tutoriais emacs e auctex

  • Marinho <blinox@yahoo.com.br>
    Message 1 of 4 , Feb 28, 2003
      Pessoal,

      Sempre fui usuário do VIM, embora tenha dado algumas pinceladas no
      emacs. Mas por motivo de estudo de TeX e Latex acabei descobrindo o
      auctex que roda no emacs. Daí a necessidade de uma migração para o emacs .

      Eu tenho umas poucas papeladas aqui comigo dos comandos mais comuns.
      Mas perguntaria se alguém possui uma documentação mais abrangente e
      profunda sobre o emacs em português e, sem querer abusar, sobre o
      auctex (embora este último seja um tanto off-topic).

      Procurei também uma homepage sobre emacs em português, e também não
      achei. Se alguém souber de alguma...

      Um grande abraço a todos,

      Sergio
    • Hildebrando Rosa Jr.
      Message 2 of 4 , Mar 1, 2003
        Caro Marinho,

        acho que documentação sobre Emacs ou XEmacs em português não passa do trivial.
        Quando começei com Linux em 98 procurei por textos em português mas não
        encontrei nada decente. Os mais completos que achei foram em livros genérico
        sobre Unix/Linux.

        O AucTeX funciona bem no Emacs mas a melhor integração é com o XEmacs.
        Recomendo utilizar o AucTeX + RefTeX + X-Symbol (este somente funciona no
        XEmacs). É a melhor combinação que encontrei para escrever textos em LaTeX.
        Interessante também é a Barra de Funções ( func-menu ) que lista todos os
        sections para ajudar na navegação num arquivo de várias páginas.

        Caso não seja muito crú em Unix tente compilar o XEmacs no seu computador,
        ligado ao open-motif sem banco de dados habilitado porque melhora o desempenho
        um pouco.

        É isso aí!

        [ ]'s

        Marinho wrote:
> [...]
        > auctex (embora este último seja um tanto off-topic).
        >
        > Procurei também uma homepage sobre emacs em português, e também não

        "É preferível fazer algumas das perguntas a saber todas as respostas"
        -- James Thurber
        Linux Registered User #99124
        ICQ #15060964
      • Sergio
        Message 3 of 4 , Mar 3, 2003
          Obrigado pelas dicas Hildebrando,

          Eu nem sabia a respeito do RefTeX e do X-Symbol. Vou dar uma pesquisada.
          E ver se eu tenho ou não o XEmacs instalado.

          Só acho estranho, nos dias de hoje, não termos uma homepage exclusiva
          para emacsmaníacos - em português, claro.

          Valeu,

          Marinho

          On Sat, 2003-03-01 at 19:48, Hildebrando Rosa Jr. wrote:
> [...]
          >
          > [ ]'s

          > --
          > "É preferível fazer algumas das perguntas a saber todas as respostas"

          Busca Yahoo!
          O serviço de busca mais completo da Internet. O que você pensar o Yahoo! encontra.
          http://br.busca.yahoo.com/
        • Marcelo Dias de Toledo
          Message 4 of 4 , Mar 3, 2003
            A maioria das pessoas hoje entendem ingles e normalmente procuram as
            informações nessas páginas, por tanto não perdem tempo traduzindo.

            mas se alguem tiver interesse eu aconselho a traduzir o wiki do emacs
            que tem um conteudo muito bom/grande e suporta tradução.

            http://www.emacswiki.org

            um abraço,

            Marcelo Dias de Toledo
            mailto:rw@...