Xemacs ou Emacs

  • caio ferreira
    Message 1 of 8 , Dec 13 12:03 AM
      On Thu, 12 Dec 2002 19:53:45 -0200
      Rodrigo Bernardo Pimentel <rbp@...> wrote:

> [...]
      > o 19 até o 21). Atualmente uso o xemacs21, pelo único motivo de que ele
      > funciona com o gnuclient de uma forma que me é útil: o gnuclient, como o
      > emacsclient, com o FSF emacs, abre um "cliente" de um emacs já aberto, mas
      > só na janela original. O gnuclient no xemacs abre uma outra janela. Ou seja,
      > com o emacs, eu digito "gnuclient arquivo" ou "emacsclient arquivo" e tenho
      > de ir até a janela onde o emacs já está aberto. Com o xemacs, eu faço
      > "gnuclient arquivo" e uma janela nova abre pra mim, já editando o arquivo.
      > Experimente um pouco entre os dois e faça a sua escolha. Será uma

      Por acaso o arquivo de configuração do emacs21 é válido também para o xemacs21
      ?!?! É que uma vez comecei a mexer no emacs e criei um arquivo de configuração.
      Quando fui executar o xemacs21 algumas coisas funcionavam e outras não. Ainda
      existe essa incompatibilidade !?!?!?

      --

      [ ]'s

      ******************* .''`.
      * idic@... * : :' :
      * GNU/Linux Debian * `. `'`
      ******************* `-
      Gnupg ID 0x01186BE1
      Key fingerprint =3D F17E 75C6 CE00 0E09 F63B 71B0 A0D2 FAD9 0118 6BE1

      Adoro os catolicos. Se nao insistissem tanto em misturar-se
      aos cristaos, ja teria me convertido a eles.
      -- Aldous Huxley
    • Jorge Godoy
      Message 2 of 8 , Dec 13 2:53 AM
        caio ferreira <idic@...> writes:

> [...]
        > Quando fui executar o xemacs21 algumas coisas funcionavam e outras não. Ainda

        Sim, existe.

        E há bastante material indicando como detectar qual é qual e o que
        deve ser mudado.

        --
        Godoy. <godoy@...>

        "Ser poeta não é minha ambição, é minha maneira de estar sozinho"
        (Being a poet is not my ambition, it's my way of being lonely)
        - Fernando Pessoa
      • Rodrigo Bernardo Pimentel
        Message 3 of 8 , Dec 13 7:09 AM
          On Fri, Dec 13 2002 at 08:53:35AM BRST, Jorge Godoy <godoy@...> wrote:

          > Sim, existe.
          >
          > E há bastante material indicando como detectar qual é qual e o que
          > deve ser mudado.

          Não só isso, o xemacs (pelo menos o 21), que antes usava o próprio
          ~/.emacs do FSF emacs, agora pega o seu .emacs e tenta convertê-lo pra
          ~/.xemacs/init.el , que é o que ele usa. É claro, ele te pergunta primeiro
          :)

          Agora, há pacotes que não funcionam em um, só no outro, pros dois
          casos. Novamente, é uma questão de escolha pessoal :)

          rbp
          --
          Rodrigo Bernardo Pimentel <rbp@...>
          http://www.linuxsp.org.br

          Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
          Do que ficar repetindo Raul Seixas pro resto da vida.
        • Gilberto F da Silva
          Message 4 of 8 , Dec 16 4:44 PM
            Sao Bernardo do Campo SP Brazilo,
            Stela dato: 2452625,611805
            Loka tempo: 2002-12-17 00:41:42

            Saluton!

            > All

            > Para quem esta começando a mexer no emacs, o que é melhor
            Xemacs21 ou Emacs21
            > ?!

            Uma coisa legal que acho do Emacs em Xemacs é que o primeiro possui
            versões para, praticamente, todos sistemas operacionais. Eu tenho
            Emacs para DOS, OS/2, Windows e no Linux Mandrake 9.0 ele já vem
            instalado.

            Um abraco

            Gilberto F da Silva

            +----------------------------------------+
            |...........OS/2 W4 fix 12...............|
            |...... Star Office 5.1 em portugues.....|
            |..............ICQ 136782571.............|
            |........ www.gfs1989.hpg.com.br.........|
            |.. http://intermega.globo.com/gfs1989.. |
            +----------------------------------------+
            Macro StarOffice AssOS2 Rev. 2.452.625
          • Jorge Godoy
            Message 5 of 8 , Dec 17 2:48 AM
              Gilberto F da Silva <gfs1989.listas@...> writes:

> [...]
              > versões para, praticamente, todos sistemas operacionais. Eu tenho
              > Emacs para DOS, OS/2, Windows e no Linux Mandrake 9.0 ele já vem

              Apesar de usuário de Emacs, uma coisa que tenho que dar o braço a
              torcer para o XEmacs é a facilidade de instalação de pacotes. Basta
              selecioná-los em um menu e pronto. Ou, então, copiá-los para um
              diretório e pronto.

              Há XEmacs para várias plataformas e toda e qualquer distribuição Linux
              também.

              Como alguém que usa Emacs há 7 anos, confesso que várias vezes já me
              passou pela cabeça usar o XEmacs... O que me impede são as dezenas de
              configurações e pacotes que tenho instalado para ele.