Re: Syntax colorida para ASP

  • Proffano.Click21
    Message 1 of 11 , Mar 1, 2004
      Como fazer para colorir a syntax de codigos ASP ?

      []s,
      Proffano
    • Marcelo Toledo
      Message 2 of 11 , Mar 2, 2004
        Eu particularmente utilizo o visual-basic-mode

        http://www.emacswiki.org/cgi-bin/wiki?VisualBasicMode

        que resolve meus problemas tranquilamente, mas, se você preferir mixar
        basic + html = asp então utilize o html-helper-mode, parece que ele
        faz isso, mas eu nunca utilizo esse tipo de coisa, ou utilizo um mode
        ou outro:

        http://www.emacswiki.org/cgi-bin/wiki?HtmlHelperMode

        um abraço,

        --
        Marcelo Toledo
        marcelo@...
        Message 3 of 11 , Mar 2, 2004
          Marcelo,
          baixei o visual e o html mode, mas naum sei como instalar ... e q
          nunca trabalhei com o emacs, e primeiro estava tentando ver se lele
          funcionava legal com o ASP, para entaum estudar o emacs. Sei q esse e
          o caminho contrario do aprendizado, mas como tenho certa urgencia num
          editor para ASP, estou fazendo testes com todos q acho.
          Na pagina do htmlmode eu encontrei umas linhas q adicionei
          ao ".emacs" de forma q qdo abro ".htm" ele funciona, mas qdo
          abro ".asp" ele diz q ocorreu um erro fatal, pelo q li, preciso
          instalar tb o visualbasicmode, mas naum sei como.

          []s,
          Proffano
        • Marcelo Toledo
          Message 4 of 11 , Mar 4, 2004
            Desde que eu comecei a mexer com Emacs e as pessoas me perguntavam, o
            que é isso colorido aí na sua ela, eu dizia, "é um editor de texto,
            chama-se emacs", esse era o primeiro contato, depois a pessoa vinha
            novamente e me perguntava as qualidades, depois de alguns dias voltava
            novamente e me perguntava como ela poderia utiliza-lo e aprende-lo...

            o perfil de cada um deles é totalmente diferente e a maioria dele
            desistia de tentar utilizar o emacs no primeiro dia.

            as pessoas já estão acostumadas e já são bastante proficientes em um
            outro editor de textos, para que aprender a configurar e utilizar um
            editor de textos tão *complexo* como ele...

            é engraçado. o primeiro contato sempre acompanhei. eles não conseguem
            nem sair do editor, eu sempre coloco eles no tutorial e ninguem le. eu
            li sobre emacs. muito. e continuo lendo, e é por causa dela que todas as
            tarefas de edição que desempenho mais rapidamente que qualquer pessoa no
            trabalho.

            se você pensar em *urgencia*, *velocidade* de aprender, talvez não seja
            o momento de utilizar o emacs, ele é um editor que tem muitos recursos e
            muitas coisas diferentes para os acostumados com windows, principalmente
            no caso de você programar em asp.

            o emacs é um editor pro resto da vida, você vai levar um certo tempo pra
            aprender, outro certo tempo para configurar e mais um outro pouco para
            ir se tornando bom... aí sim os resultados comecam a aparecer, você
            começa a ganhar tempo de programação e deixa o *bracal* para que os
            recursos do editor cuidem, os seus colegas de trabalho começam a ficar
            impressionados com a velocidade que você trabalha, ficam impressionados
            com a solução que você da para os problemas de edição etc...

            mas, eu nunca desanconselho a utilizar o emacs, se você quer realmente
            utilizar o emacs, vá em frente...

            agora, você precisará ler os documentos, por exemplo, como instalar o
            html-mode, provavelmente vai ter na página do programa, no proprio
            codigo fonte, no http://www.emacswiki.org ou no manual do emacs.

            até você arar sua terra para começar a plantar bastante vai demorar, aí
            vale você analisar, eu quando entrei nessa vida escolhi um editor de
            textos e mandei bronca. Li o tutorial e meses depois tantas pessoas
            queriam utilizar que eu acabei escrevendo um, que se perdeu no tempo.

            boa sorte e um abraço,

            --
            Marcelo Toledo
            marcelo@...
            Message 5 of 11 , Mar 4, 2004
              Obrigado Marcelo.
              Vou verificar a documentacao q vc me passou.

              []s,
              Proffano