Re: [emacs-br] Xemacs ou Emacs

  • Rodrigo Bernardo Pimentel
    Message 1 of 8 , Dec 12, 2002
      On Thu, Dec 12 2002 at 02:32:03PM BRST, caio ferreira <idic@...> wrote:
      > All
      >
      > Para quem esta começando a mexer no emacs, o que é melhor Xemacs21
      > ou Emacs21

      Parafraseando uma brincadeira que fazíamos sobre distribuições de
      Linux, o que é melhor, a Ferrari branca ou a vermelha? :)

      É uma questão de gosto. Eu usei por muito tempo o (FSF) emacs (desde
      o 19 até o 21). Atualmente uso o xemacs21, pelo único motivo de que ele
      funciona com o gnuclient de uma forma que me é útil: o gnuclient, como o
      emacsclient, com o FSF emacs, abre um "cliente" de um emacs já aberto, mas
      só na janela original. O gnuclient no xemacs abre uma outra janela. Ou seja,
      com o emacs, eu digito "gnuclient arquivo" ou "emacsclient arquivo" e tenho
      de ir até a janela onde o emacs já está aberto. Com o xemacs, eu faço
      "gnuclient arquivo" e uma janela nova abre pra mim, já editando o arquivo.

      Experimente um pouco entre os dois e faça a sua escolha. Será uma
      boa escolha de qualquer forma :)

      rbp
      --
      Rodrigo Bernardo Pimentel <rbp@...>
      http://www.linuxsp.org.br

      Science is like sex: sometimes something useful comes out,
      but that is not the reason we are doing it.
      -- Richard Feynman
    • caio ferreira
      Message 2 of 8 , Dec 13, 2002
        On Thu, 12 Dec 2002 19:53:45 -0200
        Rodrigo Bernardo Pimentel <rbp@...> wrote:

> [...]
        > "gnuclient arquivo" e uma janela nova abre pra mim, já editando o arquivo.
        > Experimente um pouco entre os dois e faça a sua escolha. Será uma

        Por acaso o arquivo de configuração do emacs21 é válido também para o xemacs21
        ?!?! É que uma vez comecei a mexer no emacs e criei um arquivo de configuração.
        Quando fui executar o xemacs21 algumas coisas funcionavam e outras não. Ainda
        existe essa incompatibilidade !?!?!?

        --

        [ ]'s

        ******************* .''`.
        * idic@... * : :' :
        * GNU/Linux Debian * `. `'`
        ******************* `-
        Gnupg ID 0x01186BE1
        Key fingerprint =3D F17E 75C6 CE00 0E09 F63B 71B0 A0D2 FAD9 0118 6BE1

        Adoro os catolicos. Se nao insistissem tanto em misturar-se
        aos cristaos, ja teria me convertido a eles.
        -- Aldous Huxley
      • Jorge Godoy
        Message 3 of 8 , Dec 13, 2002
          caio ferreira <idic@...> writes:

> [...]
          > Quando fui executar o xemacs21 algumas coisas funcionavam e outras não. Ainda

          Sim, existe.

          E há bastante material indicando como detectar qual é qual e o que
          deve ser mudado.

          --
          Godoy. <godoy@...>

          "Ser poeta não é minha ambição, é minha maneira de estar sozinho"
          (Being a poet is not my ambition, it's my way of being lonely)
          - Fernando Pessoa
        • Rodrigo Bernardo Pimentel
          Message 4 of 8 , Dec 13, 2002
            On Fri, Dec 13 2002 at 08:53:35AM BRST, Jorge Godoy <godoy@...> wrote:

            > Sim, existe.
            >
            > E há bastante material indicando como detectar qual é qual e o que
            > deve ser mudado.

            Não só isso, o xemacs (pelo menos o 21), que antes usava o próprio
            ~/.emacs do FSF emacs, agora pega o seu .emacs e tenta convertê-lo pra
            ~/.xemacs/init.el , que é o que ele usa. É claro, ele te pergunta primeiro
            :)

            Agora, há pacotes que não funcionam em um, só no outro, pros dois
            casos. Novamente, é uma questão de escolha pessoal :)

            rbp
            --
            Rodrigo Bernardo Pimentel <rbp@...>
            http://www.linuxsp.org.br
            GPG: <0x81F85A48> 7E62 9CA2 C95B FC86 B334 203E C011 2E4D 81F8 5A48

            Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
            Do que ficar repetindo Raul Seixas pro resto da vida.
          • Gilberto F da Silva
            Message 5 of 8 , Dec 16, 2002
              Sao Bernardo do Campo SP Brazilo,
              Stela dato: 2452625,611805
              Loka tempo: 2002-12-17 00:41:42

              Saluton!

              > All

              > Para quem esta começando a mexer no emacs, o que é melhor
              Xemacs21 ou Emacs21
              > ?!

              Uma coisa legal que acho do Emacs em Xemacs é que o primeiro possui
              versões para, praticamente, todos sistemas operacionais. Eu tenho
              Emacs para DOS, OS/2, Windows e no Linux Mandrake 9.0 ele já vem
              instalado.

              Um abraco

              Gilberto F da Silva

              +----------------------------------------+
              |...........OS/2 W4 fix 12...............|
              |...... Star Office 5.1 em portugues.....|
              |..............ICQ 136782571.............|
              |........ www.gfs1989.hpg.com.br.........|
              |.. http://intermega.globo.com/gfs1989.. |
              +----------------------------------------+
              Macro StarOffice AssOS2 Rev. 2.452.625
            • Jorge Godoy
              Message 6 of 8 , Dec 17, 2002
                Gilberto F da Silva <gfs1989.listas@...> writes:

> [...]
                > versões para, praticamente, todos sistemas operacionais. Eu tenho
                > Emacs para DOS, OS/2, Windows e no Linux Mandrake 9.0 ele já vem

                Apesar de usuário de Emacs, uma coisa que tenho que dar o braço a
                torcer para o XEmacs é a facilidade de instalação de pacotes. Basta
                selecioná-los em um menu e pronto. Ou, então, copiá-los para um
                diretório e pronto.

                Há XEmacs para várias plataformas e toda e qualquer distribuição Linux
                também.

                Como alguém que usa Emacs há 7 anos, confesso que várias vezes já me
                passou pela cabeça usar o XEmacs... O que me impede são as dezenas de
                configurações e pacotes que tenho instalado para ele.