Loading ...
Sorry, an error occurred while loading the content.
 

I Prêmio Pajé de Jornalismo

Expand Messages
  • O Jornalista
    Extraído do site www.ojornalista.com.br 01/04/2005 I Prêmio Pajé de Jornalismo A imprensa brasileira tem um papel fundamental a desempenhar na preservação
    Message 1 of 1 , Apr 1, 2005
      Extraído do site
      www.ojornalista.com.br

      01/04/2005
      I Prêmio Pajé de Jornalismo


      A imprensa brasileira tem um papel fundamental a desempenhar na preservação da cultura e dos povos indígenas brasileiros. A questão exige um olhar atento. Vale lembrar que verbas públicas são destinadas para vários programas de saúde e alimentação dos povos indígenas. Mas, acompanhar essa questão não é uma missão fácil.

      Para a nossa mídia, o índio brasileiro só é notícia pelo exotismo, morte ou pela barbárie. Índio não é pauta. Na grande imprensa não há espaço para os problemas e belezas dos povos indígenas.

      Seja aliado da causa indígena

      No mês em que comemoramos o Dia do Índio, "O Jornalista" pretende lançar o I Prêmio Pajé de Jornalismo voltado para a questão indígena brasileira. Estamos em busca de aliados e parceiros. O objetivo da premiação é incentivar a discussão da questão na mídia.

      Mais do que povos do passado, os indígenas são povos do futuro, pois anunciam uma vida plena de significado humano. Para eles, a conquista das Américas não foi o começo de sua história. Os índios chegaram a este continente há aproximadamente 40 mil anos.

      Nas antigas terras brasileiras viviam mais de seis milhões de pessoas, pertencentes à cerca de 900 povos diferentes. O processo de colonização, doutrinação religiosa e escravização, resultou no extermínio de centenas de povos e na destruição de uma imensa riqueza cultural.

      Os índios brasileiros não podem continuar sendo tratados como estrangeiros em seu próprio país. Para aliar-se e apoiar esta iniciativa encaminhe um e-mail para ojornalista@...




      [Non-text portions of this message have been removed]
    Your message has been successfully submitted and would be delivered to recipients shortly.