Re:[gregohomerico] Apresentação Bernardo

  • cecilia camargo
    Message 1 of 3 , Oct 5, 2004
      Desculpem a mensagem vazia. Estou na mesma situação: sem tempo no momento, mas ainda interessada. Se formos num ritmo sem muita pressa, creio que dá para acompanhar.

      Cecília

      jlrayol <jlrayol@...> wrote:

      Aprecio o empenho e as dicas. Embora eu esteja sem
      computador agora e um tanto atolado em outros assuntos
      ultimamente, ainda estou interessado. Acho que
      deveríamos começar logo a trabalhar o primeiro
      capítulo; quando o primeiro começar, imagino9 que todo
      o grupo vá seguir.

      João "JL"

      De: "bernardojv" bernardojv@...
      Para: gregohomerico@yahoogroups.com
      Data: Mon, 04 Oct 2004 18:56:29 -0000
      Assunto: [gregohomerico] Apresentação Bernardo

      > Olá a todos,
      > me chamo Bernardo, sou roteirista, e além de cinema,
      tem como
      > paixões
      > a literatura e a filosofia. Sou fluente em inglês, e
      entendo um
      > pouco
      > de francês. Recentemente me dei conta da importância
      e da
      > beleza de
      > aprender grego. Comprei o livro de Pharr após fazer
      uma pesquisa
      > onde
      > pesei método e aclamação. Pharr não só é o mais
      > recomendado por
      > inúmeros acadêmicos, mas de fato tem um grande número
      de
      > seguidores.
      > Ao contrário de outro livro que adquiri – a Reading
      Course in
      > Homeric
      > Greek, de Raymond Schoder, 3v., também considerado
      muito bom mas
> [...]
      > respostas aos
      > exercícios na web (http://www.greekgeek.org). Contar
      com um grupo
      > de
      > estudo como este é outra vantagem enorme que ele tem
      sobre
      > qualquer
      > outro livro.
      >
      > Algumas dicas:
      > - há um professor que resolveu colocar uma gramática
      resumida
      > do
      > grego em seu site, que, segundo ele, deve ser lida
      antes de qualquer
      > outra coisa para servir como um mapa ao estudante
      iniciante; vale
      > conferir este e outros ensaios dele sobre o
      aprendizado de grego

      (http://community.middlebury.edu/~harris/GreekGrammar.ht
      ml)
      > - o livro de Pharr, para quem gosta, como eu, do
      livro em papel,
      > encadernado, para manuseio e deleite visual, está
      disponível em
      > muitas livrarias na internet, como a Amazon.com
      > - do livro de Schoder há uma dica aparentemente
      simples mas
      > ótima
      > para aprender o alfabeto grego; você agrupa as letras
      de cinco em
      > cinco (como são vinte e quatro letras, ficarão 4
      grupos de
      > cinco e 1
      > de quatro) Agora você escreve o alfabeto (nesse
      grupos) dez vezes;
      > procure memorizar a sequência. Descobri que fazendo
      isso três
      > dias
      > seguidos, e depois disso escrevendo o alfabeto
      (sempre nesses grupos)
      > uma única vez todo dia, em uma semana já não tinha
      > dificuldade
      > nenhuma em relembrar todas as letras.
      > - no site http://www.foreignlanguagehome.com há uma
      série de
      > dicas
      > para ajudar alguém a aprender uma língua de maneira
      mais
      > fácil e
      > permanente; destaco especialmente macetes para
      memorizar palavras
      > novas da língua estrangeira.
      >
      > Torço para que todos entusiasmem-se não somente para
      > começar, mas
      > para dar continuidade nesse grupo de estudo.
      > Mais uma coisa; é minha experiência que quanto mais
      concentrado
      > estudo, maior a minha chance de sucesso. Isso é, devo
      frisar, algo
      > pessoal. Pretendo dedicar algumas horas diárias para
      o grego,
      > coisa
      > que sei ser uma impossibilidade prática para muitos.
      Portanto
      > acredito que, inevitavelmente, avançarei mais rápido
      do que o
      > grupo;
      > mas semanalmente espero participar, e quem sabe
      ajudar repassando
      > dificuldades que tive, e a solução que encontrei para
      elas. Para
      > todos nós, o importante é o hábito, a constância do
      > estudo, não sua
      > velocidade. Como tenho algum tempo livre, prefiro
      estudar mais
      > rápido, o que de nenhuma maneira é algo mais
      importante do que
      > persistência.
      > É ótimo encontrar pessoas mais próximas de você, que
      > falam sua
      > língua, e que queiram aprender grego; desejo sucesso
      a todos e
      > espero
      > ter aqui muitas trocas gratificantes.
      >
      > Abraços.
      >
      > "Aprenda Grego: é a língua da sabedoria." (George
      > Bernard Shaw)
      >

      > Yahoo! Groups Sponsor
      > [click_here]

      > * Your use of Yahoo! Groups is subject to the
      Yahoo!_Terms_of_Service.

      AntiPop-up UOL - É grátis!
      http://antipopup.uol.com.br/

      http://us.click.yahoo.com/L5YrjA/eSIIAA/yQLSAA/GP4qlB/TM