de Sales
            leonardofsales@...