Fw: [nikondigital] FIFA restringe uso de imagens da Copa na web

  • dissat@informedjornalismo.com.br
    Message 1 of 13 , Mar 2, 2006
      O fotógrafo Celso Pupo (fotógrafo - também - do fimdejogo) comentou sobre a notícia abaixo que está circulando na lista da Nikon.

      Isso lembra uma outra confusão de coberturas online quanto à restrição de credenciais de jornalistas que trabalham em sites.

      O que acham?

      Cristina Dissat
      www.diabetes.org.br
      www.endocrino.org.br
      www.fimdejogo.blog-se.com.br

      Subject: Re: [nikondigital] FIFA restringe uso de imagens da Copa na web

      Texto passado por uma lista de fotógrafos.

      Mais uma vez a Fifa se mostra que é uma instituição retrogada.

      LEOdeSOUZA

      FIFA restringe uso de imagens da Copa na web

      Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006 - 14h19

      <http://info.abril.com.br/loja/colecao.shl>

      SÃO PAULO - A FIFA (Federação Internacional de Futebol) divulgou regras
      rígidas para a exibição de imagens da Copa do Mundo da Alemanha em
      publicações online.

      Para obter credenciais para a cobertura do evento esportivo, órgãos de
      imprensa de todo mundo devem assinar documento concordando com as regras.

      Ao contrário do que ocorreu em outras edições da Copa, desta vez a FIFA
      impedirá que imagens dos jogos sejam divulgadas ao longo da partida e
      exigirá uma espera de pelo menos 45 minutos após cada etapa dos jogos para a
      publicação de fotos.

      Segundo a determinação da FIFA, sites na web só poderão exibir fotos do
      primeiro tempo quando a partida terminar. Imagens do segundo tempo só serão
      autorizadas após 45 minutos da conclusão da disputa.

      O número de imagens a ser divulgado também foi restringido. Sites só poderão
      publicar até cinco imagens do primeiro tempo, cinco do segundo e apenas duas
      da prorrogação e cobrança de penalidades, quando esse recurso for utilizado.

      Com a medida, a FIFA quer restringir a cobertura online do evento e
      valorizar o trabalho das TVs. Redes de televisão do mundo todo pagam
      elevadas quantias à FIFA pelos direitos de transmissão dos jogos.

      A Associação Mundial dos Jornais (World Association of Newspapers - WAP)
      protestou veementemente contra a decisão da federação de futebol. Na opinião
      da WAP, as regras impostas ferem o direito à livre informação.

      origem : http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022006/24022006-3.shl

      NIKON DIGITAL LIST
      Home: http://br.groups.yahoo.com/group/nikondigital
      Postar mensagens na lista: nikondigital@...
      Entrar na lista: nikondigital-subscribe@...
      Administração: nikondigital-owner@...

    • Raphael Perret
      Message 2 of 13 , Mar 2, 2006
        Ridículo, patético. Trabalhei no JB Online durante a Copa de 2002 e as
        imagens eram extremamente úteis, ou melhor, imprescindíveis pra
        montagem das matérias. Quando transmitíamos um jogo, uma fotinho
        sempre caía bem na home do jornal, mesmo que não fosse de um lance
        importante. Ao menos garantia a instantaneidade da transmissão e
        reforçava a credibilidade. Imagine, então, se temos uma manchete
        "Ronaldinho Gaúcho abre o placar para o Brasil", no jogo contra a
        Croácia, e uma foto do jogador no treino ou em qualquer outra partida.

        É uma tentativa da Fifa minimizar as vantagens da transmissão da web e
        forçar as pessoas a acompanhar os jogos pela televisão, com quem a
        entidade mantém milionários contratos.

        []s, Raphael.

        --
        Raphael Perret Leal
        Jornalista, Mestre em Informática
        Message 3 of 13 , Mar 2, 2006
          De nada adianta o protesto se aceitam essa imposição. Os jornais e sites deveriam se unir e dar ampla divulgação desta notícia explicando ao leitor o quanto ela lhe afeta.

          Abs,
          Tiago

          PS: E o que as redes de televisão acham disso? "Somos todos jornalistas" foi por água abaixo.

          Entre nous Foi Lista

          Message 4 of 13 , Mar 2, 2006
            Acredito que algum site deveria estar preparando novidades para a
            transmissão, que seria lançada na Copa. Mas, e aí? Qual o problema? Alguém
            vai deixar de assistir a um jogo pela televisão para ver pela internet? Só
            se tiver um motivo forte para isso e vai ser prejudicado sem imagens.

            A restrição é generalizada demais.

            E quem está assistindo nas arquibancadas? Nada de restrição, certo. É hora
            do jornalismo open source, da cobertura dos blogs. Já pensou o fimdejogo nas
            arquibancadas dos estádios na Alemanha? Eu poderia fotografar e transmitir,
            sem estar vinculada a nenhuma decisão da FIFA. Teria alguma restrição?

            Quanto as redes de televisão: os poderosos são os que têm maior recurso para
            internet também.

            Cristina Dissat
            www.diabetes.org.br
            www.endocrino.org.br
            www.fimdejogo.blog-se.com.br

            Message 5 of 13 , Mar 2, 2006
              Inédito: Bélgica lança jornal em papel eletrônico

              Por Gustavo Girotto / Redação Portal IMPRENSA

              A agência de notícias Deutsche Presse-Agentur (dpa), do diário De Tijd, da Antuérpia- Bélgica, se tornará o primeiro jornal a publicar uma versão digital do "papel eletrônico". Em vez de comprar um jornal diariamente, a partir de abril, 200 assinantes poderão começar o dia conectando à internet por um aparelho eletrônico fornecido pelo De Tijd e então baixar o jornal na integra. As atualizações serão feitas automaticamente ao longo do dia.

              De acordo com as informações da dpa, o aparelho é uma tela com a espessura de uma folha de papel e o tamanho de uma folha de jornal, repleto de microcápsulas brancas e pretas. Quando ligado, mostra a imagem do jornal, tal qual ele é impresso em gráficas. A "tinta eletrônica" reproduz 16 tons de cinza. Quando o leitor aperta os botões para trocar de página ou aumentar um artigo específico, as partículas se juntam para dar resolução.

              De acordo com notícia publicada pela Agência Estado, a experiência belga reflete a luta dos jornais pela sobrevivência em um mundo de competição e custos crescentes. O modelo do papel eletrônico do De Tijd custará em torno de 400 reais, mas os assinantes estão isentos. A empresa afirmou que os custos devem baixar conforme o diário eletrônico for se tornando um item de produção em massa.

              O aparelho tem o tamanho de dois laptops, mas gasta 100 vezes menos energia do que um monitor de laptop comum. Se usado três horas por dia, a bateria do papel eletrônico pode durar uma semana. A capacidade de armazenamento do aparelho é de 244 megabytes, o suficiente para gravar um mês de jornais e mais 30 livros.

            • Tiago Cordeiro Ferreira

                Message 7 of 13 , Mar 2, 2006
                  Oi, Cris.

                  On 3/2/06, dissat@...
                  <dissat@...> wrote:
> [...]
                  > vai deixar de assistir a um jogo pela televisão para ver pela internet? Só
                  > se tiver um motivo forte para isso e vai ser prejudicado sem imagens.

                  Pelo menos quem gosta não vai deixar de ver os jogos do Brasil. Mas e
                  os demais jogos? Quem trabalha sem televisão não vai conseguir
                  acompanhar as partidas sem o Brasil.

> [...]
                  > sem estar vinculada a nenhuma decisão da FIFA. Teria alguma restrição?

                  Acho que não. Ainda mais agora, com a profusão de celulares com
                  câmeras, que caputram imagens que podem ser postadas em qualquer blog
                  instantaneamente.

                  Beijos.
                • Manuel Ribeiro
                  Message 8 of 13 , Mar 2, 2006
                    Por falar em Blogs eu começo desde já a divulgar esta decisão ridicula da
                    FIFA no meu blog:
                    www.manuelribeiro.wordpress.com

                    On 3/2/06, Tiago Cordeiro Ferreira <tiagorubinho@...> wrote:

> [...]
                    > sem estar vinculada a nenhuma decisão da FIFA. Teria alguma restrição?
                    >
                    > Quanto as redes de televisão: os poderosos são os que têm maior recurso

                    ---
                    Photonews - Agência Noticiosa, Lda
                    Local Oficce:
                    Manuel Ribeiro
                    Porto
                    Cell: +351938710143
                    Mail: fotojornalismo@...
                    Web: http://www.photonewsonline.net

                    Headquarters/Sede:
                    Hugo Correia
                    Photonews - Agência Noticiosa lda
                    Rua Estado da Índia N 12 - 8B
                    2685-048 Sacavem
                    Portugal
                    Telef: 00351 219421092
                    Fax: 00351 210829534
                    photonews@...
                    www.photonewsonline.net

                    Representative/Sucursal:
                    Rodrigo Pettersson
                    Photonews - Agência Noticiosa lda
                    Av. Cardeal Motta, 430 Conj. 51
                    São Paulo – SP – Brasil
                    Tel: 55-11- 3832-6125
                    Cel: 55-11- 8286-2252
                    photonewsbrasil@...
                    www.photonewsonline.net

                  • editor
                    Message 9 of 13 , Mar 6, 2006
                      Na última olimpíada tratamos da restrição de credenciamento de sites com
                      temas esportivos, portais e blogs (como filtrar? o número de credenciais
                      não pode ser ilimitado para qualquer pessoa que tiver uma página na
                      Internet...)

                      Agora na olimpíada de inverno não foi diferente. E a copa do mundo será
                      absolutamente fechada.

                      A FIA - Federação Internacional de Automobilismo, em sua área de
                      imprensa tem um aviso bem grande dizendo que só credencia que trabalhar
                      em mídia impressa ou televisiva. Quem trabalhar para portais e sites não
                      precisa nem tentar o credenciamento. Portanto, há uma visão detrupada
                      das entidades dirigentes do esporte sobre o leitor e espectador. A FIA
                      ainda se dá ao ridículo de dizer que jornais com tiragem de menos de 20
                      mil exemplares diários também não serão credenciados. Quer dizer que um
                      portal com 100 mil hits diários é um "nada" e um jornalzinha vagabundo
                      de 20.000 exemplares por dia é uma mídia digna de respeito. Os conceitos
                      estão muito atrasados.

                      A FIA, como a FIFA e o COI não compreendem que o blogueiro, os
                      jornalista de cobre através da web não vai aos estádios ou autódromos.
                      Ele precisa de informação institucional correta, de acesso on-line a
                      resultados e tempos (em tempo real) e de fotos de média e baixa
                      resolução para poder trabalhar. Nada disso é contemplado.

                      Na FIA, por exemplo, sequer as fotos oficiais em média resolução podem
                      ser baixadas e usadas. Os dirigentes e seus acessores de imprensa não
                      compreendem que podem dar uma credencial "in-loco" para quem vai estar
                      presente no evento, e uma credencial virtual, para uma cobertura remota.
                      Pelo menos, as equipes participantes costumam prestar esses serviços com
                      uma velocidade impressionante, entendendo a necessidade do jornalismo
                      via web, mas sem conseguir passar a mensagem para as entidades dirigentes.

                      Por outro lado, também nunca vi nenhum sindicato, nenhuma organização
                      representativa de jornalistas da web (se é que existe alguma) fazer
                      qualquer pressão sobre entidades dirigentes desportivas para acesso
                      privilegiado à informação.

                      Houve uma época em que eu fui assessor de imprensa da Federação de
                      Automobilismo do Estado do RJ, durante uma intervenção (foi uma roubada,
                      nem havia o que divulgar). Naquele momento tentei negociar divulgação de
                      corridas etc (sem sucesso) e me deparei com uma situação que pouca gente
                      deve conhecer. Havia um campeonato brasileiro de "marcas e pilotos" no
                      automobilismo. Durante anos a Globo comprava os direitos de transmissão
                      à CBA para não transmitir. De posse dos direitos, todas as outras
                      emissoras estavam proibidas de transmitir as corridas e até mesmo fazer
                      reportagens nos autódromos. Agora, a culpa não era da Globo e sim da CBA
                      que não obrigava no contrato a transmissão das corridas compradas. E
                      foram anos e anos disso. Querer que esse tipo de mentalidade entenda o
                      que o é um blog, é querer demais.

                      Roitberg

                      http://br.acesso.yahoo.com
                    • editor
                      Message 10 of 13 , Mar 6, 2006
                        Alguns ser lembrarão dos tempos da ditadura quando jornais brasileiros
                        davam manchetes e matérias que não tinham nada a ver com nada para
                        mostrar que estavam sob censura. Será que hoje a CNN está fazendo a
                        mesma coisa? Custo a acreditar que seja falta de criatividade, mas a
                        pergunta do QUICK VOTE, no meio da zona em que o mundo está metido, é:
                        "Qual sua cidade favorita nos EUA?" Eta coisa estranha...
                        http://edition.cnn.com/ Curiosamente apenas 2800 pessoas tinham votado
                        até as 18:00 (Brasil)

                        Roitberg

                        http://br.acesso.yahoo.com
                      • Marcelo Sander
                        Message 11 of 13 , Mar 7, 2006
                          Vira e mexe aparecem essas notícias de papel eletrônico, e-paper, etc.
                          Mas eu nunca vi um.
                          Alguém tem um link para imagens desses protótipos?

                          Abraços,
                          Marcelo Sander

                          Message 12 of 13 , Mar 7, 2006
                            S� falta revistarem os torcedores na entrada dos est�dios apreendendo os
                            celulares e s� devolvendo no final das partidas...

                            Tanta tecnologia e o poder econ�mico ainda fazendo a gente andar pra tr�s.

                            S� n�o temos produ��o em massa de carros movidos a hidrog�nio ou energia
                            el�trica por causa da ind�stria do petr�leo, e assim vai...

                            Abra�os,
                            Marcelo Sander

                            Em 02/03/06, Manuel Ribeiro <jozeribeiro@...> escreveu:

                            > Por falar em Blogs eu come�o desde j� a divulgar esta decis�o ridicula da
                            > FIFA no meu blog:
                            > www.manuelribeiro.wordpress.com

                            > passar a

                            > Algu�m