14Apresentação Bernardo

  • bernardojv
    Oct 4, 2004
      Olá a todos,
      me chamo Bernardo, sou roteirista, e além de cinema, tem como
      paixões
      a literatura e a filosofia. Sou fluente em inglês, e entendo um
      pouco
      de francês. Recentemente me dei conta da importância e da
      beleza de
      aprender grego. Comprei o livro de Pharr após fazer uma pesquisa
      onde
      pesei método e aclamação. Pharr não só é o mais
      recomendado por
      inúmeros acadêmicos, mas de fato tem um grande número de
      seguidores.
      Ao contrário de outro livro que adquiri – a Reading Course in
      Homeric
      Greek, de Raymond Schoder, 3v., também considerado muito bom mas
      difícil de achar, especialmente o livro de respostas, que não
      tive
      sucesso em conseguir – o livro de Pharr agora está
      disponível na
      internet, e há até um projeto bem avançado de colocar
      respostas aos
      exercícios na web (http://www.greekgeek.org). Contar com um grupo
      de
      estudo como este é outra vantagem enorme que ele tem sobre
      qualquer
      outro livro.

      Algumas dicas:
      - há um professor que resolveu colocar uma gramática resumida
      do
      grego em seu site, que, segundo ele, deve ser lida antes de qualquer
      outra coisa para servir como um mapa ao estudante iniciante; vale
      conferir este e outros ensaios dele sobre o aprendizado de grego
      (http://community.middlebury.edu/~harris/GreekGrammar.html)
      - o livro de Pharr, para quem gosta, como eu, do livro em papel,
      encadernado, para manuseio e deleite visual, está disponível em
      muitas livrarias na internet, como a Amazon.com
      - do livro de Schoder há uma dica aparentemente simples mas
      ótima
      para aprender o alfabeto grego; você agrupa as letras de cinco em
      cinco (como são vinte e quatro letras, ficarão 4 grupos de
      cinco e 1
      de quatro) Agora você escreve o alfabeto (nesse grupos) dez vezes;
      procure memorizar a sequência. Descobri que fazendo isso três
      dias
      seguidos, e depois disso escrevendo o alfabeto (sempre nesses grupos)
      uma única vez todo dia, em uma semana já não tinha
      dificuldade
      nenhuma em relembrar todas as letras.
      - no site http://www.foreignlanguagehome.com há uma série de
      dicas
      para ajudar alguém a aprender uma língua de maneira mais
      fácil e
      permanente; destaco especialmente macetes para memorizar palavras
      novas da língua estrangeira.

      Torço para que todos entusiasmem-se não somente para
      começar, mas
      para dar continuidade nesse grupo de estudo.
      Mais uma coisa; é minha experiência que quanto mais concentrado
      estudo, maior a minha chance de sucesso. Isso é, devo frisar, algo
      pessoal. Pretendo dedicar algumas horas diárias para o grego,
      coisa
      que sei ser uma impossibilidade prática para muitos. Portanto
      acredito que, inevitavelmente, avançarei mais rápido do que o
      grupo;
      mas semanalmente espero participar, e quem sabe ajudar repassando
      dificuldades que tive, e a solução que encontrei para elas. Para
      todos nós, o importante é o hábito, a constância do
      estudo, não sua
      velocidade. Como tenho algum tempo livre, prefiro estudar mais
      rápido, o que de nenhuma maneira é algo mais importante do que
      persistência.
      É ótimo encontrar pessoas mais próximas de você, que
      falam sua
      língua, e que queiram aprender grego; desejo sucesso a todos e
      espero
      ter aqui muitas trocas gratificantes.

      Abraços.

      "Aprenda Grego: é a língua da sabedoria." (George
      Bernard Shaw)