Re: [jornalistas da web] O_ciberespaço_como_fonte_para_os_jornalistas

  • Jaime Ferreira
    Message 1 of 5 , Aug 30, 2003
      É muito bom, realmente, saber que o ciberespaço pode ajudar o jornalismo, mas a grande questão é o "original". A quem pertence o quê, pois centenas de sites já sobrevivem simplesmente de meros "ctrl c" ctrl v". Pessoas copiam de outros sem identificar o autor e acabam se passando como autores.
      A Internet foi criada baseada na ideologia hacker - a livre informação -, mas não fazia parte dessa ideologia o plágio!!!!

      Carlos_d`Andréa <charlesjr@...> wrote:

      Oi, pessoal, recebi o release deste livro, parece ser muito interessante. Há uma carência enorme de bibliografia sobre isso...

      Abs, Carlos d´Andréa

      www.palaciodasartes.com.br

      O ciberespaço como fonte para os jornalistas

      A chegada das redes digitais às redações trouxe muitas transformações para a atividade jornalística diária e a principal delas, certamente, foi a possibilidade de se ter acesso a informações em apenas um ou dois cliques. O desafio para os profissionais também cresceu. Afinal, é preciso garantir a qualidade da apuração sem perder de vista a necessidade de otimizar o tempo dos profissionais, cada vez mais escasso. Conjugar fatores tão díspares não é tarefa fácil e discuti-los é a proposta do livro "O ciberespaço como fonte para os jornalistas", do professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Elias Machado, jornalista com mais de vinte anos de carreira. Mais recente lançamento da Editora Calandra, este é o primeiro volume da Biblioteca J. A Coleção, dirigida pela professora Tattiana Teixeira, pretende reunir livros em linguagem acessível a todos os interessados em temas fundamentais para o jornalismo.

      Além das discussões em torno da especificidade da apuração no jornalismo digital, do ensino, da deontologia nas redes e o futuro desta nova modalidade, o livro apresenta um guia comentado de fontes para jornalistas e pesquisadores. O professor Titular de Jornalismo da UFBA, Marcos Palacios, que assina o prefácio, define o trabalho de Elias Machado como um convite à aventura da (re)invenção do fazer jornalístico. "O ciberespaço como fonte para os jornalistas" persegue esta intenção através do estudo sistemático de iniciativas pioneiras em todo o mundo, da análise das especificidades das redes e das perspectivas futuras. Com a autoridade de quem pesquisa o jornalismo digital desde 1995 no Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (http://www.facom.ufba.br/jol), Machado espera, com esta coletânea, oferecer subsídios para que o leitor possa perceber que, mais que uma ferramenta que otimiza o trabalho profissional, a tecnologia digital dá origem a um novo modelo econômico e a uma nova
      divisão social do trabalho.

      Ficha Técnica:

      Título: O ciberespaço como fonte para os jornalistas

      Autor: Elias Machado. Doutor em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona.

      Páginas: 188

      Preço: R$ 30,00

      Contatos: editoracalandra@...

      Message 2 of 5 , Sep 1, 2003
        Caro Jaime,

        até onde eu sei, a ideologia hacker não tem nada a ver com livre informação...

        Mas concordo que na web exista muito cpoy/paste, o que não invalida o meio. Aliás, a discussão de plágio na
        web já está na lista há algum tempo... :-)

        Achei o livro bem interessante, e pretendo comprar para conferir. Achoq ue a Internet pode sim ajudar o
        jornalismo..

        abraços

        Nicolau

        Message 3 of 5 , Sep 1, 2003
          a ideologia hacker tem tudo a ver com a livre informação. Não confunda hacker com cracker ou qualquer outra coisa!!!
          quanto a questão do plágio eu sei, só quis comentar!!!