12Re:[gregohomerico] [LICAO 1] Orientações Iniciais

  • jlrayol
    Sep 11, 2004
      Apenas para dizer que estou acompanhando.

      De: "Augusto de Ornellas Abreu"
      ornellas_a@...
      Para: gregohomerico@yahoogroups.com
      Data: Fri, 10 Sep 2004 22:21:50 -0300
      Assunto: [gregohomerico] [LICAO 1] Orientações Iniciais

      > Olá colegas de lista,
      >
      > Primeiramente, perdoem-me por estar tão ausente – eu
      ando muito ocupado
      > preparando-me para um concurso público em que tenho
      especial
      > interesse... Uma vez que ele será realizado no
      domingo dia 19 – daqui a
      > uma semana – em breve poderei me dedicar mais aos
      nossos estudos
      > conjuntos.
      >
      > Vamos ao assunto da mensagem – a lição 1 do Pharr.
      Como talvez tenham
      > percebido se leram a introdução e deram uma olhada
      nas primeiras lições,
      > o estudo começa mais exatamente a partir da lição 3.
      As lições 1 e 2 são
      > apenas introduções, em especial ao alfabeto, acentos,
      prosódia, etc da
      > língua grega em seu dialeto épico. Aproveitemos,
      pois, essas lições para
      > consolidarmos e homogeneizarmos o conhecimento de
      todos na lista acerca
      > dessas matérias. Todos devem ter recebido a minha
      breve exposição do
      > alfabeto e da pronúncia – espero que todos, em
      especial aqueles que têm
      > pouco contato com o grego, tenham tirado proveito do
      documento.
      > Receberam também a explicação do sistema de
      transliteração BETACODE que
      > usaremos em nossas comunicações...
      >
      > O livro é dividido em 3 partes: as lições
      propriamente ditas; a
      > gramática; e o glossário. As duas primeiras são
      organizadas em
      > parágrafos numerados. Cada parágrafo, em especial na
      primeira seção,
      > encerra uma tarefa específica, uma explicação, uma
      lista de vocabulário
      > ou um texto para análise. Eles devem ser estudados em
      seqüência, sem que
      > se pule ou deixe algum assunto antes que se o
      compreenda completamente.

      > A lição 1 tem 4 parágrafos, dos quais 3 nos
      interessam (os parágrafos
      > marcados com “Optional” podem ser ignorados – eles
      são reservados para o
      > uso de professores em cursos presenciais). Analisemos
      o que faremos
      > nessa lição.
      >

      > §1 – Esse parágrafo nos pede que nos dediquemos ao
      estudo do alfabeto e
      > nos sons de suas letras, espíritos (aspirações) e
      quantidade. Para
      > tanto, ele nos pede que estudemos os §§ 501 a 508,
      519 e 520, 527 a 533.
      > Essa, aliás, será a metodologia do livro – apontar
      que partes da
      > gramática devem ser estudadas a cada lição, indicando
      o número do
      > parágrafo. Não se esqueçam de ler as notas de rodapé,
      e os parágrafos a
      > que elas possam se referir. A matéria constante
      desses parágrafos é
      > praticamente a mesma do arquivo sobre o alfabeto
      enviado a todos –
      > revisem-no.
      >
      > §3 – Sugestão para o estudo do alfabeto.
      >
      > §4 – Lista de palavras. Nessa lição, ainda não
      precisamos aprender todas
      > essas palavras. Elas estão aqui apenas para
      treinarmos a leitura e a
      > pronúncia. Como poderão ver, elas são todas as
      palavras usadas nos
      > primeiros cinco versos da Ilíada. Não se preocupem em
      aprendê-las agora
      > – as veremos à exaustão nas lições seguintes e em
      seus exercícios. Minha
      > proposta para esse parágrafo
      > a) Leiam com atenção, em voz alta, todas
      as palavras. Tentem
      > associá-las desde já ao sentido descrito (para
      algumas das palavras, há
      > uma lista de palavras na língua inglesa que advêm
      etimologicamente de
      > algumas das palavras estudadas: “mania” de
      mh=nis; “teleology” de
      > telei/w, etc). Aqueles que têm experiência com o
      ático notarão algumas
      > palavras com a ortografia um pouco diferente;
      > b) Transcrevam TODAS as palavras usando o
      sistema BETACODE,
      > e enviem essa lista para o grupo para possíveis
      correções. Essa é a
      > principal tarefa dessa lição. Assim, todos estarão
      habituados ao
      > BETACODE sem muito esforço. Recomendo digitar uma
      palavra por linha,
      > para facilitar a correção (ignorem os mácrons,
      indicadores de vogais
      > longas, por enquanto – em especial na
      transliteração). Exemplo:

      > mh=nis
      > a)ei/dw
      > qea/
      > Phlhia/dhs
      >
      > E assim por diante
      >

      > Esse é o trabalho que espero de todos para essa
      lição. Por ora, enquanto
      > nos habituamos ao livro e à metodologia de estudo em
      grupo, não teremos
      > um cronograma rígido. No entanto, dentro das próximas
      semanas espero
      > poder estabelecer um ritmo para nossos estudos, algo
      como uma ou duas
      > lições por semana. Estou aberto a sugestões.
      >
      > Se houver qualquer dúvida sobre o assunto da lição,
      sobre o uso do
      > livro, sobre algum dos arquivos enviados, ou sobre a
      leitura da
      > introdução, não hesitem em se manifestar. Tenho
      certeza que não só eu
      > mas todos os outros membros ficarão felizes em ajudá-
      lo.

      > Espero, portanto, as tarefas descritas acima de
      todos – recapitulando,
      > estudem toda a lição e parágrafos e textos
      mencionados, e mandem a
      > glossário transcrito em BETACODE para o grupo. Não se
      esqueçam de
      > prefixar
      >
      > [LICAO 1]
      >
      > no campo assunto. Esse será o procedimento daqui por
      diante... Sugestão
      > de assunto para essa tarefa:
      >
      > [LICAO 1] Transcrição ou
      > [LICAO 1] Tarefa
      >

      > Espero que esse longo e-mail não assuste ninguém ;-)
      >

      > Augusto de Ornellas Abreu
      > moderador

      AntiPop-up UOL - É grátis!
      http://antipopup.uol.com.br/