Loading ...
Sorry, an error occurred while loading the content.

Re: HIPERTEXTO uma ferramenta em jornalismo

Expand Messages
  • editor
    O Labcom está a organizar o cccc2004. A mensagem que usamos é a mais entrópica. A mais rápida de perceber e a mais curta. No entanto quem não souber o
    Message 1 of 13 , Feb 27, 2004
    • 0 Attachment
      "O Labcom está a organizar o cccc2004.

      A mensagem que usamos é a mais entrópica. A mais rápida de perceber
      e a mais curta. No entanto quem não souber o que é o Labcom ou o
      cccc2004 bastará clicar nas palavras que será encaminhado para uma
      nova janela onde será dada a informação do que é o Labcom e o
      cccc2004.

      Mesmo quem saiba o que são poderá clicar e obter mais informação".

      Esse exemplo é quase um padrão para demonstrar as vantagens do hipertexto. Mas há uns pontos para discussão:

      1) Você tem visto os livros didáticos de colégios de uns anos para cá? A maioria é não linear. Dificilmente há uma página de texto corrido. Se usa o artifício do box, se usa margens externas largas e das definições "hipertextuais" têm a palavra sublinhada com o traço indo até a definição do termo colocada nas margens. Tenho falado com várias crianças e isso muitas vezes é mais confuso do que se as definições estivessem direto no texto, outras não. A grande diferença é que nesse formato não linear não se sai da página: se vai até a margem e volta. Para quem é dispersivo... Adeus, foi-se o texto.

      2) Pouca gente sabe mas o Talmud, um dos livros da "legislação da religião judaica" escrito ao longo de mais de mil anos e hoje, totalmente desatualizado, é um livro com hipertexto similar ao da web: você está lendo algo no livro 9 e se depara com um anotação na margem escrito algo como vá para a página 340 do livro 17 para outras explicações. Ele é todo assim, compilado século 12. É um inferno para seguir qualquer discussão jurídica pois em muitas se salta várias vezes até chegar ao final.

      3) Na minha opinião criar um texto acadêmico não linear e hiperlinkado tudo bem. Há tempo para fazer isso. Mas adotar a não linearidade numa matéria jornalística da web vai contra a necessidade da velocidade. Para cada hiperlink de explicação de uma sigla (como citada no exemplo) seria necessária a existência "física" de uma página em html com o conteúdo da explicação. Há outras formas menos graciosas como usar uma simples janela pop-up de aviso e não um pop-up que chame carregue uma página. Nos dois casos isso só pode ser feito (que eu saiba) através de software normal de programação como Dreamweaver, FrontPage etc. Os sistemas de gerenciamento de conteúdo não se adaptam bem a isso.

      Há outro problema a ser considerado. Hiperlinkar todas as ocorrências dos termos estranhos ao leitor ou só a primeira? E na matéria de depois de amanhã se o termo aparecer novamente? Será tratado como a primeira ocorrência? Creio que sim. Agora imagine como gerenciar uma biblioteca de páginas com pequenas definições e arrastá-las para as palavras corretas formando os textos não lineares de hoje em diante? Parece um trabalho impossível? Para mim parece.

      Já pesquisei em um monte de sites relativos à história e biografias onde chega a haver um abuso da não linearidade. Em várias vezes depois de 15 minutos eu já estava tão longe seguindo hiperlinks que nem sabia de onde vim. Pior ainda é quando o hiperlink leva o leitor para fora do site. A não linearidade visual, como a dos livros didáticos pode ser feita, não usando as linguagens da web mas as de impressão. O texto pode ser montado no PageMaker, como seria impresso no livro e colocado no ar em PDF, exatamente igual. Mas nunca me deparei com algo assim.

      A grande discussão de formatos de leitura deveria passar pela orientação da tela. Por que o computador herdou o formato horizontal da tela de TV e não o vertical da folha de papel? Se a base instalada fosse de monitores verticais, nossa discussão seria muito diferente, pois não haveria toda a complicação de como encaixar o conteúdo visualizado em papel vertical numa mídia horizontal. Alguns tem soluções: eliminar uma área à esquerda ou à direita da tela e manter o texto basicamente vertical, num largura de 400 a 500 pixels que não exige movimento de cabeça para a leitura. Mas as telas verticais seriam a salvação para os PDFs...

      José Roitberg - jornalista.
    • José Antonio Meira da Rocha
      ... Hum... Me parece que nada no universo possa ser não-linear. Não é possível que dois fenômenos sejam percebidos simultaneamente, o que equivaleria a
      Message 2 of 13 , Feb 28, 2004
      • 0 Attachment
        Em 26 Feb 2004 às 15:36, João Simão escreveu:

        > Por certo já nos aprecebemos que o nosso pensamento não é
        > linear ao contrário da linguagem.

        Hum... Me parece que nada no universo possa ser não-linear. Não é
        possível que dois fenômenos sejam percebidos simultaneamente, o que
        equivaleria a dois corpos ocuparem o mesmo lugar no espaço. Por
        exemplo, a gente deve olhar uma palavra, depois outra, pra ler frases. A
        gente deve olhar para um ponto de uma foto, e depois para outro, ao
        interpretar um discurso fotográfico.

        Esse movimento é fundamental na constituição da linguagem, e é uma
        propriedade de qualquer sistema, vivo ou não. Isso inclui subpartículas
        da matéria, nosso pensamento, galáxias ou qualuer outro fenômeno.
        Nosso pensamento é absolutamente linear. O fato de não ser uma "linha
        reta" não muda em nada isto, a meu ver.

        --
        nome:"José Antonio Meira da Rocha"
        tratamento:"Prof. Ms."
        atividade:"Consultoria e treinamento em jornalismo digital impresso e online"
        email:joseantonio@... site: http://www.meiradarocha.JOR.br
        ICQ:658222 MSN e Yahoo: meiradarocha_jor.br AIM: meiradarochajor
      • editor
        Um grupo de 21 professores que deixaram a Faculdade Casper Líbero vai fundar, no dia 1º de março, o Instituto Livre de Jornalismo (IJOR), associação sem
        Message 3 of 13 , Feb 29, 2004
        • 0 Attachment
          Um grupo de 21 professores que deixaram a Faculdade Casper Líbero vai fundar, no dia 1º de março, o Instituto Livre de Jornalismo (IJOR), associação sem fins lucrativos que visa contribuir para o desenvolvimento e formação educacional e cultural, através de estudos, pesquisas e divulgação de informações junto a estudantes e profissionais ligados ao jornalismo. Na ocasião, os sócios-fundadores aprovarão o estatuto do IJOR e elegerão os Conselhos Deliberativo e Fiscal.

          Assinam a convocatória: Adriana Garcia, André Rodrigues, Domingos Fraga, Eduardo Marini, Eugênio Bucci, Everton Constant, Jayme Brener, José Américo Dias, José Arbex, Luiz Costa Pereira, Marcelo Coelho, Marco Antonio Araujo, Mario Andrada e Silva, Mario Vitor Santos, Mauricio Stycer, Paulo Nassar, Rosane Baptista, Sergio Amadeu da Silveira, Sérgio Rizzo e Sidnei Basile.

          Serviço Fundação do IJOR Segunda-feira, 1º de março, às 20h. Mercure Grand Hotel São Paulo Ibirapuera. Endereço: R. Joinville, 515 (Paraíso) - tel: 5088-4000.
          {fim do release}

          Pessoal, depois de dicutirmos tanto sobre linguagem adequada, sobre "acessoria" e assessoria, será que o nome correto da coisa não deveria ser Instituto de Jornalismo Livre? Como está a primeira impressão que que será criado um insitituto "livre", liberto, sem a participação do Jornalismo... A sigla é IJOR pode ser a mesma. Começar algo livre com conselho delibertativo e fiscal já não é ter tanta liberdade assim...

          O jornalismo livre verdadeiro, o jornalismo independente já existe há tempos, são os CMIs - Centros de Mídia Independente, espalhados por todos os países, saudáveis em sua anarquia.

          José Roitberg - jornalista
        • Izabelcc
          Prezado José, O conselho deliberativo e fiscal são uma exigência de lei para qualquer associação sem fins lucrativos ou organização não-governamental.
          Message 4 of 13 , Mar 1, 2004
          • 0 Attachment
            Prezado José,

            O conselho deliberativo e fiscal são uma exigência de lei para qualquer associação sem fins lucrativos ou organização não-governamental. São determinações relacionadas ao Terceiro Setor, portanto avalio que sua crítica nesse sentido tenha sido eqüivocada. Se quiser saber como funciona a constituição de uma Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP's), posso sugerir diversas leituras e sites como fonte de informação.

            A idéia de publicar uma notícia como esta é que os maiores interessados - jornalistas e estudantes - participem. A constituição da mesma acontece apenas após aprovação do Estatuto da associação feita por todos os participantes presentes, que nesse caso, aconteceu nesta segunda-feira, conforme publicado na notícia.

            Aliás, se você acompanhou a saída desses profissionais da Faculdade Cásper Líbero, provavelmente deve concluir que o IJOR surge como uma alternativa sem vínculos com qualquer instituição de ensino superior. Pelo menos é como eu avalio e vejo com bons olhos esse movimento, principalmente porque conheço alguns dos jornalistas que integram a lista de sócios-fundadores - tive o prazer de conviver com eles durante minha passagem pelo curso de jornalismo na Cásper.

            Fica o convite para a participação de todos os interessados em conhecer as propostas do IJOR.

            Abraços,
            Izabel CC Batista
            izabelcc@...
            Idéias em Pauta
            ICQ 63560490 - msn izabel1975@...

            editor <editor@...> wrote:
            Um grupo de 21 professores que deixaram a Faculdade Casper Líbero vai fundar, no dia 1º de março, o Instituto Livre de Jornalismo (IJOR), associação sem fins lucrativos que visa contribuir para o desenvolvimento e formação educacional e cultural, através de estudos, pesquisas e divulgação de informações junto a estudantes e profissionais ligados ao jornalismo. Na ocasião, os sócios-fundadores aprovarão o estatuto do IJOR e elegerão os Conselhos Deliberativo e Fiscal.

            Assinam a convocatória: Adriana Garcia, André Rodrigues, Domingos Fraga, Eduardo Marini, Eugênio Bucci, Everton Constant, Jayme Brener, José Américo Dias, José Arbex, Luiz Costa Pereira, Marcelo Coelho, Marco Antonio Araujo, Mario Andrada e Silva, Mario Vitor Santos, Mauricio Stycer, Paulo Nassar, Rosane Baptista, Sergio Amadeu da Silveira, Sérgio Rizzo e Sidnei Basile.

            Serviço Fundação do IJOR Segunda-feira, 1º de março, às 20h. Mercure Grand Hotel São Paulo Ibirapuera. Endereço: R. Joinville, 515 (Paraíso) - tel: 5088-4000.
            {fim do release}

            Pessoal, depois de dicutirmos tanto sobre linguagem adequada, sobre "acessoria" e assessoria, será que o nome correto da coisa não deveria ser Instituto de Jornalismo Livre? Como está a primeira impressão que que será criado um insitituto "livre", liberto, sem a participação do Jornalismo... A sigla é IJOR pode ser a mesma. Começar algo livre com conselho delibertativo e fiscal já não é ter tanta liberdade assim...

            O jornalismo livre verdadeiro, o jornalismo independente já existe há tempos, são os CMIs - Centros de Mídia Independente, espalhados por todos os países, saudáveis em sua anarquia.

            José Roitberg - jornalista







            -------------------------------------------

            JW - Jornalistas da Web
            http://www.jornalistasdaweb.com.br

            Para assinar : jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
            Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
            Administradores da lista: admin@...

            Netiqueta da lista: http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta




            ---------------------------------
            Yahoo! Groups Links

            To visit your group on the web, go to:
            http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/

            To unsubscribe from this group, send an email to:
            jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com

            Your use of Yahoo! Groups is subject to the Yahoo! Terms of Service.




            ---------------------------------
            Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil. Abra sua conta agora!

            [Non-text portions of this message have been removed]
          • Marcio Alexandre M. Gualberto
            Genial sua mensagem, Roitberg. Parabéns pela coragem em reforçar que algo que é tão fundamental para a prática cotidiana do jornalismo - a liberdade -
            Message 5 of 13 , Mar 2, 2004
            • 0 Attachment
              Genial sua mensagem, Roitberg. Parabéns pela coragem em reforçar que algo
              que é tão fundamental para a prática cotidiana do jornalismo - a liberdade -
              esteja cada vez mais sendo encapsulada. Também gosto muito da saudável
              anarquia dos CMIs e que sem patrocinadores e regras têm contribuído em muito
              para a democratização da informação.

              Abraços fraternos,

              Marcio A.
              -----Mensagem original-----
              De: editor [mailto:editor@...]
              Enviada em: domingo, 29 de fevereiro de 2004 23:01
              Para: jornalistasdaweb@yahoogroups.com
              Assunto: [jornalistas da web] Instituto LIVRE de Jornalismo


              Um grupo de 21 professores que deixaram a Faculdade Casper Líbero vai
              fundar, no dia 1º de março, o Instituto Livre de Jornalismo (IJOR),
              associação sem fins lucrativos que visa contribuir para o desenvolvimento e
              formação educacional e cultural, através de estudos, pesquisas e divulgação
              de informações junto a estudantes e profissionais ligados ao jornalismo. Na
              ocasião, os sócios-fundadores aprovarão o estatuto do IJOR e elegerão os
              Conselhos Deliberativo e Fiscal.

              Assinam a convocatória: Adriana Garcia, André Rodrigues, Domingos Fraga,
              Eduardo Marini, Eugênio Bucci, Everton Constant, Jayme Brener, José Américo
              Dias, José Arbex, Luiz Costa Pereira, Marcelo Coelho, Marco Antonio Araujo,
              Mario Andrada e Silva, Mario Vitor Santos, Mauricio Stycer, Paulo Nassar,
              Rosane Baptista, Sergio Amadeu da Silveira, Sérgio Rizzo e Sidnei Basile.

              Serviço Fundação do IJOR Segunda-feira, 1º de março, às 20h. Mercure Grand
              Hotel São Paulo Ibirapuera. Endereço: R. Joinville, 515 (Paraíso) - tel:
              5088-4000.
              {fim do release}

              Pessoal, depois de dicutirmos tanto sobre linguagem adequada, sobre
              "acessoria" e assessoria, será que o nome correto da coisa não deveria ser
              Instituto de Jornalismo Livre? Como está a primeira impressão que que será
              criado um insitituto "livre", liberto, sem a participação do Jornalismo... A
              sigla é IJOR pode ser a mesma. Começar algo livre com conselho delibertativo
              e fiscal já não é ter tanta liberdade assim...

              O jornalismo livre verdadeiro, o jornalismo independente já existe há
              tempos, são os CMIs - Centros de Mídia Independente, espalhados por todos os
              países, saudáveis em sua anarquia.

              José Roitberg - jornalista







              -------------------------------------------

              JW - Jornalistas da Web
              http://www.jornalistasdaweb.com.br

              Para assinar : jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
              Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
              Administradores da lista: admin@...

              Netiqueta da lista: http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta




              ----------------------------------------------------------------------------
              --
              Yahoo! Groups Links

              a.. To visit your group on the web, go to:
              http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/

              b.. To unsubscribe from this group, send an email to:
              jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com

              c.. Your use of Yahoo! Groups is subject to the Yahoo! Terms of Service.



              [Non-text portions of this message have been removed]
            • editor
              A mensagem com a título Hipertexto... enviada para a lista foi barrada na caixa postal do usuário BRmultiaccess@santacasasp.org.br de nossa lista com a
              Message 6 of 13 , Mar 2, 2004
              • 0 Attachment
                A mensagem com a título "Hipertexto..." enviada para a lista foi barrada na caixa postal do usuário

                BRmultiaccess@... de nossa lista com a seguinte mensagem abaixo:

                "Mensagem não autorizada
                ----------------------------------------
                Palavra (Hi) proibida no campo Subject
                ----------------------------------------
                Para: jornalistasdaweb@yahoogroups.com
                Assunto: [jornalistas da web] Re: HIPERTEXTO uma ferramenta em jornalismo"

                É impressionante como algumas empresas utilizam péssimas políticas para filtrar emails. No caso da Santa Casa, fica óbvio que qualquer assunto que contenha a seqüência de letra "HI" vai ser considerada com agressiva, um vírus potencial numa demonstração clara de uma das formas de preconceito digital politicamente correto. Há palavras boas e palavras más. Há sílabas boas e sílabas más... Uma vergonha!

                Não sei se vocês sabem, mas em diversas grandes empresas com emails centralizados dentro do seu domínio, há filtros de entrada e saída. Na maior parte das vezes, violando a liberdade de expressão brasileira e o sigilo postal, impedem a passagem de emails com palavras consideradas inadequadas pela empresa, o que vai desde pornografia até palavras específicas sobres seus produtos e negócios. Certa vez, ao entrar em contato com uma das grandes empresas do setor de autopeças, o email foi barrado por conter o nome da peça sobre a qual eu precisava de mais informações. Em um contato telefônico com tal empresa eles disseram "ser política da casa" impedir a circulação de email que continham qualquer coisa relacionada ao setor de autopeças para garantir a segurança de de seus produtos, ou seja, que nenhum funcionário enviasse emails com "informações sigilosas" para fora da empresa... Dito por eles mesmos.

                José Roitberg.
              • Goretti Paiva
                Izabel, como se faz para participar? Grata. Goretti Paiva ... From: Izabelcc To: Sent:
                Message 7 of 13 , Mar 2, 2004
                • 0 Attachment
                  Izabel,
                  como se faz para participar?
                  Grata.
                  Goretti Paiva


                  ----- Original Message -----
                  From: "Izabelcc" <webjornalista@...>
                  To: <jornalistasdaweb@yahoogroups.com>
                  Sent: Monday, March 01, 2004 11:56 PM
                  Subject: Re: [jornalistas da web] Instituto LIVRE de Jornalismo


                  Prezado José,

                  O conselho deliberativo e fiscal são uma exigência de lei para qualquer
                  associação sem fins lucrativos ou organização não-governamental. São
                  determinações relacionadas ao Terceiro Setor, portanto avalio que sua
                  crítica nesse sentido tenha sido eqüivocada. Se quiser saber como funciona a
                  constituição de uma Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público
                  (OSCIP's), posso sugerir diversas leituras e sites como fonte de informação.

                  A idéia de publicar uma notícia como esta é que os maiores interessados -
                  jornalistas e estudantes - participem. A constituição da mesma acontece
                  apenas após aprovação do Estatuto da associação feita por todos os
                  participantes presentes, que nesse caso, aconteceu nesta segunda-feira,
                  conforme publicado na notícia.

                  Aliás, se você acompanhou a saída desses profissionais da Faculdade Cásper
                  Líbero, provavelmente deve concluir que o IJOR surge como uma alternativa
                  sem vínculos com qualquer instituição de ensino superior. Pelo menos é como
                  eu avalio e vejo com bons olhos esse movimento, principalmente porque
                  conheço alguns dos jornalistas que integram a lista de sócios-fundadores -
                  tive o prazer de conviver com eles durante minha passagem pelo curso de
                  jornalismo na Cásper.

                  Fica o convite para a participação de todos os interessados em conhecer as
                  propostas do IJOR.

                  Abraços,
                  Izabel CC Batista
                  izabelcc@...
                  Idéias em Pauta
                  ICQ 63560490 - msn izabel1975@...

                  editor <editor@...> wrote:
                  Um grupo de 21 professores que deixaram a Faculdade Casper Líbero vai
                  fundar, no dia 1º de março, o Instituto Livre de Jornalismo (IJOR),
                  associação sem fins lucrativos que visa contribuir para o desenvolvimento e
                  formação educacional e cultural, através de estudos, pesquisas e divulgação
                  de informações junto a estudantes e profissionais ligados ao jornalismo. Na
                  ocasião, os sócios-fundadores aprovarão o estatuto do IJOR e elegerão os
                  Conselhos Deliberativo e Fiscal.

                  Assinam a convocatória: Adriana Garcia, André Rodrigues, Domingos Fraga,
                  Eduardo Marini, Eugênio Bucci, Everton Constant, Jayme Brener, José Américo
                  Dias, José Arbex, Luiz Costa Pereira, Marcelo Coelho, Marco Antonio Araujo,
                  Mario Andrada e Silva, Mario Vitor Santos, Mauricio Stycer, Paulo Nassar,
                  Rosane Baptista, Sergio Amadeu da Silveira, Sérgio Rizzo e Sidnei Basile.

                  Serviço Fundação do IJOR Segunda-feira, 1º de março, às 20h. Mercure Grand
                  Hotel São Paulo Ibirapuera. Endereço: R. Joinville, 515 (Paraíso) - tel:
                  5088-4000.
                  {fim do release}

                  Pessoal, depois de dicutirmos tanto sobre linguagem adequada, sobre
                  "acessoria" e assessoria, será que o nome correto da coisa não deveria ser
                  Instituto de Jornalismo Livre? Como está a primeira impressão que que será
                  criado um insitituto "livre", liberto, sem a participação do Jornalismo... A
                  sigla é IJOR pode ser a mesma. Começar algo livre com conselho delibertativo
                  e fiscal já não é ter tanta liberdade assim...

                  O jornalismo livre verdadeiro, o jornalismo independente já existe há
                  tempos, são os CMIs - Centros de Mídia Independente, espalhados por todos os
                  países, saudáveis em sua anarquia.

                  José Roitberg - jornalista







                  -------------------------------------------

                  JW - Jornalistas da Web
                  http://www.jornalistasdaweb.com.br

                  Para assinar : jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
                  Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                  Administradores da lista: admin@...

                  Netiqueta da lista: http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta




                  ---------------------------------
                  Yahoo! Groups Links

                  To visit your group on the web, go to:
                  http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/

                  To unsubscribe from this group, send an email to:
                  jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com

                  Your use of Yahoo! Groups is subject to the Yahoo! Terms of Service.




                  ---------------------------------
                  Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil. Abra sua conta agora!

                  [Non-text portions of this message have been removed]




                  -------------------------------------------

                  JW - Jornalistas da Web
                  http://www.jornalistasdaweb.com.br

                  Para assinar : jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
                  Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                  Administradores da lista: admin@...

                  Netiqueta da lista: http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta

                  Yahoo! Groups Links
                • Raphael Perret
                  Olá! ... Na maior parte das vezes, violando a liberdade de expressão brasileira e o sigilo postal, impedem a passagem de emails com palavras consideradas
                  Message 8 of 13 , Mar 3, 2004
                  • 0 Attachment
                    Olá!

                    O Roitberg comentou:

                    >>>>>>>>>
                    Na maior parte das vezes, violando a liberdade de
                    expressão brasileira e o sigilo postal, impedem a
                    passagem de emails com palavras consideradas
                    inadequadas pela empresa, o que vai desde pornografia
                    até palavras específicas sobres seus produtos e
                    negócios. Certa vez, ao entrar em contato com uma das
                    grandes empresas do setor de autopeças, o email foi
                    barrado por conter o nome da peça sobre a qual eu
                    precisava de mais informações. Em um contato
                    telefônico com tal empresa eles disseram "ser política
                    da casa" impedir a circulação de email que continham
                    qualquer coisa relacionada ao setor de autopeças para
                    garantir a segurança de de seus produtos, ou seja, que
                    nenhum funcionário enviasse emails com "informações
                    sigilosas" para fora da empresa... Dito por eles
                    mesmos.
                    >>>>

                    Ou seja, você não pode falar com a empresa sobre
                    produtos da empresa. Isso é revolucionário.

                    Acho que o maior problema da comunicação internética
                    não está nas ferramentas ou na qualidade dos serviços.
                    Está nas instituições e nas pessoas, em sua formação
                    deficiente, conceitos e pré-conceitos.

                    []s, Raphael.

                    ______________________________________________________________________

                    Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
                    http://br.yahoo.com/info/mail.html
                  • Raquel Cristina Ferreira
                    Olá, eu também gostaria de saber mais e como faço para participar, Abraços Raquel Ferreira Assessoria de Imprensa GTA Multimidia ... Email Plus Estadão
                    Message 9 of 13 , Mar 3, 2004
                    • 0 Attachment
                      Olá, eu também gostaria de saber mais e como faço para participar,

                      Abraços

                      Raquel Ferreira
                      Assessoria de Imprensa
                      GTA Multimidia


                      --------------------------------------------------
                      Email Plus Estadão
                      Agora você pode ter mais ferramentas e espaço para
                      armazenar seus emails.
                      http://www.estadao.com.br/webmail/pago/
                      --------------------------------------------------
                    • Izabel
                      Prezada Raquel, Até o momento, o que sei, já foi divulgado em lista. Sei que eles estão organizando um debate aberto para a próxima semana, mas estou
                      Message 10 of 13 , Mar 4, 2004
                      • 0 Attachment
                        Prezada Raquel,

                        Até o momento, o que sei, já foi divulgado em lista. Sei que eles estão
                        organizando um debate aberto para a próxima semana, mas estou aguardando a
                        confirmação do dia, local e horário para repassar ao grupo. Se quiser
                        tentar, o contato que tenho é o mesmo publicado na notícia: Serviço
                        Fundação do IJOR Segunda-feira, 1º de março, às 20h. Mercure Grand Hotel
                        São Paulo Ibirapuera. Endereço: R. Joinville, 515 (Paraíso) - tel: 11
                        5088-4000.

                        Abraços,
                        Izabel CC Batista
                        Idéias em Pauta
                        izabelcc@...


                        At 15:32 03/03/04 -0300, you wrote:
                        >Olá, eu também gostaria de saber mais e como faço para participar,
                        >
                        >Abraços
                        >
                        >Raquel Ferreira
                        >Assessoria de Imprensa
                        >GTA Multimidia
                        >
                        >
                        >--------------------------------------------------
                        > Email Plus Estadão
                        >Agora você pode ter mais ferramentas e espaço para
                        >armazenar seus emails.
                        ><http://www.estadao.com.br/webmail/pago/>http://www.estadao.com.br/webmail/pago/
                        >
                        >--------------------------------------------------
                        >
                        >
                        >
                        >
                        >
                        >-------------------------------------------
                        >
                        >JW - Jornalistas da Web
                        ><http://www.jornalistasdaweb.com.br>http://www.jornalistasdaweb.com.br
                        >
                        >Para assinar : jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
                        >Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                        >Administradores da lista: admin@...
                        >
                        >Netiqueta da lista:
                        ><http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta>http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta
                        >
                        >
                        >
                        >
                        >----------
                        >Yahoo! Groups Links
                        > * To visit your group on the web, go to:
                        > *
                        > <http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/>http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/
                        >
                        > *
                        > * To unsubscribe from this group, send an email to:
                        > *
                        > <mailto:jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com?subject=Unsubscribe>jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                        >
                        > *
                        > * Your use of Yahoo! Groups is subject to the
                        > <http://docs.yahoo.com/info/terms/>Yahoo! Terms of Service.


                        [Non-text portions of this message have been removed]
                      • Izabel
                        Goretti, O que sei até o momento consta na notícia. Assim que eu tiver mais informações ao grupo, estarei repassando. Abraços, Izabel CC Batista
                        Message 11 of 13 , Mar 4, 2004
                        • 0 Attachment
                          Goretti,
                          O que sei até o momento consta na notícia.
                          Assim que eu tiver mais informações ao grupo, estarei repassando.
                          Abraços,
                          Izabel CC Batista
                          izabelcc@...

                          At 18:19 02/03/04 -0300, you wrote:
                          >Izabel,
                          >como se faz para participar?
                          >Grata.
                          >Goretti Paiva
                          >
                          >
                          >----- Original Message -----
                          >From: "Izabelcc" <webjornalista@...>
                          >To: <jornalistasdaweb@yahoogroups.com>
                          >Sent: Monday, March 01, 2004 11:56 PM
                          >Subject: Re: [jornalistas da web] Instituto LIVRE de Jornalismo
                          >
                          >
                          >Prezado José,
                          >
                          >O conselho deliberativo e fiscal são uma exigência de lei para qualquer
                          >associação sem fins lucrativos ou organização não-governamental. São
                          >determinações relacionadas ao Terceiro Setor, portanto avalio que sua
                          >crítica nesse sentido tenha sido eqüivocada. Se quiser saber como funciona a
                          >constituição de uma Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público
                          >(OSCIP's), posso sugerir diversas leituras e sites como fonte de informação.
                          >
                          >A idéia de publicar uma notícia como esta é que os maiores interessados -
                          >jornalistas e estudantes - participem. A constituição da mesma acontece
                          >apenas após aprovação do Estatuto da associação feita por todos os
                          >participantes presentes, que nesse caso, aconteceu nesta segunda-feira,
                          >conforme publicado na notícia.
                          >
                          >Aliás, se você acompanhou a saída desses profissionais da Faculdade Cásper
                          >Líbero, provavelmente deve concluir que o IJOR surge como uma alternativa
                          >sem vínculos com qualquer instituição de ensino superior. Pelo menos é como
                          >eu avalio e vejo com bons olhos esse movimento, principalmente porque
                          >conheço alguns dos jornalistas que integram a lista de sócios-fundadores -
                          >tive o prazer de conviver com eles durante minha passagem pelo curso de
                          >jornalismo na Cásper.
                          >
                          >Fica o convite para a participação de todos os interessados em conhecer as
                          >propostas do IJOR.
                          >
                          >Abraços,
                          >Izabel CC Batista
                          >izabelcc@...
                          >Idéias em Pauta
                          >ICQ 63560490 - msn izabel1975@...
                          >
                          >editor <editor@...> wrote:
                          >Um grupo de 21 professores que deixaram a Faculdade Casper Líbero vai
                          >fundar, no dia 1º de março, o Instituto Livre de Jornalismo (IJOR),
                          >associação sem fins lucrativos que visa contribuir para o desenvolvimento e
                          >formação educacional e cultural, através de estudos, pesquisas e divulgação
                          >de informações junto a estudantes e profissionais ligados ao jornalismo. Na
                          >ocasião, os sócios-fundadores aprovarão o estatuto do IJOR e elegerão os
                          >Conselhos Deliberativo e Fiscal.
                          >
                          >Assinam a convocatória: Adriana Garcia, André Rodrigues, Domingos Fraga,
                          >Eduardo Marini, Eugênio Bucci, Everton Constant, Jayme Brener, José Américo
                          >Dias, José Arbex, Luiz Costa Pereira, Marcelo Coelho, Marco Antonio Araujo,
                          >Mario Andrada e Silva, Mario Vitor Santos, Mauricio Stycer, Paulo Nassar,
                          >Rosane Baptista, Sergio Amadeu da Silveira, Sérgio Rizzo e Sidnei Basile.
                          >
                          >Serviço Fundação do IJOR Segunda-feira, 1º de março, às 20h. Mercure Grand
                          >Hotel São Paulo Ibirapuera. Endereço: R. Joinville, 515 (Paraíso) - tel:
                          >5088-4000.
                          >{fim do release}
                          >
                          >Pessoal, depois de dicutirmos tanto sobre linguagem adequada, sobre
                          >"acessoria" e assessoria, será que o nome correto da coisa não deveria ser
                          >Instituto de Jornalismo Livre? Como está a primeira impressão que que será
                          >criado um insitituto "livre", liberto, sem a participação do Jornalismo... A
                          >sigla é IJOR pode ser a mesma. Começar algo livre com conselho delibertativo
                          >e fiscal já não é ter tanta liberdade assim...
                          >
                          >O jornalismo livre verdadeiro, o jornalismo independente já existe há
                          >tempos, são os CMIs - Centros de Mídia Independente, espalhados por todos os
                          >países, saudáveis em sua anarquia.
                          >
                          >José Roitberg - jornalista
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >-------------------------------------------
                          >
                          >JW - Jornalistas da Web
                          ><http://www.jornalistasdaweb.com.br>http://www.jornalistasdaweb.com.br
                          >
                          >Para assinar : jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
                          >Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                          >Administradores da lista: admin@...
                          >
                          >Netiqueta da lista:
                          ><http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta>http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >---------------------------------
                          >Yahoo! Groups Links
                          >
                          > To visit your group on the web, go to:
                          ><http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/>http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/
                          >
                          > To unsubscribe from this group, send an email to:
                          >jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                          >
                          > Your use of Yahoo! Groups is subject to the Yahoo! Terms of Service.
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >---------------------------------
                          >Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil. Abra sua conta agora!
                          >
                          >[Non-text portions of this message have been removed]
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >-------------------------------------------
                          >
                          >JW - Jornalistas da Web
                          ><http://www.jornalistasdaweb.com.br>http://www.jornalistasdaweb.com.br
                          >
                          >Para assinar : jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
                          >Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                          >Administradores da lista: admin@...
                          >
                          >Netiqueta da lista:
                          ><http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta>http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta
                          >
                          >Yahoo! Groups Links
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >-------------------------------------------
                          >
                          >JW - Jornalistas da Web
                          ><http://www.jornalistasdaweb.com.br>http://www.jornalistasdaweb.com.br
                          >
                          >Para assinar : jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
                          >Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                          >Administradores da lista: admin@...
                          >
                          >Netiqueta da lista:
                          ><http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta>http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta
                          >
                          >
                          >
                          >
                          >----------
                          >Yahoo! Groups Links
                          > * To visit your group on the web, go to:
                          > *
                          > <http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/>http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/
                          >
                          > *
                          > * To unsubscribe from this group, send an email to:
                          > *
                          > <mailto:jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com?subject=Unsubscribe>jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
                          >
                          > *
                          > * Your use of Yahoo! Groups is subject to the
                          > <http://docs.yahoo.com/info/terms/>Yahoo! Terms of Service.


                          [Non-text portions of this message have been removed]
                        • Alan Carvalho
                          O problema não é a tecnologia, mas quem a gerencia. Até mais. Alan Carvalho ... Outgoing mail is certified Virus Free. Checked by AVG anti-virus system
                          Message 12 of 13 , Mar 13, 2004
                          • 0 Attachment
                            O problema não é a tecnologia, mas quem a gerencia.

                            Até mais.
                            Alan Carvalho

                            At 14:51 2/3/2004, you wrote:
                            >A mensagem com a título "Hipertexto..." enviada para a lista foi barrada
                            >na caixa postal do usuário
                            >
                            >BRmultiaccess@... de nossa lista com a seguinte mensagem
                            >abaixo:
                            >
                            >"Mensagem não autorizada
                            >----------------------------------------
                            >Palavra (Hi) proibida no campo Subject
                            >----------------------------------------
                            >Para: jornalistasdaweb@yahoogroups.com
                            >Assunto: [jornalistas da web] Re: HIPERTEXTO uma ferramenta em jornalismo"
                            >
                            >É impressionante como algumas empresas utilizam péssimas políticas para
                            >filtrar emails. No caso da Santa Casa, fica óbvio que qualquer assunto que
                            >contenha a seqüência de letra "HI" vai ser considerada com agressiva, um
                            >vírus potencial numa demonstração clara de uma das formas de preconceito
                            >digital politicamente correto. Há palavras boas e palavras más. Há sílabas
                            >boas e sílabas más... Uma vergonha!

                            ----------


                            ---
                            Outgoing mail is certified Virus Free.
                            Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
                            Version: 6.0.620 / Virus Database: 399 - Release Date: 11/3/2004


                            [Non-text portions of this message have been removed]
                          Your message has been successfully submitted and would be delivered to recipients shortly.