Configurando news no emac

  • Sergio
    Message 1 of 15 , Jun 1, 2003
      Eu gostaria de ler news no emac, mas nao sei como configurar o servidor
      de news.

      Quando digito M-x gnus ele ja' entra no leitor mas nao vejo como fazer a
      configuracao. Tentei a busca pelo ajuda (C-h a) e nao encontrei nada a
      respeito.

      Alguem aqui costuma ler newsgroups via emac que poderia me dar uma
      ajuda?

      [ ]'s

      Sergio
    • Klaus Steding-Jessen
      Message 2 of 15 , Jun 1, 2003
        Oi Sergio,

        on Sun, Jun 01, 2003 at 08:47:26AM BRT, Sergio wrote:
        | Eu gostaria de ler news no emac, mas nao sei como configurar o servidor
        | de news.

        Basta colocar, no seu arquivo ~/.emacs:

        (setq gnus-select-method '(nntp "news.somewhere.edu"))

        substituindo, obviamente, news.somewhere.edu pelo seu servidor de
        News.

        Um abraco,
        Klaus.

      • gfs1989.listas@gmx.net
        Message 3 of 15 , Jun 1, 2003
> [...]
          >
          > (setq gnus-select-method '(nntp "news.somewhere.edu"))
          >
          > substituindo, obviamente, news.somewhere.edu pelo seu servidor de

          Aproveitei a carona na dúvida de outrem e configrei conforme indicado o meu
          Emacs.

          Infelizmente ainda não consigo listar e susbscrever os grupos.

          Amike

          Gilberto F da Silva

          +--------------------------+
          | ..... ICQ 136782571 .... |
          | www.gfs1989.hpg.com.br |
          | www.gfs1989.impg.com.br |
          +--------------------------+

          +++ GMX - Mail, Messaging & more http://www.gmx.net +++
        • Sergio
          Message 4 of 15 , Jun 2, 2003
            Em Mon, 2003-06-02 às 02:10, gfs1989.listas@... escreveu:

> [...]
            > Emacs.
            >
            > Infelizmente ainda não consigo listar e susbscrever os grupos.

            Não se sinta só: eu tb não!

            O Gnus à primeira vista é bem complexo. Baixei o manual dele: quase 400
            páginas!

            Estou dando uma olhada para aprender pelo menos o básico.

            Se alguém na lista possui algum tutorial bem básico do Gnus, em
            português, seria muito bem-vindo.

            Sergio
          • Marcelo Toledo
            Message 5 of 15 , Jun 3, 2003
              Amigos nao tenham medo, digam os problemas que a lista foi feita para
              ajudar...

              Marcelo Toledo
              mailto:rw@...
              http://rw.locked.org
              Mobile: 55 71 9141-7181
            • Sergio
              Message 6 of 15 , Jun 4, 2003
                Em Tue, 2003-06-03 às 09:50, Marcelo Toledo escreveu:
                > Amigos nao tenham medo, digam os problemas que a lista foi feita para
                > ajudar...

                Inicialmente, como ler e-mails no Emacs? Nao achei nada acerca da
                configuracao Pop e Smtp no Emacs?

                Como ler e-mails no Gnus?

                Em tempo: nao sei quanto aos amigos da lista, mas a primeira vista o
                Gnus eh assustador :) VOce fica completamente perdido em meio a milhares
                de variaveis. So' o manual eh de quase 400 paginas em ingles e nada
                objetivo. Sera que nao existe tutorial nenhum em portugues?

                []'s

                Sergio
              • Mario Domenech Goulart
                Message 7 of 15 , Jun 4, 2003
                  Oi

                  On 4 June 2003 Sergio wrote:

                  > Inicialmente, como ler e-mails no Emacs? Nao achei nada acerca da
                  > configuracao Pop e Smtp no Emacs?

                  Uma opcao para ler e-mails no Emacs e' o VM
                  (http://www.wonderworks.com/vm). A documentacao e' boa. Gosto dele.

                  Mario

> [...]
                  > de variaveis. So' o manual eh de quase 400 paginas em ingles e nada
                  > objetivo. Sera que nao existe tutorial nenhum em portugues?

                • Sergio
                  Message 8 of 15 , Jun 4, 2003
                    Valeu Marcelo.

                    Obrigado pela ajuda.

                    Vou indo devagar e sempre.

                    Um grande abraço,

                    Sergio

                    Em Wed, 2003-06-04 às 20:03, Marcelo Toledo escreveu:

> [...]
                    >
                    > ;; pop
                    > (setq mail-sources
                    > ;; '((file)))
                    > '((file :path "/var/mail/rw")))
                    > (pop :server "pop.x.com.br"
                    > :user "login"
                    > :password "senha")))

                    > na verdade ele é muito simples como eu te falei... você só precisa
                    > buscar as informações nos lugares certos, a lista é um bom
                    > inicio. Infelizmente ninguem na comunidade GNU Emacs gosta muito de
                    > traduzir, a maioria prefere desenvolver então não temos muitos
                    > documentos em portugues. Mas isso vai mudar em breve...

                  • Mario Domenech Goulart
                    Message 9 of 15 , Jun 4, 2003
                      Oi

                      On 4 June 2003 Marcelo Toledo wrote:

                      > Eu usei um tempão o VM. Tem algumas coisas bem avançadas, inclusive fiz
                      > um patch pro pop do gnus porque era muito inferior ao do vm e faltava
                      > alguns detalhes basicos.
                      >
                      > Mas o meu grande problema com o VM foi o backed. Ele guardava tudo em um
                      > arquivo só. Carregar até 10MB no emacs é tranquilo. Mas quando gira em
                      > torno de 200MB começa a ficar complicado :) por isso passei pro Gnus que
                      > tem o backend nnml que guarda um email por arquivo.

                      E'. Isso e' um saco. A minha solucao foi fazer um script para
                      fragmentar as mailboxes toda vez que elas atingem um determinado
                      numero de mensagens.

                      Um abraco.
                      Mario

                      > --
                      > Marcelo Toledo
                      > mailto:rw@...
                      > http://rw.locked.org
                      > Mobile: 55 71 9141-7181

                    • Mario Domenech Goulart
                      Message 10 of 15 , Jun 4, 2003
                        On 4 June 2003 Marcelo Toledo wrote:

                        > Interessante... voce fez isso em elisp ?

                        Nao, em bash com o grepmail. :-)

                        > --
                        > Marcelo Toledo
                        > mailto:rw@...
                        > http://rw.locked.org
                        > Mobile: 55 71 9141-7181

                      • Mario Domenech Goulart
                        Message 11 of 15 , Jun 4, 2003
                          Alo Marcelo

                          On 4 June 2003 Mario Domenech Goulart wrote:

                          > Nao, em bash com o grepmail. :-)

                          Oops. Acho que esse "poderia dar uma olhada ?" era para mim. Nao tinha
                          visto. O script esta' a seguir.

                          Um abraco.
                          Mario

                          # !/usr/bin/env bash

                          # Esse script verifica se mailboxes em $MAILDIR excedem o tamanho de
                          # $MAXMAILS mensagens. Se excedem, a mailbox $mailbox e' movida para
                          # _$mailbox/aaaa-mm-dd-hh-mm-ss-$mailbox
                          #
                          # E' *necessario* o grepmail (http://grepmail.sourceforge.net)
                          #
                          # Limitacoes:
                          # - nao deve funcionar com nomes de arquivos com espacos
                          # - nao e' recursivo
                          # - varias outras que nao percebi ate' agora
                          #
                          # Mario

                          MAILDIR=/home/mario/mail # diretorio onde se encontram as mailboxes

                          MAXMAILS=400 # numero maximo de mensagens para que a mailbox nao seja
                          # fragmentada

                          MASK=700 # permissoes de acesso para as mailboxes

                          MAILSTRING="mail text" # texto a ser procurado em `file $mailbox` para verificar
                          # se o arquivo e' uma mailbox

                          # Se o diretorio de mailboxes nao existe, sai.
                          if [ ! -d "$MAILDIR" ]
                          then
                          echo "$MAILDIR nao existe"
                          exit
                          fi

                          # Apaga as copias de seguranca feitas pelo Emacs
                          rm -f $MAILDIR/*~

                          # Ajusta as permissoes de acesso aos arquivos para $MASK
                          chmod -R $MASK $MAILDIR

                          # Para cada arquivo em $MAILDIR que satisfaca as seguintes condicoes (obs.: o shell
                          # usa a "lazy evaluation"):
                          # - ser uma mailbox (julgamento feito pelo programam file)
                          # - conter alguma mensagem (caso contrario, grepmail nao retorna nada)
                          # - conter mais de $MAXMAILS
                          for mailbox in `ls -l $MAILDIR | grep -v ^d | awk '{print $8}'`
                          do
                          if [ ! -z "`file $MAILDIR/$mailbox | grep "$MAILSTRING"`" ] && \
                          [ ! -z "`grepmail -r . $MAILDIR/$mailbox | awk '{print $2}'`" ] && \
                          [ "`grepmail -r . $MAILDIR/$mailbox | awk '{print $2}'`" -gt "$MAXMAILS" ]
                          then
                          echo "Fragmentando $mailbox"
                          destname="`date +%Y-%m-%d-%T`-$mailbox"
                          [ -e "$MAILDIR/_$mailbox/$destname" ] && echo "O arquivo "$MAILDIR/_$mailbox/$destname" ja existe" && exit
                          [ ! -d "$MAILDIR/_$mailbox" ] && mkdir $MAILDIR/_$mailbox
                          chmod $MASK "$MAILDIR/_$mailbox"
                          mv "$MAILDIR/$mailbox" "$MAILDIR/_$mailbox/$destname"
                          touch "$MAILDIR/$mailbox" # recria o arquivo da mailbox vazio"
                          chmod $MASK "$MAILDIR/$mailbox"
                          fi
                          done

                        • Marcelo Toledo
                          Message 12 of 15 , Jun 4, 2003

                            Message 13 of 15 , Jun 4, 2003

                              Message 14 of 15 , Jun 4, 2003

                                Message 15 of 15 , Jun 4, 2003
                                  Bola alguma em elisp e manda um patch pro Kyle :)

                                  --
                                  Marcelo Toledo
                                  mailto:rw@...