Você não aguenta mais o Outlook o u o Express?

  • editor
    Message 1 of 2 , Oct 23, 2004
      Não sei quantos de vocês leram nos cadernos de informática neste mês de
      outubro sobre um novo browser da Mozilla, o Firefox. Eu estou usando faz
      umas 3 semanas e posso dizer com certeza: funciona, é muito mais veloz
      que o IE 6, os downloads de arquivos são super acelerados e é frequente
      você ver taxas de 50 a 140 kbps numa conexão banda larga de 25,6 kbps o
      que é notável. Em compensação não é 100% compatível com páginas cheias
      de flash, css, xml etc características em alguns sites.

      Para estes problemas, a Mozilla, criadora da série Netscape (que estava
      uma bomba) deixou o Firefox com código aberto, podendo ser acrescentados
      módulos, encontrados na página básica do site deles. Não dá para saber
      se esse código aberto significa que os hackers vão acabar criando
      módulos e controlando sua máquina. Só baixe módulos do site oficial. Um
      dos mais úteis é o que inclui um comando de menu "abrir no Internet
      Explorer" para aquelas páginas possessivas... Por outro lado, sites que
      usam consultas a bancos de dados através de ASP ou PHP voam através do
      Firefox. Os popups são bloqueados numa boa.

      Mas ele possui uma suite pouco comentada. É o cliente de email
      Thunderbird que você baixa lá do mesmo local. Ele importa perfeitamente
      e rapidamente todas as suas pastas, livro de endereços (inclusive os
      grupos) e configurações de contas do Outlook, Express, Eudora e outros,
      sem as senhas que precisam ser colocadas novamente. Os caras que criaram
      essa preciosidade pensaram como nós queríamos: o que nos irrita nos
      outros clientes? Tire fora ou mude! O que eles possuem de bom? Mantenha
      e incremente!

      No fim das contas é um cliente veloz, silencioso, altamente configurável
      para contas múltiplas e que trata o spam, como deveria: como lixo. Sua
      capacidade de ir aprendendo o que é spam, colocando o email numa pasta
      própria ou mandando direto para a lixeira e impressionante. Os filtros
      também são criados de forma muito simples, facilitando a troca de
      prioridade e marcando os emails com cores de forma muito mais direta que
      os produtos da Microsoft.

      EMAILS EM CASA E NO TRABALHO

      Mas o melhor do Thunderbird é para as pessoas que precisam abrir seus
      emails em casa e no trabalho. Na configuração de cada conta há um monte
      de opções do que fazer ao iniciar o programa. Uma delas é a tradicional
      "manter cópia do email no servidor" que todos os outros clientes têm.
      Assim, abro os emails de noite em casa e de novo pela manhã no trabalho,
      recebendo TUDO duas vezes. Isso é um estorvo! A equipe de programação
      adicionou uma funçãozinha mágica, ignorada e desconhecida: "manter cópia
      do email no servidor ATÉ QUE SEJA EXCLUÍDA OU RETIRADA DA PASTA DE
      ENTRADA". Sacou? Todo o spam que eu recebi a noite vai para o lixo,
      portanto é retirado do servidor. Outras mensagens que não me interessam,
      eu mando para o lixo também, portanto são retiradas do servidor. Apenas
      aquelas que eu deixei na pasta de entrada é que eu vou receber novamente
      na manhã seguinte no trabalho. Mas isso não é automático: essa
      sincronização totalmente silenciosa é feita apenas a cada vez que você
      verifica se há novos emails para as contas. Ou seja: as tralhas sariam
      de sua caixa de entrada só saem do servidor se você checar a conta
      novamente antes de sair do programa.

      Só isso já vale o programa. Se disser que a suite é gratuita, a coisa
      melhora. Mas o que tem de errado com esse Thunderbird? Ele não pode ser
      usado em máquinas compartilhadas se você mantiver guardadas as senhas de
      suas contas, pois nas configurações gerais, o mesmo menu que permite
      você ver login e senha de todas as contas (só existe nesse cliente)
      permite que qualquer um veja. Se por um lado pode ser a salvação em
      segundos de uma senha pouco usada e esquecida, dá todas de presente para
      qualquer curioso. Espera-se pra a primeira atualização do Thunderbird
      que essa função seja protegida por senha. Pelo menos eu e um monte de
      gente já mostrou isso para eles no fórum de discussão do programa.

      Ambos possuem versão em português com dicionário meio fraco que precisa
      aprender muitas palavras mas o faz de forma adequada. Ah, funciona tanto
      no Windows como no Linux! Sugiro a leitura deste link 101 coisas que o
      Mozilla pode fazer e o IE não
      <http://www.mozilla.org.br/saite/conteudo.php?inc=conteudo/texto&tx=23&id_aba=9&PHPSESSID=83b36ed31193d5b03a522bf703369314>"

      http://www.mozilla.org.br/saite/conteudo.php?inc=conteudo/texto&tx=23&id_aba=9&PHPSESSID=83b36ed31193d5b03a522bf703369314

      http://www.mozilla.org.br/ - para baixar os programas.

      José Roitberg - jornalista
    • Murilo Pinto
      Message 2 of 2 , Nov 8, 2004
> [...]
        > do email no servidor ATÉ QUE SEJA EXCLUÍDA OU RETIRADA DA PASTA DE
        > ENTRADA". Sacou? Todo o spam que eu recebi a noite vai para o lixo,

        O Outlook tem isso. Na mesma página que permite "manter uma cópia das
        mensagens no servidor", você pode "remover do servidor após X dias" e
        "remover do servidor quando excluído de 'Itens Excluídos'".

        Abraço,
        Murilo